Quais as consequências do adultério no olhar?


Se você olha uma mulher na rua com desejos sexuais, isso é também adultério, segundo Jesus. Jesus veio atualizar o entendimento do mandamento “não cometerás adultério” a vivência da castidade no desejo, no olhar, na atitude de pureza. “Se teu olho te leva à queda, arranca-o e joga para longe de ti! De fato, é melhor perderes um dos teus membros do que todo o corpo ser lançado no inferno. (Mt 5, 27.29-30) Se você está nessa condição se confesse imediatamente e fuja desse pecado mortal.

Nenhum de nós precisa arrancar o olho, mas todos precisamos disciplinar nosso olhar para que seja puro, reto e honesto

Jesus veio atualizar o entendimento do mandamento “não cometerás adultério” a vivência da castidade no desejo, no olhar, na atitude de pureza.

Todo aquele que olhar para uma mulher, com desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração” (Mateus 5, 28).

O olho é a luz do corpo, diz-nos a Palavra de Deus. E e se o nosso olho estiver iluminado, todo o nosso corpo estará também. Se o nosso olhar estiver manchado, ele manchará todo o nosso corpo também.

Todos nós desejamos ou deveríamos desejar andar na luz. A melhor forma de andarmos na luz e na verdade é purificarmos nosso olhar, melhor ainda é ter um olhar puro.

Olhamos o que está à nossa frente, as belezas da vida, contemplamos a natureza, mas não podemos acostumar mal o nosso olhar. Quando não temos controle sobre ele, é sinal de que muita coisa dentro de nós está sem controle.

 

 

Quem dá disciplina aos nossos olhos somos nós, e eles olham somente para aquilo que deixamos. Queremos, muitas vezes, nos orgulhar de não termos cometido isso ou aquilo, mas tudo começa pela nossa forma de olhar, pela forma com que deixamos o nosso olhar se voltar para as coisas.

Sobre o adultério, uma coisa é muito importante: não deixe a cobiça crescer em seu olhar, não a alimente.

O homem justo e honesto tem apenas um olhar: para sua esposa. A mulher justa e honesta só tem um olhar: para seu esposo. Aquele que quer a verdade para si mesmo só olha para aquilo que lhe é de direito.

 

Como não olhar o que está à nossa frente? O olhar tem o sentido de cobiçar, de crescer o desejo, de alimentar aos poucos àquilo que, muitas vezes, a nossa cobiça interior está desejando.

É muito importante evitarmos causas maiores, situações que parecem menores, porque, senão, vamos alimentando algumas coisas, deixando o nosso olhar solto na televisão, no computador, na rua, na praia… E não precisamos ir muito longe, não! No nosso trabalho, nos lugares em que estamos precisamos controlar nosso olhar; e as pessoas não precisam nem estar vestidas, pois, em muitas situações, usam roupas com as quais estão mais “peladas” do que vestidas.

Não podemos moralizar o mundo, não podemos dizer para essa ou aquela pessoa como ela deve se vestir, mas podemos controlar o nosso olhar, pois ele só vai olhar para a direita se o nosso cérebro comandar. Nosso olhar só vai seguir atrás dessa ou daquela situação se assim permitirmos. Penso que nenhum de nós precisa arrancar o olho, mas todos precisamos discipliná-lo, para que seja puro, reto e honesto.

Nunca foi fácil viver a castidade, principalmente castidade no desejo, no olhar, na atitude de pureza… A nossa natureza marcada pelo pecado original tende a desejar o que não é Deus no lugar de Deus. Tende a colocar a criatura no lugar do criador.

Em se tratando de sexo não é diferente, sobretudo porque o sexo é uma das necessidades naturais do ser humano, dom dado por Deus para que se perpetue a espécie e se manifeste afeto, amor. Mas o Senhor estabeleceu para o matrimônio uma fidelidade desde o início…

No entanto, desde o início da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso o homem deixará seu pai e mãe e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne; assim, já não são dois mais uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!” Mc 10, 6-9

 

 

Quando alguém comete adultério, está quebrando essa aliança de amor assumida com seu cônjuge. Mas Jesus mostra que, antes mesmo do ato de traição, o adultério já aconteceu no desejo e no olhar.

