Por que o amor de mãe é semelhante ao Amor de Deus por nós?


Vamos refletir sobre quatro características especiais que admiramos em Deus, e que também devem ser evidentes na grandiosa missão de ser MÃE.

O amor de uma mãe se compara muito com o amor de Deus pela humanidade – amor incondicional. Ser mãe é uma das tarefas mais importantes na vida de uma mulher. Seu amor não está ligado somente por laços de sangue, é divino. E, sobretudo, não podemos esquecer: são feitas à imagem e semelhança de Deus!  Vamos refletir sobre quatro características especiais que admiramos em Deus, e que também devem ser evidentes na grandiosa missão de ser MÃE.

O CUIDADO

Uma MÃE não se esquece de seus filhos. “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que algo tão difícil aconteça viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti” Isaías 49,15. Uma MÃE deixa de comer, de dormir, de cuidar de si mesma, para cuidar do seu filho. E, embora o tempo passe, a MÃE nunca esquece o primeiro choro, o primeiro sorriso, a primeira fala, o primeiro passo. E é sempre ela que faz todos os amigos, namorados ou esposos dos seus filhos rirem das peripécias que ele fez quando criança. Por mais adulto e independente que seja seu filho, uma MÃE nunca perde o instinto de protegê-lo de tudo e de todos.

A GRAÇA

A MÃE lança seu olhar pela primeira vez àquele rostinho e acha incrível poder ter em seus braços a vida que foi gerada nela. Então ela sorri, chora e se alegra ao contemplá-lo. E, embora o tempo passe, o filho mude e até aborreça sua mãe, esta graça maternal continua através da disposição em perdoar. “Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam. Salmos 86,5”. E é sempre ela que relembra dos tempos de rebeldia e desobediência com graça, e anos mais tarde, naqueles momentos em família, ao redor da mesa, ela relata a história, a experiência, o aprendizado... E tudo acaba se tornando motivo para boas risadas e reflexões. Porque a MÃE enfrenta as crises sem guardar rancor.

O AMOR

Deus é amor (1 João 4,8). A essência de Deus consiste em amar. Por isso as mães se dedicam inteiramente aos filhos, motivadas por este sentimento de amor incondicional, perdoador, manso e puro.

A JUSTIÇA

Deus é amor e, também, justiça! E em tanto amar, corrige aquele a quem Ele ama, e ensina o que é certo. Assim, a mãe deve aprender a manter todo o seu carinho e zelo, mas também, a sua firmeza ao apontar o que é correto e justo. Além de zelar por sua autoridade, também respeita a autoridade paterna, pois entende que isso se refletirá em segurança para o filho. “Saibam, pois, em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplina. Deuteronômio 8,5”. As mães precisam aprender de Deus sobre o Cuidado e a Graça, o Amor e a Justiça. Para que compreendendo a sua missão na terra, nunca desfaleçam, nunca desistam, nunca desanimem. Que Deus abençoe nossas mães.

Amor de Mãe, o Único Comparado ao Amor de Deus; (Isaías 49,15)

 
Pode uma mãe esquecer-se do filho que mama, de maneira que não se compadeça do filho de seu ventre? Mas ainda que algo tão difícil aconteça, diz o Senhor: Eu jamais me esquecerei de ti. (Isaías 49,15).

Esta é uma única vez em que vemos o Senhor comparar o seu amor, e Ele o compara com um único amor, o de mãe. Ele diz que ainda que uma mãe se esqueça do seu filho, ainda que algo tão difícil aconteça Ele jamais se esquecerá dele.
 
E aqui quero relembrar de algumas mães relatadas na bíblia que provaram este grande amor:

Joquebede - Mãe de Moisés: Faraó havia decretado uma lei que dizia que todo recém-nascido, do sexo masculino, deveria ser jogado no rio Nilo para que morresse. E esta mãe preferiu entregar o seu filho para que não o vesse morrer.

Sara – Em idade avançada não perdeu a sua esperança no Senhor, e creu na promessa até o fim, e foi agraciada com o milagre de ser mãe, ainda na velhice.

Ana – Era estéril, e não sessou de clamar a Deus que abrisse a sua madre, e na sua insistência, recebeu o dom da vida, e deu a luz a Samuel.

“ E fez um voto dizendo: Senhor dos exércitos se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim Te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à  tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha."" (1Samuel 1,11).

Maria – Escolhida para ser a Mãe de Jesus. Entre todas as mulheres hebraicas daquela época ela foi a escolhida para ser a mãe do Messias. Este era o sonho de todas as mulheres daquela época.

Vemos aqui que se o Senhor comparou o seu amor, com o de amor de uma mãe, não temos noção do tamanho deste amor, é muito grande, uma mãe dá a vida pelos seus filhos, assim como o Senhor se entregou por nós ali naquela cruz.

Que Deus fortaleça nossas mães! Maio, mês referente às MÃES, mas é sempre bom lembrar... E neste dia, claro, com todo o mérito, venho felicitar a todas as mães presenteadas com esta dádiva tão grande, o Amor do Senhor! Toda mãe é única e merece todo o carinho, não só neste dia, mas todos os dias do ano.Que Alegria! Dia das MÃES é todo dia!!! MÃE, VIVA DIAS FELIZES!!! 

O que a Igreja e a Bíblia tem a nos dizer sobre a atenção que devemos dar aos nossos pais?

Aprenda de uma vez por todas o que devemos fazer para manter sempre acesa a chama do amor que sempre precisa ter entre os filhos e seus pais. ...

Por que ser Mãe é um grande consolo para o Mundo?

Mãe, a maior reserva de amor e compaixão que Deus colocou no mundo...