Por que a Alegria só vem de Deus? E você é uma pessoa que vive constantemente alegre ou triste?


Em nossa vida travamos muitos combates. Lutamos contra o pecado, as más inclinações, os sentimentos negativos que enchem o nosso coração e nos trazem confusões. A nossa vida é uma luta constante contra o mal e contra a tristeza.

A tristeza é como a dor, chega sem aviso prévio, mas não podemos nos entregar a ela; ao contrário, o segredo é resistir. Sabendo disso, o Senhor nos instruiu:

“Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade; a alegria do homem torna mais longa a sua vida”(Eclo 30,22-23).

Deus nos dá a ordem de não nos entregarmos à tristeza, pois ela já causou a perda de muitas pessoas. Ele não quer nos ver morrer por causa disso! Muitos já morreram psicológica e espiritualmente por causa da tristeza, pois a tinham enraizada no coração! Precisamos remover tudo até não ficar nenhuma raiz de amargura em nós.

A libertação radical da tristeza é obra do Espírito Santo. Só ele é capaz de erradicar de nós todo desgosto e fazer com que a alegria brote abundantemente no nosso interior. Mas Ele precisa da nossa cooperação e sem ela nada fará.

Para que todas as raízes sejam arrancadas precisamos estar dispostos e abertos a isso. Deus nos dá o livre-arbítrio, a decisão é nossa.

Muitas vezes, insistimos em cultivar sentimentos negativos e nos tornamos masoquistas. Não podemos ficar remoendo sofrimentos passados. Dessa forma, acabamos abrindo uma enorme brecha para o inimigo agir.

A tristeza é filha predileta do demônio, por isso ele gosta de cultivar e alojar tristeza no nosso coração;

Não podemos ser pessoas amargas, negativas, ásperas, azedas, mal-humoradas, irritadas e ressentidas. Ao contrário, precisamos tomar posse dos frutos do Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, domínio de si.

De alguma forma, a tentação procura uma brecha para agir em nossas vidas. Há pessoas que desejam sinceramente ser do Senhor, mas acabam deixando que a tristeza assuma o controle da situação.

A Palavra de Deus nos ordena:

“Não entregues tua alma à tristeza; não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos” (Sr 30, 21). Não podemos nos entregar à tentação. Somos pertença de Deus. Já percebeu quantas vezes o Senhor nos orienta?

“Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mt 22,21). De Deus vem a alegria, do diabo vem a tristeza. Somos de Deus, por isso somos da alegria.

A tristeza é responsável por muitas doenças e também por suicídios. Temos de renunciar à tristeza como renunciamos ao demônio.

Somente aqueles que lutam e não se deixam abater pelas contrariedades da vida encontram a verdadeira alegria. Renuncie a tudo aquilo que lhe causa tristeza:

Senhor, porque creio em Ti, renuncio a toda tristeza que caiu sobre mim. Rompo com a tristeza, com a decepção e com todo tipo de frustração. Coloco toda tristeza aos pés da cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não quero acumular entulhos no meu coração. Ao contrário, quero cultivar a alegria. Retira toda raiz de tristeza, dá-me o Teu Santo Espírito. Quero fazer da minha vida uma alegria constante para os outros. Dá-me a Tua alegria e a Tua paz. Amém.

 

Não deixe a tristeza bater  e seja uma pessoa alegre

 

“A alegria do coração é a vida da pessoa, tesouro inexaurível de santidade, a alegria da pessoa prologa-lhe a vida. Tem compreensão contigo mesmo e consola teu coração; afugenta para longe de ti a tristeza. A tristeza matou a muitos e não traz proveito algum” (Eclo 30,23-25).

A alegria é tão importante quanto o desenvolvimento da inteligência. É sábio dedicar-se ao cultivo da alegria. Como na agricultura, todo cultivo requer cuidado. Cultivar a alegria é coisa de gente inteligente, de gente esperta!

Você é uma pessoa triste?

Existem momentos da nossa vida em que precisamos dar um ponto final na tristeza. Minha mãe foi uma dessas que optou pelo cultivo da alegria em seu coração. Ela sofreu demais com a morte do meu irmão mais velho e, durante muito tempo, a tristeza tomou conta de seu interior. Pense em uma mulher que, durante a vida inteira, foi gastando o seu coração para o bem dos outros, e somada a esse desgaste vem a perda de um filho num dia tão marcante! A tristeza havia habitado seu interior.

Um dia, cheguei para ela e disse: “Mãe, olha pra mim. O Mário se foi! Mas eu fiquei!”.

Ela precisava reagir mesmo sendo idosa. Por mais doloroso que fosse, ela optou por viver a alegria e a paz que só Jesus nos dá. Minha mãe teve que tirar os olhos do meu irmão e olhar para mim. Ela optou, naquela hora, em deixar a tristeza de lado e cultivar a alegria por mim!

Não deixe a tristeza chegar perto

Não sei a sua idade nem quais são as suas perdas. Só sei de uma coisa: é hora de reagir! Olhe para Jesus, pois Ele pode lhe dar a alegria completa. Seja alegre e gere alegria, assim você verá como isso é gratificante! Só conseguiremos contagiar uma sociedade com a “alegria completa” se estivermos ligados a Jesus. Ele é a verdadeira esperança, ele é a verdadeira alegria.

Faça uma radiografia da sua vida, olhe no espelho e pergunte: eu sou alegre? Eu sou feliz? Depois disso, continue a olhar para o espelho e imagine a próxima geração feliz e alegre. Isto é possível ou impossível?

Afirmar que o mundo necessita da sua alegria. Isso é impossível ou possível? Quando falamos em mundo estamos falando em sociedade, em pessoas, e isso precisa causar gratidão em cada um de nós. Este é o maior reconhecimento a que precisamos aspirar: “gerar alegria nos outros”. Nessa vida, podemos ser duas coisas: instrumento de vida ou instrumento de morte. De que lado você está? Seja um especialista em fazer o bem!

Quem não quer ter a alegria no coração? Você conhece pessoas que são inteligentes e sábias, mas tristes? O que você tem cultivado no coração? Tudo que você é e faz tem sido o suficiente para causar alegria?

Cultivar a tristeza é pecado grave. Um fruto que cada um precisa dar é o fruto da alegria, um inesgotável tesouro de santidade!

Extraído do livro de Padre Jonas Abib
“Combatentes na alegria”

 

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Fonte: https://formacao.cancaonova.com/atualidade/comportamento/voce-e-uma-pessoa-que-vive-constantemente-alegre-ou-triste/

https://padrejonas.cancaonova.com/informativos/artigos/a-alegria-vem-de-deus/


Veja mais:

 

A alegria é fruto de uma escolha

A alegria Cristã

Descubra o sentido da alegria verdadeira

Alegria e esperança caminham juntas explica Papa

A alegria de esperar em Deus

 

Por que a Felicidade está somente em Deus?

D. Hélder Câmara nos deixou alguns versos que nos ajudam a meditar: “Quando teu navio, ancorado muito tempo no porto, te deixa a impressão enganosa de ser ...