O que a Igreja e a Bíblia tem a nos dizer sobre a atenção que devemos dar aos nossos pais?


Aprenda de uma vez por todas o que devemos fazer para manter sempre acesa a chama do amor que sempre precisa ter entre os filhos e seus pais.

Quando nasce um bebê, nasce também uma mãe….

Não pense que tudo são flores com a maternidade. Carreira, casa, família, filhos… Quando se trata de mulheres/mães a palavra-chave é ser multitarefa e é por isso que temos que valorizar as mães, essas mulheres mais do que incríveis!

Amiga, controladora, mandona, brava, ciumenta, carinhosa, grudenta… Não importa a característica dela, todas as mães merecem o melhor sempre! E você sabe como retribuir todo o amor que vem recebendo até hoje?

Existem várias maneiras de deixar sua mãe mais feliz. Além de presentes e das tradicionais flores há muitas outras formas de mostrar à sua mãe o quanto você se importa com ela. A intenção é o que realmente conta!

Conecte-se com ela

Embora grandes gestos também sejam ótimos, são as pequenas coisas do dia-a-dia que ajudam as pessoas a se sentirem valorizadas e amadas. Faça isso todos os dias com sua mãe!

Comunicação é a palavra chave. Uma forma de fazer com que sua mãe se sinta valorizada é mostrando que você se interessa por ela. Perguntar sobre sua vida traz a oportunidade de se conectarem. Ao demonstrar o seu interesse no que ela tem a dizer voce a deixará feliz. Pesquisas demonstram que famílias que compartilham histórias têm laços mais estreitos e as crianças dessas famílias tendem a ter mais autoconfiança.

Envie uma mensagem, só por enviar. Mesmo os menores atos de carinho significam muito. Enviar uma mensagem para a sua mãe durante o dia dizendo que você está pensando nela, ou um simples um “oi, tudo bem?”  fará com que ela se sinta especial e amada. Quanto mais querida a pessoa se sentir, mais feliz ela será.

Peça desculpas. Às vezes é muito difícil se desculpar com sua mãe. No entanto, pedir desculpas por errar e assumir a responsabilidade por suas ações fortalecerá o relacionamento de vocês e fará sua mãe se sentir amada.

Compartilhe seus problemas. Muitas mães gostam de se sentir envolvidas na vida dos filhos, especialmente no que diz respeito a sentimentos e pensamentos. Se você tiver um dia ruim ou não souber o que fazer peça conselhos à sua mãe. Isto fará com que ela sinta que você valoriza sua opinião.

Dedique tempo. Saiam sozinhas, convide-a para assistir a um filme. O importante é demonstrar interesse em passar um tempo só com ela.

Datas importantes. Outra coisa que faz com que uma mãe se sinta mais especial é lembrar de datas importantes, como o aniversário dela. E nesse mês você tem uma ótima oportunidade para mostrar todos seu amor e carinho, no Dia da Mães.

10 dicas para presentear sua mãe

Respeite sua mãe para que seus dias sejam de paz e alegria

1 – Dê-lhe um abraço: Os encontros diários podem se tornar rotineiros e superficiais. Há quanto tempo você não abraça sua mãe? Um abraço carinhoso é mais valioso que o ouro e os presentes caros.

2 – Seja mais educado: Gritos não resolvem conflitos. Respeite sua mãe para que seus dias sejam de paz e alegria. Aquela que o gerou não merece receber sua raiva como agradecimento.

3 – Dê uma flor: Os mais belos presentes são aqueles que refletem a beleza da vida. Uma flor, por mais simples e humilde que seja, é uma demonstração de carinho de quem foi cuidado com amor.

4 – Sorria: Um sorriso devolve ao coração atribulado a paz tão sonhada. No lugar de um semblante que transmite medo, coloque um sorriso que devolve a vida. Sua mãe ficará feliz em ser portadora dessa paz.

5 – Seja luz: Não adianta fazer bonito fora de casa, mas tratar a sua mãe com agressões e palavrões dentro do lar. Comece iluminando, com seus gestos, quem o gerou para ser luz e não trevas.

Leia mais:
.: Não existe a fórmula perfeita para ser mãe. Não se cobre tanto!
.: Os desafios de ser mãe no século XXI
.: Ser mãe é um dom precioso que Deus pode dar às mulheres

6 – Dê atenção: Deixe o celular de lado e fique simplesmente ao lado de sua mãe. Converse. Partilhe. Fale de você. Mostre-se interessado nela. A tecnologia não substitui sua presença real. Seja menos virtual e mais real.

7 – Ouça: Deixe os gritos de lado e ouça quem deseja o seu bem. Aquilo que o incomoda quando sua mãe fala é o que você precisa mudar para ser melhor.

