Por que Jesus disse para não pecar mais?


Fico imaginando que momento mais lindo na vida dessa mulher foi o encontro que ela teve com Deus... Passou pelos braços de vários homens, mas tenho certeza de que em nenhum deles ela encontrou o amor que Jesus a transmitiu só ao olhá-la nos olhos e dizer: "Nem eu te condeno. Vá e não peques mais". Mas por que Ele pediu para não pecar mais, se ele perdoa sempre?

Fico imaginando que momento mais lindo na vida dessa mulher foi o encontro que ela teve com Jesus... Passou pelos braços de vários homens, mas tenho certeza de que em nenhum deles ela encontrou o amor que Jesus a transmitiu só ao olhá-la nos olhos e dizer: "Nem eu te condeno. Vá e não peques mais". Queriam apedreja-la, mas Jesus a amou, e ao dizer "não peques mais" ela entendeu que não nasceu para aquilo, viver no lama, na sujeira do pecado que a escravizava... Ela entendeu o que era amor e o que é a verdadeira vida! E na bíblia não fala se ela voltou ou não a pecar, mas tenho convicção de que não, tenho certeza que ela obedeceu a essa ordem de Cristo, porque ela teve um encontro pessoal e verdadeiro com o amor dEle, e só quem encontra esse Amor, tem forças pra lutar contra o pecado e mudar de vida!!


Ele é o que mais detesta o pecado porque é o que mais nos ama!! Por isso veio, morreu e ressuscitou, para nos libertar do que nos mata e escraviza: o pecado! E só um encontro verdadeiro com esse amor é que nos dará forças pra vencer todo o pecado em nós... Ele não nos condena, nos deixa livres para ir, mas uma ordem para seguir: "não peques mais!" Adotemos para nós também essa ordem de hoje em diante, sempre buscando conhecer esse amor pra que nossas forças sejam revigoradas!! O amor de Deus salva!! E aprendamos com o Mestre a ser também outro Cristo para nossos irmãos, acolhendo e amando para assim poder mostrar o verdadeiro caminho, apontar para a Salvação! Devemos nos ajudar nesse caminho rumo ao céu, devemos nos preocupar com a Salvação um do outro, não condenar ou tentar provar que alguém peca mais e outro menos.. Todos pecamos, portanto, todos precisamos desse amor e dessa misericórdia de Deus!! .

Leia mais: 
:: Como superar as dores e conseqüências do adultério
:: Oração de cura interior pelas etapas da vida
:: Os maiores desafios depois do divórcio
:: Sexto Mandamento: Não cometer o adultério

Esse Evangelho fala sobre a mulher adúltera. A leitura começa nos mostrando que Jesus foi ao Monte das Oliveiras; lá era o lugar que o Senhor havia escolhido para viver os grandes momentos de Sua vida, um lugar especial para estar em intimidade com o Pai. Em seguida, diz a Palavra que Ele volta para o Templo ao amanhecer, ou seja, o Senhor saiu para rezar na madrugada.

A noite e a madrugada são considerados períodos de trevas, onde acontecem muitas coisas ruins; por isso Jesus rezava nesse horário. Era um grande oferecimento d’Ele colocar-se em oração durante a noite. Quando você doa a sua noite para estar na presença do Pai, não pode imaginar como é fértil e poderosa a sua oração.

Ao voltar para o Templo, todo o povo foi ao Seu encontro. Jesus, então, sentou-se e começou a ensiná-los. Ele fez isso, porque olhava para todos de igual para igual, também porque era uma forma de Ele estar mais próximo de todos para partilhar a Palavra.

Chegaram, então, os doutores da Lei e os fariseus trazendo uma mulher que havia sido pega em adultério. Colocaram-na no meio deles e disseram a Jesus: Mestre, essa mulher foi pega em flagrante cometendo adultério. A Lei de Moisés manda que mulheres desse tipo sejam apedrejadas. E tu, o que dizes?”

Eles estavam provando Jesus de propósito. A Lei de Moisés era clara e já dizia o que eles deveriam fazer. Eles não tinham de ter trazido essa mulher para o Senhor, pois já sabiam que um adultério a levaria à morte.

 

 

Depois que eles chegaram, Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Eles voltaram a insistir na pergunta. Diz o Evangelho que o Senhor levantou-se e lhes disse: Quem de vocês não tiver pecado atire nela a primeira pedra”.

