Se ajoelhar diante de uma imagem, significa adorar? O que diz a Bíblia?


Os protestantes afirmam que se prostrar (ajoelhar) significa adorar. Por isso os Católicos ao se prostrarem (Ajoelharem) perante alguém ou algo estariam cometendo idolatria. Será verdade? Prostrar na Bíblia Significa adorar?

Os protestantes afirmam que se prostrar (ajoelhar) significa adorar. Por isso os Católicos ao se prostrarem (Ajoelharem) perante alguém ou algo estariam cometendo idolatria.
Será verdade? Prostrar na Bíblia Significa adorar?

Ocorre que prostrar-se não significa adoração. E a própria Bíblia Sagrada, que nossos irmãos evangélicos sempre citam (só alguns trechos) e imaginam que seguem à risca, está cheia de exemplos disso. Pena que nossos irmãozinhos não a leiam na íntegra, de uma maneira consciente, com discernimento. Vejamos...

# Podemos ler juntos no Livro de Josué:

"Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da Arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel." (Josué 7, 6)

- Por acaso Josué, líder do povo de Deus, e os anciãos de Israel estavam adorando a Arca? Eles eram idólatras?

# Em 1 Reis, lemos:

“O profeta Natã entrou e prostrou-se com o rosto por terra diante do rei Davi.” (1Rs 1,22-23)

- Natã, profeta de Deus, estava adorando o rei Davi? Ele era, então, um idólatra ?

# Um pouco mais adiante, está escrito:

"O rei Salomão mandou mensageiros, e fizeram Adonias descer do Altar. Ele então veio e prostrou-se diante do rei, que lhe disse: "Volta para a tua casa"." (1Rs 1, 53)

- Podemos ver claramente que era costume prostrar-se, isto é, ajoelhar-se diante do rei. Se ajoelhar-se diante de um simbolo religioso (como a Arca), ou diante do rei fosse sinônimo de adoração, todo o povo de Israel seria idólatra.

# Em 2Reis, vemos o seguinte:

“Eliseu atravessou o rio. Os irmãos profetas (...) vieram ao seu encontro e prostraram-se por terra, diante dele”.

- Os profetas de Deus estariam idolatrando, adorando a Eliseu?

Os gentios se prostrariam à Jerusalém:
Também virão a ti, inclinando-se, os filhos dos que te oprimiram; e prostrar-se-ão às plantas dos teus pés todos os que te desprezaram; e chamar-te-ão a cidade do SENHOR, a Sião do Santo de Israel. (Is 60:14)

Josué se prostra perante um objeto santo:

Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças. (Jos 7:6)

Hebreus se prostraram ao Senhor e ao Rei:

Então disse Davi a toda a congregação: Agora louvai ao SENHOR vosso Deus. Então toda a congregação louvou ao SENHOR Deus de seus pais, e inclinaram-se, e prostraram-se perante o SENHOR, e o rei. (1Cr 29:20)

Davi se prosta diante do Anjo:

E, levantando Davi os seus olhos, viu o anjo do SENHOR, que estava entre a terra e o céu, com a sua espada desembainhada na sua mão estendida contra Jerusalém; então Davi e os anciãos, se prostraram sobre os seus rostos. (1Cr 21:16)

Confira mais exemplos em (Num 22:31); (Juízes 13:20); (1Sm 25:23); (1Re 1:53); (1Re 18:7); (Mat 18:25-26); (Exo 18:7); etc... a MUITOS e MUITOS outros exemplos...

Mas você pode ser perguntar e em (Apo 22:8); (At 10:25-26) Onde ao se prostrarem João e Cornélio foram repreendidos.

Nesses casos específicos eles tinham a intenção de adorar, então cometeram um erro e foram repreendidos, porem o erro não estava em se ajoelhar, mas na idolatria.

São João se prostrou ao anjo e foi repreendido:

E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. (Apo 22:8)

São João se prostrou para adorar o anjo e por isso foi repreendido pelo próprio anjo:

E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. (Apo 22:9)

Nesse caso, a repreensão a São João não foi pelo fato dele se prostrar perante o anjo, mas em fazer isso para adorar o anjo. Nos casos anteriores prostraram-se perante o anjo, mas não para adorá-lo. E então não sofreram repreensão nenhuma.

