Por que as pessoas estão achando dificil viver castidade no namoro e no matrimônio nos dias atuais?


Infelizmente a castidade é a menos popular das virtudes cristãs e uma das mais poderosas. Porém, não existe escapatória. A regra cristã é clara: ou vive o sexo somente no matrimonio, e com fidelidade completa, ou a abstinência total. Muitos dizem por aí que o cristianismo julga o sexo, o corpo e o prazer como coisas más em si. Mas estão errados. Vamos entender isso a seguir.

(Este post é uma livre adaptação nossa de um texto do escritor C. S. Lewis)*

A castidade é a menos popular das virtudes cristãs. Porém, não existe escapatória. A regra cristã é clara: ou o casamento, com fidelidade completa, ou a abstinência total. Isso é tão difícil de aceitar, e tão contrário a nossos instintos, que das duas, uma: ou o cristianismo está errado ou o nosso instinto sexual se encontra deturpado. E claro que, sendo cristão, penso que foi o instinto que se deturpou.

Muitos dizem por aí que o cristianismo julga o sexo, o corpo e o prazer como coisas más em si. Mas estão errados. O cristianismo é praticamente a única entre as grandes religiões que aprova por completo o corpo – que acredita que a matéria é uma coisa boa, que o próprio Deus tomou a forma humana e que um novo tipo de corpo nos será dado no Paraíso (após a Segunda Vinda de Cristo) e será parte essencial da nossa felicidade, beleza e energia. O cristianismo exaltou o casamento mais que qualquer outra religião; e quase todos os grandes poemas de amor foram compostos por cristãos.

Porém, devido ao pecado original, herdamos organismos que, sob esse aspecto, são pervertidos; e crescemos cercados de propaganda a favor da libertinagem. Existem pessoas que querem manter o nosso instinto sexual em chamas para lucrar com ele; afinal de contas, não há dúvida de que um homem obcecado é um homem com baixa resistência à publicidade. Deus conhece nossa situação; ele não nos julgará como se não tivéssemos dificuldades a superar. O que realmente importa é a sinceridade e a firme vontade de superá-las.

Para sermos curados, temos de QUERER ser curados. Todo aquele que pede socorro será atendido; porém, para os cristãos de hoje, até mesmo esse desejo sincero é difícil de ter. Um cristão famoso, de tempos antigos, disse que, quando era jovem, implorava constantemente pela castidade; anos depois, se deu conta de que, quando dizia "ó Senhor, fazei-me casto", seu coração acrescentava secretamente as palavras: "Mas, por favor, que não seja agora." Isso também pode acontecer nas preces em que pedimos outras virtudes; mas há dois motivos que tornam especialmente difícil desejar – quanto mais alcançar – a perfeita castidade:

* a ideia de que todo desejo sexual que sentimos é “saudável” e “natural”;
* a crença de que seguir a castidade cristã é impossível.


Vamos refletir sobre estes dois pontos a seguir.

TODO DESEJO SEXUAL QUE SENTIMOS É SAUDÁVEL E NATURAL?

Os demônios que nos tentam, a mídia e a mentalidade dominante podem nos levar a pensar que os desejos aos quais resistimos são tão "naturais", "saudáveis" e razoáveis, e que não faz sentido resistir a eles.

Cartaz após cartaz, filme após filme, romance após romance associam a ideia da libertinagem sexual com as ideias de saúde, normalidade, juventude e bom humor. Essa associação é uma mentira. Como toda mentira poderosa, é baseada numa verdade – a verdade reconhecida pela Igreja de que o sexo (à parte os excessos e as obsessões que cresceram ao seu redor) é algo positivo. A mentira consiste em sugerir que qualquer ato sexual que você se sinta tentado a desempenhar, a qualquer momento, seja saudável e normal.

Isso é estapafúrdio sob qualquer ponto de vista concebível, mesmo sem levar em conta o cristianismo. Para qualquer tipo de felicidade, mesmo neste mundo, é necessário comedimento. Logo, a afirmação de que qualquer desejo é saudável e razoável só porque é forte não significa coisa alguma.

SEGUIR A CASTIDADE CRISTÃ É IMPOSSÍVEL?

Imagine que você está diante de uma prova muito importante. Então, aparece ali uma questão dissertativa muito difícil, e você sabe que está despreparado para respondê-la. O que você faz? Desiste de responder a questão, ou tenta fazer o melhor que puder?

Só uma pessoa muito imbecil deixaria de tentar. Afinal, você poderá somar alguns pontos mesmo com uma resposta imperfeita, mas não somará ponto algum caso deixe de responder. Da mesma forma, devemos agir com a proposta cristã de uma vida casta: mesmo sabendo de nossas limitações, não devemos desistir jamais; devemos fazer o melhor que pudermos.

