Por que rezar o santo terço?
Primeiro, porque, quando rezamos o Santo Rosário (ou o terço), nós estamos meditando, na vida, a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, e é nesse contemplar, recordar e rezar que encontramos a força do Rosário.
Segundo, porque depois nós estamos recorrendo a Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe! E o fato de recorrermos a ela como mediadora das graças e das necessidades que trazemos, provoca uma grande ira ao demônio, e também revela sua grande impotência e medo diante da Virgem Maria!
Portanto, a oração do rosário nos leva a caminhar e nos coloca dentro do próprio Evangelho, revelando a centralidade de Cristo. Coloca-nos ao lado daquela que o demônio jamais conseguiu manchar com o pecado, pois ela é a Imaculada Conceição, e coloca-nos debaixo da proteção daquela que carrega sobre si o princípio Eterno de Deus que diz: “Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.” (Gn 3,16).
O poder do rosário
O demônio não suporta a Virgem Maria, e tem mostrado isso diante de tantos relatos que podemos testemunhar em nossos atendimentos de oração. O padre Gabriele Amorth, que foi um dos maiores exorcistas do nosso século, conta-nos a seguinte história: “Uma vez, perguntei a satanás durante um exorcismo: ‘Por que te assustas mais quando invoco Nossa Senhora do que quando invoco Jesus Cristo?’. Ele respondeu-me: ‘Porque me humilha mais ser derrotado por uma criatura humana do que ser derrotado por Ele’”.
E ainda em um outro exorcismo, satanás disse através do possuído: “Cada Ave-Maria do rosário é para mim um golpe na cabeça. Se os cristãos conhecessem o poder do Rosário, seria o meu fim”.
Leia mais:
Quando os homens rezam o terço, há um pedido de socorro ao céu
Sete dicas para rezar frutuosamente o rosário segundo João Paulo II
O Rosário contempla todas as fases de Jesus
Demônio e exorcismo em sete questões
A força do Rosário e da Virgem Maria sobre o demônio
Um outro renomado exorcista, padre Francesco Bamonte, conta-nos experiências reveladoras sobre a força do rosário e da Virgem Maria sobre o demônio: “Na minha experiência de exorcista, notei que nenhuma oração extralitúrgica é tão odiada, temida e hostilizada pelo demônio como o Santo Rosário. Um dia, enquanto eu pegava o terço para iniciar o ritual do exorcismo sobre uma possessa, o demônio exclamou:
– ‘É uma coisa que não suporto, não suporto! Aquele estúpido velho apelidara-a bem, tinha-lhe dado o nome certo: chamava-lhe “arma”, porque é uma verdadeira arma. Uma verdadeira arma contra nós.’
– Eu disse: ‘Em nome de Jesus, quem é o estúpido velho a que te referes?’
– E ele: ‘Pio’
– ‘Padre Pio de Pietrelcina?’
– ‘Sim!’
– Então, eu rebati: ‘Não é um estúpido: é inteligente, sábio e devoto’.
– E ele: ‘Para nós é um estúpido. Ainda agora, aquele estúpido trabalha ao lado do Nazareno e Daquela Mulher que está lá em cima’.
– Como se chama aquela mulher que está lá em cima?’
– ‘Chama-se como esta (e dirige um palavrão à pessoa possessa que se chamava Maria)’.”
O Rosário é uma arma
Padre Francesco Bamonte também descreveu diversas frases que o demônio revelou durante os exorcismos, na qual destaco três:
“Cada conta desse terço, com que vós rezais, é para nós uma chicotada, queima-nos.”
“Quem se agarra a esta (e procurou arrancar o terço que eu tinha posto ao pescoço da pessoa possessa), nunca se perderá.”
“Quando contemplais os mistérios daquele terço, fico doente. São bastonadas! Arranca de mim muitas, muitas almas. Porque é Sua, porque é Daquela.”
Os santos rezaram diariamente o rosário
E diversos são os santos que tiveram experiências pela força da oração do rosário:
São João Maria Vianney dizia: “Com esta arma, afastei muitas almas do diabo”.
Santo Antônio Maria Claret: “Felizes as pessoas que rezam bem o Santo Rosário, porque Maria Santíssima lhes obterá graças na vida, graças na hora da morte e glória no Céu”.
Santa Teresinha do Menino Jesus: “Enquanto o Rosário for rezado, Deus não poderá abandonar o mundo, pois essa oração é poderosa em Seu coração”.
São Miguel Febres: “Um cristão sem Rosário é um soldado sem armas”.
