Qual a diferença entre Jejum e Abstinência? E qual é obrigatório todas as sextas do ano?


Entenda de uma vez por toda o que é o jejum e o que é a abstinência. E qual desses atos são obrigatórios para todos os católico, e caso não faça peca contra os mandamentos lei da Igreja. E o que fazer, como fazer, o que é obrigatório, em que dias fazer etc. Então aqui vamos nós com um resumão, trazendo todas as informações de que você precisa!

Jejua, Povo Católicooooo!

A Quaresma está no começo, e ainda tem muita gente com dúvidas: o que fazer, como fazer, o que é obrigatório, em que dias fazer etc. Então aqui vamos nós com um resumão, trazendo todas as informações de que você precisa!

Um dos 5 mandamentos da Igreja é "Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja". Ou seja, temos compromisso GRAVE de fazer jejum e abstinência. Isso significa que não fazer pode constituir pecado mortal.

Vamos ao Código de Direito Canônico para entender qual é a nossa obrigação:

"Cân. 1251 — Guarde-se a abstinência de carne ou de outro alimento segundo as determinações da Conferência episcopal, todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; a abstinência e o jejum na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo."

Viu? SOMOS OBRIGADOS a:

  • fazer jejum na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa;
  • fazer abstinência em todas as sextas-feiras do ano, desde que não sejam solenidade.

Calma, não se desespere... se você não sabia, não pecou mortalmente. Mas agora sabe hehehehe... então, pra não errar mais, vamos entender o que é o jejum e o que é a abstinência.

 

 


O JEJUM

A Constituição Apostólica "Paenitemini" do Papa São Paulo VI nos diz o que temos que fazer no Jejum.

"§ 2. A lei do jejum obriga a fazer uma só refeição durante o dia, mas não proíbe de tomar um pouco de alimento pela manhã e pela noite, atentando-se, em qualidade e quantidade, aos costumes locais aprovados."

Pronto. Está aí. Simplificando a questão, fazer jejum é deixar de almoçar ou deixar de jantar. Mantendo todo o resto como de costume e sem fazer nenhum tipo de compensação (tipo reforçar o café pra não sentir fome no almoço, ficar beliscando ou lanchar durante o período da refeição cortada).


A ABSTINÊNCIA

Vamos recorrer à mesma Constituição Apostólica para entender o que significa fazer abstinência:

"III. § 1. A lei da abstinência proíbe o uso de carnes, mas não o uso de ovos, laticínios e nem de qualquer condimento a base de gordura animal."

Está bem claro, né? É só não comer carne. Sendo que outros produtos de origem animal estão liberados.

Ah... mas aqui está uma questão importantíssima:


O QUE ENTENDEMOS POR CARNE?

Para entender isso, precisamos recorrer às tradições judaicas. Nas regras de alimentação dos hebreus, encontramos três classificações: "Carnes", "Laticínios" e "Parve".

A classificação "Carne" se refere à carne de todos os animais que andem sobre a terra. Isso significa que vamos incluir aí as carnes que normalmente são vendidas no açougue, incluindo as de aves! São essas que temos que evitar.

A classificação "Laticínios" compreende tudo que contenha leite. Como temos que evitar apenas "carnes" tudo isso aqui está liberado.

A última classificação, chamada de "Parve", compreende tudo o que não é carne e tudo o que não é laticínio. Também podemos comer tudo o que estiver nessa categoria.

Agora repare em algo muito importante: PEIXES não são animais que andam sobre a terra e nem são laticínios (hahaha óbvio), logo, são classificados aqui como "Parve". É por isso que podemos comê-los nos dias de abstinência!

Isso causa muita confusão porque, pela biologia, entenderíamos peixe como carne. Mas, para as regras da abstinência, os cristãos seguem a tradição judaica de classificação de alimentos. Portanto... peixe está liberado.


IDADES PARA O JEJUM E ABSTINÊNCIA

Vamos recorrer de novo ao Código de Direito Canônico:

"Cân. 1252 — Estão obrigados à lei da abstinência os que completaram catorze anos de idade; à lei do jejum estão sujeitos todos os maiores de idade até terem começado os sessenta anos. Todavia os pastores de almas e os pais procurem que, mesmo aqueles que, por motivo de idade menor não estão obrigados à lei da abstinência e do jejum, sejam formados no sentido genuíno da penitência."

Está claro, né? Nem precisa de comentários aqui.

 

 


E SE EU NÃO PUDER FAZER JEJUM OU ABSTINÊNCIA?

Bem, São Paulo VI na sua "Paenitemini" permite que as conferências episcopais estabeleçam a possibilidade de trocar o jejum e abstinência por outras práticas. Aqui no Brasil, a CNBB estabeleceu que você pode comutar estas penitências pela prática das Obras de Misericórdia.

Mas calma... antes de sair marcando churrasco na sexta-feira, vamos entender por que São Paulo VI estabeleceu a obrigação grave de se fazer penitência nestes dias.

"(...) em nosso tempo, temos motivos especiais pelos quais é necessário privilegiar algumas formas de penitência; por isso, onde houver mais bem-estar se deverá dar um testemunho maior de abnegação, para que os filhos da Igreja não se vejam arrastados pelo espírito do mundo (...)"

Ou seja: nada de moleza.

Antes de comutar sua penitência, pergunte-se o motivo pelo qual está tomando esta decisão.

Se você tem algum problema de saúde que lhe obriga a ter alimentação regular ou está grávida, tudo bem, são bons motivos. Mas se deixar de participar da feijoada de sexta-feira vai atrapalhar a sua vida social, tome tento na vida e ofereça bons sacrifícios a Cristo!


QUER QUE DESENHE?

Ok, ok... não se perca. A gente desenhou um resumão pra tudo ficar bem claro.

Fonte: https://ocatequista.com.br/catequese-sem-sono/item/18246-botando-ordem-na-baderna-sobre-jejum-e-abstinencia

 

Por que os católicos não comem carne em todas as sexta-feira desde o tempo dos Apóstolos?

Não comer carne na sexta-feira é uma disciplina da Igreja desde o tempo dos Apóstolos. O desuso da prática significa que a lei foi revogada? Não é somen...

O que a Igreja e a Bíblia dizem sobre o jejum?

O jejum fortalece o nosso espírito contra as tentações da carne e do espírito. Através do jejum, conseguimos controlar nosso corpo contra nosso instintos e...