Cornélio se prostrou a Pedro e foi repreendido:

E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. (At 10:25-26)

Cornélio se prostra para adorar São Pedro e não simplesmente reverenciá-lo; por isso foi repreendido

Quanto ao ato de um cristão que se prostra diante da Cruz de Cristo, ou diante do Altar, ou diante de algum símbolo religioso como as imagens sacras, São Tomás de Aquino o esclareceu com perfeição: “O culto da religião não se dirige às imagens em si como realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não termina nela, mas tende para a realidade da qual é imagem.” (Suma Th. II-II, 81, 3, ad3. apud CIC §2132).

Pensamos que a questão está mais do que respondida, com base na Bíblia Sagrada e na Tradição Cristã, que vem desde o início do Cristianismo e permanece até os nosso dias, preservada pela Igreja do Senhor, como está escrito

PROVAS BIBLICAS QUE IMAGEM DE ESCULTURA É DIFERENTE DE IDOLOS E QUE PROSTRAR É DIFERENTE DE ADORAR:

“IMAGEM DE ESCULTURA” não tem nada a ver com “ÍDOLO”; e “PROSTRAR” (?at????t?? - katákoitos) não tem nada a ver com “ADORAR” (?at?e?a – latreía). Além de Josué várias pessoas se prostram sem estar adorando. Moisés prostra-se diante do sogro (Ex18:7) , Deus diz que nações se prostrarão diante de Abraão (Gn 27,29) e Betsabéia prostra-se diante de Davi (1Rs 1,16-22). Ajoelhar-se não é idolatrar, é um sinal de respeito.
Jacó PROSTROU-SE diante de Esaú:
(Gênesis 33,3) “E ele[Jacó], passando adiante, prostrou-se até a terra sete vezes antes de se aproximar do seu irmão[Esaú].”

*Os irmãos de José do Egito PROSTRARAM-SE diante dele (revelado em profecia):
(Gênesis 37,9) “José teve ainda outro sonho, que contou aos seus irmãos. “Tive, disse ele, ainda um sonho: o sol, a lua e onze estrelas prostravam-se diante de mim.”

*Rute PROSTROU-SE diante do seu chefe:
(Rute 2,10) “Rute, caindo aos seus pés, prostrou-se por terra: De onde me vem a dita, disse ela, de que te interesses por mim, uma estrangeira?”

*David diante de Saul
(I Samuel 24,9) “Então Davi saiu por sua vez e bradou atrás de Saul: Ó rei, meu senhor! Saul voltou-se para ver, e Davi inclinou-se, prostrando-se até a terra.”

*Abgail PROSTROU-SE diante de Davi:
(I Samuel 25,23) “Quando Abigail avistou Davi, desceu prontamente do jumento e prostrou-se com o rosto por terra diante dele.”

*Filhos de profetas PROSTRARAM-SE diante de Eliseu
(II Reis 2,15) “Os filhos dos profetas que estavam em Jericó, vendo o que acontecera defronte deles, disseram: O Espírito de Elias repousa em Eliseu. Foram-lhe ao encontro, prostraram-se por terra diante dele,”

*Ester PROSTROU-SE diante do rei:
(Ester 8,3) “Ester voltou de novo à presença do rei e falou. Prostrada a seus pés, desfeita em lágrimas, lhe suplicava que destruísse as maquinações que Amã, o agagita, tinha perversamente urdido contra os judeus.”

*Nabucodonor, rei babilônico, PROSTROU-SE diante de Daniel:
(Daniel 2,46) “Nesse instante, o rei Nabucodonosor atirou-se de rosto em terra, prostrado diante de Daniel; depois ordenou que lhe fossem oferecidos oblações e perfumes.”

*Todos os infiéis PROSTRARAM-SE diante de todos os fiéis de Deus (por ordem de Deus):
(Apocalipse 3,9) “Eu te entrego adeptos da sinagoga de Satanás, desses que se dizem judeus, e não o são, mas mentem. Eis que os farei vir prostrar-se aos teus pés e reconhecerão que eu te amo. “

 

Veja mais:

 

Prostrar-se ou ajoelhar-se é adorar?

Prostrar-se: indica sempre adoração?

Prostrados diante da arca(imagens de escultura)

O ato de ajoelhar-se diante de uma imagem não caracteriza ADORAÇÃO?

 

 

 

VEJA TAMBÉM:
TELEMENSAGENS DE ANIVERSÁRIO COM FUNDO MUSICAL CATÓLICO