Por que não devemos permitir que nossa alma se perca?


O grande perigo da agitação dos nossos dias está em perdermos nossa alma ou, em outras palavras, perdermos o sentido da nossa própria vida, perdermos o contato com o nosso centro, nosso verdadeiro chamado como pessoa, nossa essência, nossa missão, nossa tarefa neste mundo. Ao perdermos a nossa alma, tornamo-nos tão distraídos e preocupados com tudo o que está acontecendo em torno de nós que acabamos fragmentados, confusos e inseguros, sem sentido, sem reconhecermos, de fato, quem somos.

“Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou. Não vos-la dou como o mundo a dá. Não permitais que vosso coração se preocupe, nem vos deixeis amedrontar” (João 14,27).

O grande perigo da agitação dos nossos dias está em perdermos nossa alma ou, em outras palavras, perdermos o sentido da nossa própria vida, perdermos o contato com o nosso centro, nosso verdadeiro chamado como pessoa, nossa essência, nossa missão, nossa tarefa neste mundo. Ao perdermos a nossa alma, tornamo-nos tão distraídos e preocupados com tudo o que está acontecendo em torno de nós que acabamos fragmentados, confusos e inseguros, sem sentido, sem reconhecermos, de fato, quem somos.

Deus quer que tenhamos uma vida de oração

Jesus é muito consciente deste perigo e nos ensina: “Tome cuidado para não ser enganado porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o único e o tempo está próximo"” (Lucas 21,8). Somos chamados a seguir Jesus com fidelidade, sem nunca perdermos o contato com nossa essência. E isso é possível? Sim, por meio da oração.

Santa Teresa de Jesus afirma que: uma das maiores vitórias do demônio é convencer alguém de que não é preciso rezar, ou seja, quando o assunto é vida de oração, é preciso termos a consciência de que se trata de um luta espiritual e que, para vencermos, o único caminho é rezar com ou sem vontade. Se eu escolho deixar-me guiar apenas pelo meu querer, corro o risco de perder o contato com minha essência e passar por este mundo levada pela insegurança, sem saber quem sou, de onde vim e para onde vou. Fixar nossa alma em Deus é o meio para a vitória contra todo mal.

 

 

Leia mais:
.: Vamos começar tudo outra vez?
.: Leia a Palavra de Deus
.: Afinal, o que é a oração?
.: Como desmascarar a astúcia do demônio em nossa vida?

Faça o esforço que precisa ser feito, e permita que a salvação de Deus entre na sua casa e no seu coração

Deus quer salvar a nossa casa, a nossa família, a nossa alma, mas não podemos ser aqueles operários acomodados: “Já frequentei a igreja”; “Já conheci isso ou aquilo, agora vou esperar”. Não fique deitado esperando, porque você não vai conhecer a salvação, e ela não entrará na sua vida, na sua casa, no seu coração se você não se levantar, não se esforçar, se não ultrapassar os seus próprios limites, sejam eles físicos ou psicológicos.

Não podemos ficar nos vitimizando, não podemos ficar nos fazendo de coitadinhos. Temos que ter a humildade de reconhecer que somos pecadores, que erramos, que falhamos, não é para viver nos culpando, mas é para que a libertação de Deus aconteça em nós.

 

 

Precisamos dar esse passo que Zaqueu deu. Quando Jesus está vendo que estamos nos esforçando para encontrar a graça que Ele mesmo nos trouxe, Ele mesmo vem ao nosso encontro. Assim como Ele disse a Zaqueu: “Eu devo e quero ficar hoje na sua casa”, o Senhor também dirá a mim e a você: “Eu quero hoje ficar no seu coração. Quero hoje ficar aí na sua casa. Quero me hospedar contigo”.

O Senhor vai se hospedar, estará conosco e a salvação entrará na nossa vida e no nosso coração. Não fique preso a nada que o esteja amarrando, oprimindo e escravizando. Hoje, Deus quer fazer libertação e restauração, quer operar a restauração na sua casa e no seu coração. Dê o passo, suba a árvore que precisa subir, faça o esforço que precisa ser feito, mas permita que a salvação de Deus entre na sua casa e no seu coração.

Oração

Senhor, eu quero voltar ao primeiro amor e experimentar de novo a Tua graça a me tocar. Nesta hora, acalma meu coração e liberta-me de toda agitação, toda ansiedade. Dá-me a Tua paz e leva-me de volta à minha essência, pois é somente em Ti que eu confio e espero. Amém!

