O Batismo no Espirito Santo, é um novo Batismo? E batismo no Protestantismo é válido?


O cristão pode ser batizado duas vezes? Batismo no Espirito é um sacramento? E onde na Bíblia está escrito sobre o batismo? E batismo no Protestantismo vale?

batismo no Espírito Santo, Efusão do Espírito Santo e Derramamento do Espírito Santo, são expressões usadas para exprimir a realidade de pessoas que experimentam o Paráclito de forma abundante. É a experiência concreta de reacender o entusiasmo e o ardor no relacionamento com Deus, que transforma profundamente a vida da pessoa.

O evento de Pentecostes, narrado em Atos dos Apóstolos, capítulo 2, em que os discípulos estavam reunidos e, de repente, soprou como que um vento impetuoso e ficaram todos cheios do Espírito Santo, é um fato bíblico sobre o batismo no Espírito. Padre Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, aponta que “o Pentecostes foi o primeiro batismo do Espírito. Quando anunciou o Pentecostes, Jesus disse: João batizou com água, vós, porém, dentro de poucos dias, sereis batizados em Espírito Santo (At 1,5)”. (Livro: ‘Vem, Espírito Criador’).

Ainda, Padre Raniero, nessa mesma obra, diz que, no “batismo do Espírito, vivencia-se o Espírito Santo, a Sua unção na oração, o Seu poder no ministério apostólico, a sua consolação na provação, a sua luz nas decisões. Ele é percebido como Espírito que transforma interiormente, que concede o gosto de louvar a Deus, que leva à descoberta de uma alegria nova, que abre a mente à compreensão das Escrituras e que, acima de tudo, ensina a proclamar que Jesus é o Senhor”.

Especificações sobre o batismo no Espírito Santo

O batismo no Espírito Santo “não” é um novo sacramento da Igreja nem substitui o sacramento do batismo e os outros sacramentos da iniciação cristã. Ele é uma graça e fruto da ação do próprio sacramento na vida do cristão. Portanto, não é uma melhoria, modernização ou acréscimo no sacramento, mas sim, um reinflamar do Espírito na pessoa, que o conduz à experiência diária de Deus.

Com isso, afirma-se que “o batismo no Espírito Santo não é um substituto para os sacramentos, mas a fonte para reacender o fervor na celebração dos sacramentos.” (Doctrinal Commission ICCRS. Baptism in the Holy Spirit. Vaticano: ICCRS, 2012). Sendo que, nessa perspectiva, bem se sabe, que existe “um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Ef 4,5).

Assim, a expressão “batismo no Espírito Santo” é um termo para designar “o momento ou processo de crescimento pelo qual a presença ativa do Espírito, recebido na iniciação, torna-se sensível à consciência pessoal” (Revista Teológica Veni Creator da RCC – janeiro/junho 2013).

Frutos do batismo no Espírito Santo

O batismo no Espírito Santo gera conversão, leva à recusa do pecado, dá perseverança na caminhada, vontade pela oração, fortalece o testemunho em Cristo e confere firmeza na vida assídua nos Sacramentos da Igreja. Também reaviva o amor, provoca hábito pelo estudo da Bíblia e concede “coragem para aceitar tarefas novas e difíceis, ao serviço de Deus e do próximo”, segundo Padre Raniero.

É uma experiência que desperta a pessoa na busca intensa das “coisas do alto” (Col 3,1) e motiva uma nova forma de relacionar-se com Deus a partir de uma mudança radical e transformadora no amor verdadeiro.

Leia mais:
.: O que Paulo quis dizer com “deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo”?
.: O pecado é uma ruptura da nossa relação com Deus
.: Você sabia que a nossa árvore genealógica precisa passar por cura?
.: A importância da Missa aos domingos

Vida no Espírito

A vida no Espírito é estar na presença de Deus e agir conforme a Sua ação, pois “se vivermos pelo Espírito, andaremos de acordo com o Espírito” (cf. GL 5,25). Com isso, a graça do batismo precisa ser pedida sempre, já que o Espírito continua sendo derramado.

Por fim, Papa Francisco, à Renovação Carismática, em junho de 2017, disse que é preciso “compartilhar com todos na Igreja o batismo no Espírito Santo, louvar o Senhor sem cessar (…). Servir os mais pobres e os enfermos”, isto, porque uma vida no Espírito suscita partilha, serviço ao próximo e intimidade com Deus.

É possível encontrar escritos sobre o batismo nos documentos da Igreja, no ritual de batismo, na palavra de Deus na Bíblia e no catecismo da Igreja Católica.

Catecismo

No número 1226 do Catecismo da Igreja Católica, afirma que “o Santo Batismo é fundamento de toda a vida cristã, o Pórtico da vida no Espírito”. “Significa que a porta da vida espiritual, que dá acesso aos outros sacramentos é pelo batismo. Ao sermos batizados somos libertos do pecado, e regenerados como filhos de Deus nos tornamos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja, nos tornando participantes da missão de Jesus”, afirma padre Henrique.