Pense numa situação ainda mais crítica: você está no mato, quando surge uma onça enorme. Ok, é bem provável que ela te coma. Mas e daí? Vai ficar parado pensando: “sou fraco diante dela, nem adianta resistir”, ou tentará correr, subir numa árvore ou procurar um pau ou pedra pra se defender? Se você reagir, terá alguma chance de viver (há vários casos documentados).

Muitas pessoas se sentem desencorajadas de tentar seguir a castidade porque a consideram impossível (mesmo antes de tentar). Porém, quando uma coisa muito importante precisa ser tentada, não se deve pensar se ela é possível ou impossível; a pessoa deve fazer o melhor que puder. O homem é capaz de prodígios quando se vê obrigado a fazê-los.

A castidade perfeita – como a caridade perfeita – não será alcançada pelo mero esforço humano. Você tem de pedir a ajuda de Deus. Mesmo depois de pedir, poderá ter a impressão de que a ajuda não vem, ou vem em dose menor que a necessária. Não se preocupe. Depois de cada fracasso, levante-se e tente de novo. Muitas vezes, a primeira ajuda de Deus não é a própria virtude, mas a força para tentar de novo.

Por mais importante que seja a castidade, esse processo de treinamento dos hábitos da alma é ainda mais valioso. Ele cura nossas ilusões a respeito de nós mesmos e nos ensina a confiar em Deus. Aprendemos, por um lado, que não podemos confiar em nós mesmos nem em nossos melhores momentos; e, por outro, que não devemos nos desesperar nem mesmo nos piores, pois nossos fracassos são perdoados. A única atitude fatal é se dar por satisfeito com qualquer coisa que não a perfeição.

Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito. (Mt 5,48)
Para encerrar, apesar de eu ter falado bastante a respeito de sexo, quero deixar tão claro que o centro da moralidade cristã não está aí. Se alguém pensa que a castidade é o vício supremo, essa pessoa está redondamente enganada. Os pecados da carne são maus, mas, dos pecados, são os menos graves. Todos os prazeres mais terríveis são de natureza puramente espiritual: o prazer de provar que o próximo está errado, de tiranizar, de tratar os outros com desdém e superioridade, de estragar o prazer, de difamar. São os prazeres do poder e do ódio.

Isso porque existem duas coisas dentro de mim que competem com o ser humano em que devo tentar me tornar. São elas o ser animal e o ser diabólico. O diabólico é o pior dos dois. E por isso que um moralista frio e pretensamente virtuoso que vai regularmente à igreja pode estar bem mais perto do inferno que uma prostituta. E claro, porém, que é melhor não ser nenhum dos dois.

*****

*Livre adaptação = mudamos o texto do autor ao nosso gosto, para melhor adaptá-lo ao blog. O texto original está no livro "Cristianismo Puro e Simples".

Fonte: https://ocatequista.com.br/sekisso-pregacao/item/5627-a-castidade-e-a-menos-popular-das-virtudes-cristas

 

Meu namoro está me afastando de Deus. O que fazer?

Seu namoro te leva pra mais perto de Deus ou te afasta Dele? Você já sentiu medo de que aconteça de amar mais seu namorado(a), cônjuge, mais do que a De...

Preciso ser criança pra entrar no céu? Como assim?

O que Jesus quis dizer em ser criança pra entrar no céu, já sendo adulto? Quais as caracteristicas de uma criança que posso levar pra minha vida de adulto...

Por que Jesus exige que pratiquemos a pureza de coração?

A castidade cristã, longe de ser um costume “velho” e “estraga prazeres”, é a melhor maneira de vivermos o amor verdadeiro e humano em toda sua profun...

Eu preciso fazer uma escolha: viver nos prazeres da carne ou nos prazeres do espirito?

A palavra carne é usada num sentido negativo; Que significa ‘mundo’, usado pela bíblia como coisa negativa, que se opõe a Deus. E o sentido que ele us...

50 Razões para viver a Castidade no Namoro e no Matrimônio

Neste texto, apresentamos 50 argumentos convincentes para viver a castidade no namoro e no Matrimônio. Discutimos como a castidade pode melhorar a qualidade...

Como falar sobre castidade com meu namorado sem constrangimento?

Os jovens cristãos terão que lutar muito para não permitir que o relacionamento sexual os envolva e abafe o namoro. Jesus deu a receita da castidade: “vig...

Quais os cuidados para viver a castidade no namoro?