Uma observação: João não precisava colocar no Evangelho que Jesus estava escrevendo no chão com o dedo. Mas ele disse isso, porque, quando estamos na praia e escrevemos na areia, logo vem a água do mar e apaga tudo. O que isso tem a ver com o momento? A água da vida e da misericórdia, que é Jesus, apaga o pecado que foi escrito com o dedo humano.

Aquela mulher havia escrito o pecado na sua vida, mas logo a água da vida apagou tudo. Jesus estava fazendo uma pré-figuração. O escrito dEle era a mulher e Ele a água. Naquele momento, o Senhor passa e limpa a vida dela, perdoando-a e curando-a.

Jesus estava tão cheio do Espírito que disse: “Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra”. Papa Francisco disse que quem atira pedras tem o coração de pedra. Aquele que tem o coração de carne só tem amor e misericórdia para oferecer.

Cuidado! Talvez você esteja agindo como os escribas e fariseus, jogando pedras e apontando o pecado dos outros, e essas pedras talvez estejam saindo do seu coração. Talvez, seja você quem as esteja recebendo. Como é ruim errar e, além de sentir-se culpado, ter pessoas jogando o erro na sua cara.

Jesus sabia do erro daquela mulher, sabia que ela era digna de ser apedrejada, mas disse: Quem não tiver pecados, que atire a primeira pedra. Você não tem pecados e se acha no direito de julgar o erro das pessoas? Cuidado! Você não é ninguém para condenar o outro. Pare de julgar as pessoas. Todos são suscetíveis ao erro. Quem lhe disse que você nunca pode errar? Você precisa agir como Jesus.

Depois que Ele disse isso, as pessoas começaram a soltar as pedras e foram embora, a começar dos mais velhos. Então, Jesus ficou sozinho com a mulher e disse-lhe: “Mulher, onde estão os outros? Ninguém condenou você?”. Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então, Jesus lhe disse: “Eu também não a condeno. Pode ir, e não peque mais.”

 

 

Muitos devem pensar: “Nossa! Ela nem pediu perdão e Jesus a perdoou?”. Não se esqueçam de que Jesus é onisciente. Ele viu, no rosto dela, que ela não queria mais pecar e lhe deu uma segunda chance. Meus irmãos, todos têm direito a uma nova chance na vida.

Se você errou, não importa o seu pecado. Volte para o Senhor, porque você tem direito a essa nova chance. Não existe pecado que, com o arrependimento sincero, não tenha perdão. Jesus esta lhe dando uma nova chance.

Se, hoje, você se sente como o fariseu, com as pedras na mão, ou como a adultera que recebe as pedras, Jesus está tocando você e curando-o. Em nome de Jesus, se você já errou, tem o direito de recomeçar. Busque o perdão de Deus e recomece, pois você merece ser feliz.

Que o Espírito Santo seja derramado sobre a sua história hoje. Para quem joga pedras e vive falando mal das pessoas, arrependam-se. Para os que erraram e estão sofrendo por isso, recomecem. Jesus está lhes dizendo: Vá e não peque mais.

Vem, Espírito de Deus, sobre nós, sobre nossas mentes, nosso subconsciente e lava nosso ouvido de toda palavra negativa que nos humilhou e magoou. A água do Espírito vem lavar tudo o que foi escrito em nossa vida, e o Senhor vem nos dar um profundo arrependimento, uma vontade de recomeçar. Todos tem o direito de ser feliz e recomeçar.

O que significa “não pecar mais”?

E se "vá e não peques mais" é na verdade um mandamento para sair e parar de viver em pecado? Isso é impossível? O que Jesus quis dizer? Afinal, João escreve que somos mentirosos se dissermos que não temos pecado. (1 João 1, 8)

Os versículos de Tiago 1, 14-15 dão uma boa descrição desse pecado que todos nós temos. “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.”

O pecado habita dentro de todos nós. São os nossos próprios desejos que nos atraem e nos tentam, afinal. É também isso que João quer dizer quando escreve que temos pecado. Mas ter pecado em nosso corpo não significa que devemos ceder a essas tentações. Somente quando o desejo é concebido é que cometemos pecado. Em outras palavras, é somente quando eu concordo com os pensamentos e tentações que surgem que eu pequei.