Documentos da Igreja

São Gregório de Nazianzo descreve o batismo como “o mais belo e magnífico dos dons de Deus chamando-lhes dom, graça, função, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo e tudo que há de mais precioso”.  Ou seja, o batismo imprime em nós um caráter indelével, uma marca que não se apaga.

Ritual do Batismo

sacramento do Batismo se fundamenta na palavra de Deus. Assim diz a oração de benção da água batismal:

“Oh Deus, pelos sinais visíveis dos sacramentos realizais maravilhas invisíveis ao longo da história da salvação. Vós nos servistes da água para fazer nos conhecer a graça do batismo já na origem do mundo, o vosso espírito pairava sobre as águas para que elas concebessem a força de santificar. Nas próprias águas do dilúvio prefigurastes o nascimento da nova humanidade de modo que a mesma água sepultasse os vícios e fizessem nascer a Santidade. Concedestes aos filhos de Abraão atravessar o Mar Vermelho a pé enxuto para que, livres da escravidão, prefigurassem o povo nascido na água do batismo. Vosso filho Jesus Cristo ao ser batizado nas águas do Jordão foi ungido pelo Espírito Santo e pendente da Cruz do seu lado aberto pela lança, fez correr Sangue e Água e após a ressurreição, Ele ordenou os apóstolos “Ide e fazei meus discípulos todos os povos e batizai em nome do pai do filho e do Espírito Santo””.

Bíblia

O Batismo tem o seu fundamento na palavra de Deus. João Batista disse ao pregar a todos: “Eu batizo com a água, mas virá aquele que batizará com Espírito Santo”. Nos Evangelhos é possível acompanhar o momento em que ele batiza Jesus no Rio Jordão, significado importante para nós, cristãos.

A validade dos Batismos feitos por protestantes

Partindo do princípio de que o ministro do batismo teve a intenção correta, o batismo desses soldados foi perfeitamente válido. Sendo assim, caso um dia eles se convertam ao catolicismo, NÃO deverão ser novamente batizados.

A Igreja Católica reconhece a validade do batismo realizado por diversas comunidades protestantes. Para isso, o batismo precisa:

  • ter a matéria correta - aplique-se água natural (não tem valor saliva nem água de Colônia);
  • ter a forma correta - o rito precisa ter sido realizado com os gestos e as palavras corretas;
  • o ministro precisa ter a intenção correta - o ministro entende o que é o batismo e tem por intenção fazer o mesmo que o Cristo fazia ao batizar: lavar a pessoa do pecado original.

Atendidas esses três condições, por mais herética que uma seita seja, o batismo foi válido. Até mesmo se o ministro for ateu ou não-batizado, se cumprir essas três condições, batiza validamente (CdC cânons 1256 e 1284).

Um exemplo de batismo inválido: algumas seitas batizam somente "Em nome de Jesus", pois não creem na Santíssima Trindade. Tá errado! Tem que ser "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

E quando há dúvidas de que o batismo foi válido? Nesse caso, o batismo deve ser feito SOB CONDIÇÃO, conforme determina o Código de Direito Canônico:

Cân. 869 – Parágrafo 1 – Havendo dúvida se alguém foi batizado ou se o batismo foi conferido validamente, e a dúvida permanece depois de séria investigação, o batismo lhe seja conferido sob condição.

No Batismo sob condição, o ministro católico profere a seguinte fórmula, enquanto aplica a água: "Se não és batizado(a), eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

Em resumo, podemos dizer que:

1) Batizam validamente os cristãos orientais ortodoxos, Os Velhos Católicos (cismáticos desde 1872 por não aceitarem o primado do Papa), os anglicanos ou episcopais, os luteranos e os metodistas.

2) Batizam invalidamente as Testemunhas de Jeová, os seguidores da Ciência Cristã e os mórmons. 

3) Quanto às demais denominações cristãs, é preciso examinar caso a caso, pois há risco de falta de intenção da parte do ministro ou defeito da fórmula. (Fonte: dom Estevão Bettencourt - Revista PR 452)

Para mais detalhes sobre as igrejas que batizam validamente ou não, consulte o site Pergunte e Responderemos.

 

Fonte: https://ocatequista.com.br/catequese-sem-sono/catequese/item/18196-a-validade-dos-batismos-feitos-por-protestantes

 

Respostas aos protestantes sobre o batismo de crianças

A Igreja Católica o faz, lembrando que as crianças dos Judeus eram consagradas a Deus, sobretudo os primogênitos, pela circuncisão; e que Jesus, que não pr...

Respostas aos protestantes sobre o batismo de crianças na Bíblia

A Igreja Católica o faz, lembrando que as crianças dos Judeus eram consagradas a Deus, sobretudo os primogênitos, pela circuncisão; e que Jesus, que não pr...