A saúde do corpo é um bem material, porém, sozinha, não dá conta de nada. É preciso ter saúde por fora e vigor por dentro.

Contentamento não é ter as coisas acontecendo conforme nossos projetos. Ser contente para quem é de Deus é estar cheio d’Ele. Não há contentamento maior do que a alegria do coração.

Uma vida sem Deus nos faz desejar a morte, por isso, não queiramos viver sem estar em Sua presença. Com o Espírito Santo conseguimos fortalecer o coração.

 

 

A Palavra de Deus sempre nos orienta para os outros

O que um amor degenerado faz conosco? Transforma tudo em egoísmo. Quando quero me amar sem amar a Deus e ao próximo, esse amor nos devora.

Precisamos nos amar, porque somos amados por Deus! Quem se reconhece como filho de d’Ele não se odeia nem se detesta, apenas ama. Uma pessoa, quando diz que seu corpo é ruim, desmerece a obra-prima do Senhor. Nosso corpo é uma bênção e precisamos aprender a cuidar dele.

Só conseguiremos ser gentis com as pessoas quando soubermos ser gentis com nós mesmos, tanto em nossa alma quanto em nosso corpo.

Quem é a pessoa sábia?

É aquela que sabe se guiar e inspirar-se nas coisas de Deus. Tratemos com carinho nosso corpo, porque há coisas que ninguém pode fazer por nós. Tanto em nosso corpo quanto em nosso coração, somos nós que decidimos o que fazer.

Se tudo o que vivemos ameaça a evangelização que fazemos, é hora de pararmos e pensarmos como temos investido nosso tempo. A preocupação rouba de nós o espaço do amor.

Enquanto me preocupo com a minha segurança material, não consigo me abrir ao outro. De nada adianta cuidarmos do corpo se nossa alma está doente. Cuidemos de nós interiormente.

 

 

Confiemos em Deus e nas pessoas

Quando nos relacionamos com uma pessoa, devemos colocar aos poucos nossa confiança nela. Para vivermos bem com todos que nos cercam, precisamos de saúde espiritual e física.

A maior ajuda que podemos dar para aqueles que amamos é o equilíbrio. Se o espiritual fica desequilibrado, tudo fica fora do lugar.

Deus quer que nos ajudemos a suportar os pesos da vida, mas para isso não nos descuidemos de nós. O melhor jeito de nos cuidarmos é nos apegarmos ao Senhor. Deus nos valoriza, por isso, temos de valorizá-Lo.

Temos respirado o oxigênio da oração?

Assim como o corpo precisa de ar, nosso espírito precisa de Deus. Para ter fôlego precisamos avançar na oração.

O mundo pode desabar a nossa volta, mas quem é de Deus fica firme. Queira o Senhor em sua vida! O amor que vem d’Ele é um santo remédio para todos nós, pois nos leva a respeitar nossos limites e a investirmos em nós mesmos.

O Senhor nos cura e enche de bondade. A maior riqueza que podemos possuir é um corpo saudável e um interior bem disposto.

 

 

A alma que não se renova atrofia e não experimenta o novo de Deus a cada dia

É preciso morrer para si mesmo a cada dia, é preciso morrer para que o outro viva. Para que sejamos vida na vida do outro, precisamos morrer, para que nós mesmos possamos dar valor e sentido à nossa própria vida.

Florescem em nossa vida os antivalores, que não são valores da vida: o egoísmo, o orgulho, a soberba, a inveja… Precisamos morrer para o homem velho que está impregnado em nós para que o homem novo surja.

Não nos conformemos em sermos o que somos, mas, pelo contrário, morramos a cada dia para sermos melhores. Nada de depreciação e desvalorização. Um atleta se dedica para ser cada vez melhor, e como ele morre para si mesmo, na dedicação, no esforço, na luta, no combate, no levantar cedo, em todos os empenhos que faz!

Que empenho devemos fazer com a nossa alma, com o nosso espírito e com o nosso coração para sermos melhores a cada dia? Assim como o atleta que não treina atrofia seus membros, seu corpo, e vai perdendo toda a sua agilidade e habilidade, a alma que não se renova atrofia e não experimenta o novo de Deus a cada dia.

Trabalhemos com empenho para sermos novos e renovados a cada dia na presença de Deus.

 

Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/cura-e-libertacao/fixe-sua-alma-em-deus/

https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/permita-que-salvacao-de-deus-entre-no-seu-coracao/

https://clube.cancaonova.com/sorrindo-para-a-vida/cuidemos-nosso-corpo-e-alma/

 

 

Como devo reagir diante do pecado do outro?