O jovem e a jovem cristãos terão que lutar muito para não permitir que o relacionamento sexual os envolva e abafe o namoro. Jesus deixou-nos a receita da c...

18 razões para viver a castidade no namoro e ter um casamento saudável?

Conheça os 18 motivos que te levará a viver a castidade e com isso trará uma nova visão do projeto sonhado e desejado por Deus para um namoro, noivado e cas...

10 Vantagens de Viver a Castidade

Ame seu esposo antes de encontrá-lo. A castidade faz muito mais do que prevenir problemas como gravidez não planejada e DSTs. Seu fascínio mais profundo es...

Por que devemos fugir de pessoas e ocasiões que nos leva ao pecado?

Jesus disse: Se alguém ou alguma coisa “for para ti ocasião de queda, arranca-o, melhor arrancar do que ser jogado no fogo do Inferno” (Mc 9,47). ‘Que...

Existe uma diferença entre o prazer e a alegria?

“Existe uma diferença entre o prazer e a alegria: prazer é a satisfação da carne; e alegria é a satisfação da alma. O prazer, quando passa, deixa gost...

O Poder, a Beleza e a Importância da Castidade

Gostaria de partilhar com vocês sobre a beleza e a importância da castidade. E dizer que realmente viver a castidade permite-nos percorrer um caminho seguro p...

10 Vantagens de Viver a Castidade (Parte 1/2)

Continuamos a apresentar os principais pontos do livro “Como Encontrar Sua Alma Gêmea Sem Perder Sua Alma” do Jason e Crystalina Evert. A seguir, apresenta...

Quais os motivos para não haver Sexo antes do Casamento?

Não há alguém melhor do que Deus, mais sábio, mais douto, mais santo e mais justo, e que nos ame mais do que Ele; logo, não pode haver leis melhores que a ...

Dez razões para viver a castidade no namoro

A Castidade ajuda a ter uma boa comunicação com seu (sua) namorado (a)? Cresce o lado amistoso do relacionamento? Existe um melhor relacionamento com os pais...

Como entender o Sexto e o Nono mandamentos da Lei de Deus?

SEXTO E NONO MANDAMENTOS: Não cometerás adultério... Não desejarás a mulher do teu próximo. “Não cometerás adultério” (Ex 20,14). “Não cobiçar�...

Prazer é sinônimo de felicidade? E Tenho buscado o prazer a qualquer preço?

Verdades e erros de uma busca que inquieta o coração humano. Dizê-lo nunca é demais, ainda que se saiba. Prazer não é sinônimo de felicidade. Em certos c...

Preciso viver a Castidade no Casamento? Como assim?

Muitas pessoas acreditam que castidade significa abstinência sexual, por isso mesmo é uma virtude para o tempo de namoro e noivado. Porém, todo cristão é ...

Por que a Castidade é um sim ao Verdadeiro Amor ?

Você sabe o que é o Amor? Você sabe o que é castidade? Assista ao vídeo e aprenda com 2 especialistas em Teologia do Corpo, Evan Lemoine e Padre Paulo R...

Por que a Castidade é Dizer Sim Ao Amor?

Entenda de uma vez por toda tudo sobre castidade e que a castidade preserva o amor....

Quais os segredos para resistir as Tentações da Carne?

Existe uma luta interior em cada ser humano entre a carne e o espírito. A carne deseja coisas temporais e humanas muitas vezes destrutíveis se não forem com...

Por que é necessário viver a Castidade no Namoro?

A ideia de não fazer sexo antes do casamento não é uma mania da Igreja para irritar ou perseguir você: entenda a importância da castidade...

O que é a castidade? Por que é importante vivê-la?

Quando falamos de castidade, é muito provável que nos encontremos com muitos mal-entendidos. Muitos acreditam que a castidade é o mesmo que “nunca fazer se...

Meus Motivos para viver a Castidade no Namoro:

1º motivo: Sabe, quando seu foco não é um prazer e você pratica a abstinência sexual, sua comunicação melhora. Você começa a conversar sobre temas mais...

Por que a Castidade no Namoro e no Matrimônio alimenta o Amor?

Castidade no Namoro e no Matrimônio alimenta o Amor...

Como viver a Castidade nos dias de Hoje?

Talvez seja este o mandamento mais desobedecido em nossos dias. Mais do que nos demais, nesse campo a Lei de Deus é vista como mera repressão sexual, a ser ab...

Por que Meu Corpo é Sagrado para Deus?

É como se morássemos de aluguel e nada nos fosse cobrado. Sabendo que essa “casa” tem dono e nós apenas tomamos conta dela, eu lhe pergunto: você está ...