Começo no olhar, o olhar que permaneceu; passou para o desejo e o desejo aceito pela vontade gerou o pecado, ainda que não se tenha encontro físico e ainda que uma das partes nunca saiba que foi desejada.

Ora, eu vos digo: todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela em seu coração.”

O remédio para esse descontrole causado pelo pecado é a penitência. Jesus adverte para a gravidade e dá uma solução heroica para aqueles que estão lutando contra o pecado da luxúria.

Se teu olho te leva à queda, arranca-o e joga para longe de ti! De fato, é melhor perderes um dos teus membros do que todo o corpo ser lançado no inferno. Se a tua mão direita te leva à queda, arranca-a e joga-a para longe de ti. De fato, é melhor perderes um dos teus membros do que todo o corpo ir para o inferno.”

Jesus quer que o céu esteja cheio de mutilados? Não, no céu não haverá nenhum mutilado, nem no inferno. Mas aqui na terra, se um dos meus membros me leva à queda eu devo escolher: continuar com ele desse jeito e perder a salvação ou convertê-lo a todo custo para alcançar o céu.

Não olhar mais para mulheres que me atraem é como arrancar os olhos porque a natureza marcada pelo pecado deseja olhar, mas o homem novo, renovado pelo Espírito Santo aprende a ofertar a vontade e posicionar o desejo na direção de Deus.

No início, as atitudes precisam ser drásticas: “Arranca-o!” O que significa? Fugir. E também preventivas: “Lança-o para longe de ti!” O que significa? Evitar as ocasiões em que ficamos expostos ao pecado.

 

"Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula, pois os devassos e adúlteros, Deus os julgará" (Hebreus 3,4) O juramento diante de Deus não tem retorno. No matrimônio quando marido e mulher fazem o juramento diante de Deus na Igreja não se pode voltar atrás. Jesus diz: quem se divorciar da sua mulher e se casar com outra cometerá adultério contra a primeira, o mesmo acontece para quem se divorcia do seu marido. Se você é casado e está se envolvendo com outra pessoa isso também é adultério. Se você olha uma mulher na rua com desejos sexuais, isso também é adultério. Se você está nessa condição se confesse imediatamente e será livre desse pecado.

Com o passar do tempo e a gradativa prevalência de Deus no coração, os olhos, mais curados, já serão capazes de obedecer ao desejo, também mais curado, que o direciona para Deus, rejeitando qualquer outra criatura que ofereça perigo de nos separar dele. O que não nos deixa fora de risco, contudo, menos expostos e mais preparados para combater o pecado em nosso coração.

Leia o trecho em Mt 5, 27-30

Na Bíblia cnbb página 1206

Título: Não cometer adultério

Ordens

Mt 5, 27.29-30

Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério.”

Se teu olho te leva à queda, arranca-o e joga para longe de ti! De fato, é melhor perderes um dos teus membros do que todo o corpo ser lançado no inferno. Se a tua mão direita te leva à queda, arranca-a e joga-a para longe de ti. De fato, é melhor perderes um dos teus membros do que todo o corpo ir para o inferno.”

Princípios Eternos

Ora, eu vos digo: todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela em seu coração.”

Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

O céu vale mais que meu corpo. É preferível perder a vida para não perder o céu.

Como posso pôr isso em prática?

Não somente na vivência da castidade, mas para toda vida, dar menos valou ao corpo, sem deixar de amá-lo, para buscar o que é do alto, e que não passará jamais.

Fonte: https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/precisamos-disciplinar-nosso-olhar/

Por que Jesus disse para não pecar mais?

Fico imaginando que momento mais lindo na vida dessa mulher foi o encontro que ela teve com Deus... Passou pelos braços de vários homens, mas tenho certeza ...

O que leva um homem ou uma mulher a buscar o adultério e qual sua gravidade?

No Sermão da Montanha, Jesus deixou claro que o adultério cometido por uma pessoa não é somente a realização de um ato sexual com outra pessoa, que não �...

Quais as orientações da Igreja aos Casais em segunda união ?

Os casais de segunda união não devem se afastar da Igreja, porém, é necessário viver sem sexo para não cometer o pecado da Fornicação(Sexo fora do Matr...

Por que o Adultério é tão Grave assim?

Adultério é a união sexual voluntária entre uma pessoa casada e outra que não é seu cônjuge. Por que a Igreja considera isso grave? Não se trata somente...