Então, quando Jesus diz: "Vá e não peques mais", ele não espera que essa mulher deixe sua carne pecaminosa à porta e nunca mais seja tentada. Ele está dizendo para ela dizer não ao pecado que nela habita e impedir que o desejo seja concebido; parar de deixar a tentação se tornar pecado.

E este não é o mesmo comando que ele dá ao resto de nós?

 

 

O poder da cruz

O próprio Jesus não diz: “Se alguém deseja ir atrás de mim, negue a si mesmo, tome sua cruz diariamente e siga-me?” Lucas 9,23. O que mais ele quis dizer com relação a que deveríamos negar os pensamentos e desejos que nos tentam e seduzem? Que devemos pegar nossa cruz e matar esses pensamentos antes que eles se tornem pecados? Dessa maneira, seguimos o exemplo de Jesus de sermos tentados como somos, mas sem pecado. (Hebreus 4,15)

Tomando a sua cruz –essa é a chave. Se fizermos isso – se nunca deixarmos que esses desejos se tornem pecados -, estaremos seguindo Jesus, assim como ele ordenou. Então, estamos cumprindo o mandamento de "ir e não pecar mais".

“Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” Romanos 8,13.

“Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;.” Colossenses 3,5.

“E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências..” Gálatas 5,24.

É claro que, para sermos de Cristo, precisamos fazer exatamente isso. “Se me amais, guardai os meus mandamentos.” João 14,15.

Então é possível ir e não pecar mais?

Quando você tenta viver esta vida de vencer o pecado, rapidamente descobrirá que é mais fácil falar do que fazer. Apesar de nossas boas intenções, caímos e caímos e caímos novamente.

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.” Gálatas 5,16. A chave é de andar em Espírito. E andar no Espírito significa ser obediente ao Espírito. Se fizermos isso, está escrito claramente o que acontecerá. Não cumpriremos a concupiscência da carne. E se não cumprirmos a concupiscência da carne – a tentação de pecar – então não pecamos!

É fácil encontrar uma infinidade de razões pelas quais é impossível “não pecar mais”. Você pode pensar que Jesus estava falando especificamente à mulher em questão e especificamente sobre adultério. Você pode dizer que ele disse isso apenas para ensinar uma lição aos fariseus e nem quis dizer o que ele disse. Você pode dizer que ele quis dizer que era uma exortação tentar o máximo possível até cairmos inevitavelmente.

Mas o fato é que Jesus não disse nada disso.

O que ele disse foi: “Vai e não peques mais.” E eu estou convencido de que Jesus quis dizer o que ele disse. Imagine por um segundo que Jesus sabia exatamente como as coisas iriam acontecer. Imagine que ele sabia que suas palavras seriam registradas, compartilhadas e pregadas entre os católicos por 2000 anos após o fato.

Imagine que ele escolheu dizer: "Vá e não peques mais", porque sua intenção era que pudéssemos ir e não pecar mais. Nem uma vez. Nem uma única vez. E ele não quis dizer apenas para essa mulher, exatamente nesta situação, mas para todos nós. Todos os seus seguidores.

A Bíblia para ser lido e obedecido. O que diz isso? Na verdade, é isso que significa. A Bíblia é a Palavra de Deus, escrita por homens tementes a Deus inspirados por Deus. Não há nada lá que não deveria estar lá. Deus sabia o que estava fazendo. Eu confio nele.

E você?

O que leva um homem ou uma mulher a buscar o adultério e qual sua gravidade?

No Sermão da Montanha, Jesus deixou claro que o adultério cometido por uma pessoa não é somente a realização de um ato sexual com outra pessoa, que não �...

Quais as consequências do adultério no olhar?

Se você olha uma mulher na rua com desejos sexuais, isso é também adultério, segundo Jesus. Jesus veio atualizar o entendimento do mandamento “não comet...

Quais as orientações da Igreja aos Casais em segunda união ?

Os casais de segunda união não devem se afastar da Igreja, porém, é necessário viver sem sexo para não cometer o pecado da Fornicação(Sexo fora do Matr...

Por que o Adultério é tão Grave assim?

Adultério é a união sexual voluntária entre uma pessoa casada e outra que não é seu cônjuge. Por que a Igreja considera isso grave? Não se trata somente...