Jesus disse: Se teu irmão pecar, vai corrigi-lo. (Mateus 18, 15-35) Preciso levar a verdade para o meu irmão ou apenas rezar por sua conversão? Será que e...

Quais são os 7 pecados capitais? E por que eles são mortais?

Por que recebe esse nome de capitais? Por que são 7? É invenção da Igreja? O que a Igreja e a Bíblia tem a nos dizer sobre isso? ...

Quando estamos em pecado mortal, Deus escuta nossas orações ou se afasta de nós?

Muitas pessoas, quando sua consciência lhes acusa de terem cometido pecado mortal, desistem de rezar. Pensam que, como não estão em estado de graça, Deus a...

Como se arrepender verdadeiramente dos pecados?

Para se confessar direito, não basta contar pecados ao padre. É preciso estar verdadeiramente arrependido deles. Mas arrependido não é sinônimo de choroso...

Por que preciso primeiro tirar a trave que está no meu olho?

Meus irmãos, Jesus nos convida a fugir da hipocrisia, chama-nos a tirar a trave, primeiro, do nosso próprio olho para poder ajudar o outro. “Como podes d...

Por que devo fugir das ocasiões de pecado?

A Igreja ensina que se expor ao perigo de pecar, já é pecado grave, pois vc está colocando sua alma em perigo de ofender a Deus. Se alguém ou alguma coisa...

Como faço para me livrar dos pecados Mortais?

Eu quero deixar os pecados mortais, mas recaio sempre! O que fazer? Muitas são as pessoas que querem romper com o pecado, mas sem perceber que estão alimenta...

O pecado nos traz alegria ou euforia?

O que está por trás dos pecados cometidos por mim? Não existe outra resposta a não ser: Ao cometê-los, na verdade, estamos em busca de alegria e de feli...

Como viver em estado de graça?

Tenho visto que é cada vez mais comum as pessoas não saberem o que é o estado de graça, sendo que é um conceito fundamental para a vida espiritual. O esta...

Por que não consigo largar os pecados de estimação?

Temos a consciência e a inspiração de não pecar, então, por que nos percebemos fracos diante de certos impulsos? O que esses pecados geram em nós? O que...

O que é a Concupiscência, Tibieza e o Pecado Venial?

Entenda o que é a Concupiscência, Tibieza e o Pecado Venial e como eles podem te levar ao inferno....

Você sabe como combater o Vírus do pecado da impureza e viver a Castidade?

O remédio para combater o vírus do pecado da impureza é a castidade. Dando continuação à nossa série de estudos sobre os pecados capitais, tomemos conhe...

Por que muitos Católicos estão comungando com Pecados Graves?

Vamos explicar porque isso vem acontecendo com tanta naturalidade e tranquilidade de muitos católicos que comungam e nao buscam a confissão. Só existe conv...

Por que o Pecado nos afasta de Deus?

A Palavra de Deus traz consigo a graça necessária para obedecê-la. Quando você a ouve, ela entra no seu coração e lhe dá convicção, força e determina...

O que é Pecado Grave? Quais pecados me impedem de comungar?

Se você é católico, precisa saber discernir isso Urgentemente. O Pecado Mortal é quando cometemos um pecado grave expulsamos a Deus de nós e perdemos a gra...

Por que Deus está pedindo para parar de pecar?

Entenda porque Deus pede para pararmos de pecar....

Por que a minha tristeza vem do pecado?

Tenha certeza: o pecado é o motivo de sua tristeza, e só a vontade de Deus em sua vida pode lhe devolver a alegria verdadeira. Santo Agostinho dizia: “Tua t...

O que é Pecado Mortal? Quais as consequências? E como vencer?

Todo pecado é uma ação contrária ao amor de Deus, mas existem faltas mais graves do que outras, às quais a Igreja costuma dar o nome de \"pecado mortal\". ...

O Pecado nos torna Escravos? E como faço para se livrar?

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos mostra toda a gravidade do pecado: “Aos olhos da fé, nenhum mal é mais grave do que o pecado e nada tem consequê...

Por que cometemos sempre os mesmos pecados?

Saiba por que temos a tendência de cometer sempre os mesmos pecados. O encontro pessoal com Cristo ressuscitado provoca uma transformação em nosso interior. ...

O que são pecados graves (mortais) e pecados leves (veniais)?

MUITOS LEITORES nos pedem orientações com relação aos significados dos termos pecado mortal e pecado venial, via de regra solicitando listas dos referidos ...