Como criar um hábito de oração


Criar um hábito de oração é necessário na vida de todo cristão. Afinal, quando oramos temos a oportunidade de nos conectar ao Pai Todo Poderoso e conversar diretamente com Ele. O ideal é reservamos todos os dias um horário para encontrar o Criador através da oração. Dessa forma conseguiremos orar com mais consistência.

Para criar esse hábito é preciso, em primeiro lugar, querer realmente. Caso contrário em pouco tempo ele será deixado de lado. Mas o que fazer para rezar uma oração e se conectar com nosso Criador diariamente?

O que fazer para criar um hábito de oração?

Querer realmente que se crie esse hábito é o primeiro passo. Mas apenas ele não é suficiente. É por isso que existem três passos considerados fundamentais para criar um hábito.

Sugestão

É a sugestão que vai trazer a lembrança que precisa fazer algo, nesse caso, orar. Uma forma de fazer esse passo é colocando a bíblia ou um terço, por exemplo, em algum lugar de fácil visualização. Assim, quando ver aquele item automaticamente se lembrará de fazer uma oração. Isso ajuda, e muito, a criar esse hábito. 

Outra opção é colocar um alarme para lembrá-lo que deseja criar uma rotina de oração. O intuito da sugestão é fazer com que você se lembre que deseja orar e não para força-lo a realizar isso.

Rotina

O intuito não é dedicar apenas um tempo ao Criador, mas passar um tempo com Ele. Para que isso seja possível uma rotina deve ser criada, pois é através dela que o hábito é realizado. 

Isso pode ser feito de várias formas, mas o principal é ter atenção a si mesmo. Afinal, nem tudo que funciona com alguém funcionará com outra pessoa. O ideal é que sejam testadas várias rotinas até encontrar a que melhor se encaixa a sua personalidade. 

Por exemplo, fazer sua oração ao Eterno assim que acordar ou antes de uma refeição é uma rotina que pode ser aplicada. Assim que encontrar a que mais se adeque ao seu estilo e personalidade automaticamente estará criando a rotina de oração.

Recompensa

A recompensa nada mais é que a motivação para que o hábito de orar seja criado. Mas qual seria essa recompensa? Estar próximo e conectado ao Pai Eterno é o suficiente. Entretanto, algumas pessoas necessitam de uma recompensa mais concreta. 

Nesse caso, pense quais são os benefícios alcançados ao passar um tempo com o Criador. Alguns deles são: ter paz, encontrar uma direção, sentir o coração mais leve e se sentir mais confiante.

Teste esses passos

Os 3 passos mostrados anteriormente são capazes de ajudar qualquer pessoa a criar a costume de orar. Mas é essencial testá-los e caso verifique que algum deles não está dando certo então o melhor é alterá-lo. 

Por exemplo, a sugestão te lembra de orar, mas falta motivação para isso? Então este é o sinal que sua rotina pode ser modificada ou então a recompensa. Não deixe de pedir ao Pai Todo Poderoso que lhe ajude a criar um hábito de oração, pois com certeza Ele te ajudará já que deseja essa aproximação. 

Caso verifique que as etapas funcionaram, mas que após certo tempo não surtem mais efeito pode ser que uma nova temporada esteja sendo iniciada. Geralmente, quando isso acontece é o próprio Pai Celestial que está te levando a outros patamares. Por isso, seja flexível e faça os ajustes necessários na Sua direção. 

Para criar um costume de oração é preciso seguir 3 passos: sugestão, rotina e recompensa. Se perceber que algum deles não está funcionando pode alterá-lo. É essencial ter um momento diário para se aproximar do Eterno, pois Ele é nosso Criador e deseja essa aproximação de nossa parte.

Por que o Demônio odeia os Padres e por que devemos rezar por eles?

O diabo sabe que a melhor maneira de destruir a Igreja é atacando o sacerdócio. Ser padre não é viver uma profissão, mas é ser um outro Cristo. Ser padr...

5 maneiras de reativar sua Vida de Oração

Se você já se sentiu frustrado na oração, não se preocupe: é muito simples. Você conhece a importância da oração, mas talvez ache que Deus não quer ...

Oração para ter um bom dia

Quantos de nós nunca pediu para que um dia corresse bem? Se nunca o fez fique sabendo que devia fazê-lo, pelo menos uma vez por semana.\r\n...

Por que devemos rezar, se Deus não vai mudar sua vontade?

A oração cristã é cooperação com a Providência, com o plano de amor que Deus tem para com os homens. Nossos pedidos não são para mudar a vontade de Deu...

“O satanismo aumenta porque se reza pouco”, diz exorcista

O satanismo está em alta. A razão, para este exorcista da Itália, é que “abandonamos a fé, as pessoas rezam pouco e de forma errada, muitas vezes”....