8 – Ore: Sua mãe precisa de orações tanto quanto você. Reze por ela e deixe que a oração o transforme num filho melhor a cada dia.

9 – Ajude: Sua mãe não é sua escrava. Deixou os sapatos no chão, guarde-os. Sujou, limpe. Aprenda a dividir as tarefas do lar para dar valor ao trabalho de quem cuida de você.

10 – Perdoe: Está com raiva de sua mãe? Perdoe-a! Quem guarda ódio no coração por sua mãe está cada dia mais longe da luz de Deus.

Quarto mandamento: Honrar pai e mãe

Deus estabeleceu a humanidade sobre a família, e colocou os pais como os primeiros educadores dos filhos; por isso colocou este Mandamento: “Honra teu pai e tua mãe” (Dt 5,16; Mc 7,8).

“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Ex 20,12). Jesus cumpriu com perfeição este mandamento: “Era-lhes submisso” (Lc 2,51). São Paulo ensinou aos cristãos: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe”; este é o primeiro mandamento acompanhado de promessas: “para seres feliz e teres uma longa vida sobre a terra””(Ef 6,1-3). “Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, pois isso é agradável ao Senhor” (Cl 3,20).

O respeito do filho pelos pais se revela pela docilidade e pela obediência: “Meu filho, guarda os preceitos de teu pai, não rejeites a instrução de tua mãe… Quando caminhares, te guiarão; quando descansares, te guardarão; quando despertares, te falarão” (Pr 6,20-22). Ensina a Igreja que “Deus quis que, depois dele, honrássemos nossos pais e os que Ele, para nosso bem, investiu de autoridade”. (Catecismo, §2248) Fazendo eco a essas palavras o Papa João Paulo II, disse na Carta às Famílias: “a mãe”, porque eles são para ti, em determinado sentido, os representantes do Senhor, aqueles que te deram a vida, que te introduziram na existência: numa estirpe, numa nação, numa cultura. Depois de Deus são eles os teus primeiros benfeitores…. E por isso: honra os teus pais! Há aqui uma certa analogia com o culto devido a Deus” (CF, 15).

Um aspecto importante na educação dos filhos é a “Bênção dos pais”. Diz o livro do Eclesiástico: “Honra teu pai por teus atos, tuas palavras, tua paciência a fim de que ele te dê a sua bênção”. Honrar é uma expressão muito forte, quer dizer “encher de honra”, de glória, de respeito … e tudo isto deve ser feito “por teus atos e tuas palavras”. “… afim de que ele te dê a sua benção e que esta permaneça em ti até o teu último dia” (Eclo 3, 9- 10).

Honrar Pai e Mãe na Bíblia

"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá.
Êxodo 20,12

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa - "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra". Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.
Efésios 6,1-4

Mas, se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a pôr a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus.
1 Timóteo 5,4

Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.
Colossenses 3,20

Ouça, meu filho, a instrução de seu pai
e não despreze o ensino de sua mãe.
Provérbios 1,8

"Os olhos de quem zomba do pai,
e, zombando, nega obediência à mãe,
serão arrancados pelos corvos do vale,
e serão devorados
pelos filhotes do abutre.
Provérbios 30,17

"Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado.
Êxodo 21,17

"Respeite cada um de vocês a sua mãe e o seu pai e guarde os meus sábados. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
Levítico 19,3

"Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus. Eu sou o Senhor.
Levítico 19,32

Ouçam, meus filhos,
a instrução de um pai;
estejam atentos e obterão discernimento.
Provérbios 4,1

Respondeu Jesus: "E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês? Pois Deus disse: "Honra teu pai e tua mãe" e "Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado". Mas vocês afirmam que, se alguém disser ao pai ou à mãe: "Qualquer ajuda que eu poderia dar já dediquei a Deus como oferta", não está mais obrigado a sustentar seu pai. Assim, por causa da sua tradição, vocês anulam a palavra de Deus.
Mateus 15,3-6

Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem.
2 Timóteo 3,1-3

Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.
1 Timóteo 5,8

A benção dos pais para os filhos não é mera formalidade social ou tradicional; mas é a benção do próprio Deus para os filhos “através” dos pais, por meio daqueles que lhe deram a vida.

Prof. Felipe Aquino

Artigos relacionados: A preciosa Bênção dos Pais

Por que o amor de mãe é semelhante ao Amor de Deus por nós?

Vamos refletir sobre quatro características especiais que admiramos em Deus, e que também devem ser evidentes na grandiosa missão de ser MÃE. ...

Por que ser Mãe é um grande consolo para o Mundo?

Mãe, a maior reserva de amor e compaixão que Deus colocou no mundo...