Desde que se começou a propagar a devoção ao Santo Rosário, por pedido da Virgem Maria no século XIII, muitos santos e beatos ao longo do tempo tiveram uma profunda devoção a esta oração mariana e ajudaram na sua difusão. A seguir, apresentamos 15 frases de quem cresceu na santidade com o Rosário:
1. São Pio X
“Se quiserdes que a paz reine em vossas famílias e em vossa Pátria, rezai todos os dias, em família, o Santo Rosário”.
2. São Francisco de Sales
“O Santo Rosário é a melhor devoção do povo cristão”.
3. São Luis Maria Grignion de Montfort
“A prática do Santo Rosário é verdadeiramente grande, sublime, divina. Foi o Céu que vo-la deu para converter os pecadores mais endurecidos e os hereges mais obstinados”.
4. Santo Afonso Maria de Ligório
“Se quisermos, pois, ajudar as santas almas do purgatório, procuremos rogar por elas à Santíssima Virgem em todas as nossas orações, aplicando-lhes especialmente o Santo Rosário, que lhes dá grande alívio”.
5. Santo Antônio Maria Claret
“Felizes as pessoas que rezam bem o Santo Rosário, porque Maria Santíssima lhes obterá graças na vida, graças na hora da morte e glória no Céu”.
6. São João Maria Vianney (Cura d"Ars)
“Com esta arma, afastei muitas almas do diabo”.
7. São João Bosco
“Todas as minhas obras e trabalhos têm como base duas coisas: A Missa e o Rosário”.
8. Santa Teresinha do Menino Jesus (Teresinha de Lisieux)
“Pelo Rosário, podemos tudo alcançar. Segundo uma bela comparação, é uma longa cadeia que liga o céu e a terra: uma das extremidades está entre as nossas mãos e a outra nas da Santíssima Virgem. Enquanto o Rosário for rezado, Deus não poderá abandonar o mundo, pois essa oração é poderosa em seu coração”.
9. Beato Paulo VI
“A recitação do Rosário requer um ritmo tranquilo e certa demora a pensar, que favoreçam, naquele que ora, a meditação dos mistérios da vida do Senhor, vistos através do Coração d’Aquela que mais de perto esteve em contato com o mesmo Senhor”.
10. São João XXIII
“O Rosário é uma excelente forma de oração meditada, composta como uma coroa mística”.
11. São João Paulo II
“O Rosário acompanhou-me nos momentos de alegria e nas provações. A ele confiei tantas preocupações; nele encontrei sempre conforto”.
12. Santa Teresa de Calcutá
“Apegue-se ao Rosário como as folhas de hera se agarram na árvore; porque sem Nossa Senhora não podemos permanecer”.
13. São Pio de Pietrelcina
“Amai Nossa Senhora e tornai-A amada. Rezai sempre o seu Rosário e divulgai-o”.
14. São João Berchmans
“Deem-me minhas armas: a cruz, a coroa do Rosário da Santíssima Virgem e as regras da Companhia. Estas são minhas três prendas mais amadas; com elas morrerei feliz”.
15. São Miguel Febres (Santo Hermano Miguel)
“Um cristão sem Rosário é um soldado sem armas”.
Grandes ensinamentos também podemos aprender sobre a Virgem Maria e o Santo Rosário, através da Irmã Lúcia, uma das crianças para qual a Virgem Maria apareceu em Fátima.
Assim irmã Lúcia nos ensinou sobre o Rosário:
“Não há problema por mais difícil que seja: seja temporário e sobretudo espiritual; seja referente à vida pessoal de cada um de nós ou à vida de nossas famílias, do mundo ou comunidades religiosas, ou à vida dos povos e nações, não há problema – repito –, por mais difícil que seja, que não possamos resolver agora com a oração do Santo Rosário (…). Por isso, o demônio fará todo o possível para nos distrair dessa devoção, ele nos colocará uma multidão de pretextos: cansaço, ocupações etc., para que não rezemos o Santo Rosário (…).
“O Rosário é a arma de combate das batalhas espirituais dos últimos tempos.”
O rosário e a cura e libertação
É por isso, meus irmãos, que eu não preciso dizer absolutamente mais nada sobre a força do Rosário e sua eficácia, quando falamos de processos de cura e libertação. É certamente a oração mais recomendada a ser praticada depois da Santa Missa!
Digo mais: para uma pessoa que vive algum tipo de influência diabólica, seja ela qual for, se a mesma participar fielmente e em estado de graça (sem pecados mortais) da missa diariamente, e rezar com fé e devoção o Santo Rosário diariamente, ela obterá a sua libertação definitiva muito rapidamente!
É isso que, em geral, recomendo às pessoas que acompanho, e tenho visto a eficácia e a força libertadora do Senhor agindo sobre essas pessoas!
Faça a experiência da oração do rosário diante das suas dificuldades, e depois conte-me as graças que alcançou.
O Rosário contempla todas as fases da vida de Jesus
Deus abençoe você!