Sabemos que Deus é um só, mas em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo; foi Jesus quem revelou isso. Jesus quem disse que Ele era Deus, Filho de Deus, provou que era Deus, falou do Pai como Deus e enviou o Espírito Santo sobre a Igreja no dia de Pentecostes. “E, porque sois filhos, enviou Deus a nossos corações Espírito de seu Filho que clama: Abbá, Pai”. (Gl 4,6)
Deus é um só, mas Nele há Três Pessoas divinas, distintas e de igual majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Não foi a Igreja quem inventou isso, foi Jesus mesmo que nos revelou. Falou dele como Deus, falou do Pai e do Espírito Santo. Jamais alguma inteligência humana poderia entender quem é Deus na sua essência.
A missão de Jesus e do Espírito Santo são inseparáveis; Jesus agiu pelo Espírito Santo; foi concebido no seio da Virgem Maria por obra Dele. Pela ação do Espírito Santo em Maria Santíssima, o Pai deu ao mundo o Emanuel, “Deus-conosco” (Mt 1,23). Ele pousou sobre Jesus no Batismo no rio Jordão, o conduziu ao deserto e agiu no Seu poder. Foi Ele quem falou pelos profetas, diz o nosso Credo. Ele conduziu o povo de Deus antes de Cristo, e hoje conduz a Igreja. O Filho de Deus é consagrado Cristo (Messias) pela unção do Espírito Santo em sua Encarnação.
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Por sua Morte e Ressurreição, Jesus é constituído Senhor e Cristo na glória. De sua Plenitude, derrama o Espírito Santo sobre os apóstolos e a Igreja. O Espírito Santo que Cristo, Cabeça, derrama em seus membros constrói, anima e santifica a Igreja.
A Igreja é o lugar de nosso conhecimento do Espírito Santo, pois ele é a Alma da Igreja. Ele inspirou as Sagradas Escrituras que guiam a Igreja; Ele guiou a Sagrada Tradição da Igreja, da qual os Padres da Igreja são as testemunhas sempre atuais; Ele assiste e garante a infalibilidade do Magistério da Igreja quando ensina a sã doutrina da fé. Ele conduz a Sagrada Liturgia sacramental, por meio de suas palavras e de seus símbolos, na qual nos coloca em Comunhão com Cristo. Ele nos guia na oração, na qual intercede por nós; ele dá aos fiéis os seus dons, frutos e carismas para a edificação da Igreja. Ele age nos ministérios de serviços da Igreja para que ela seja edificada.
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É o Espírito Santo que conduz e impulsiona a Igreja na vida apostólica e missionária; no testemunho do s santos, onde Ele manifesta sua santidade e continua a obra da salvação.
Enfim, toda a missão da Igreja é realizada no poder e na ação do Espírito Santo que Jesus enviou sobre ela no dia de Pentecostes.
Pelo sacramento da Crisma o Espírito Santo fortalece o jovem cristão para que seja um corajoso “soldado de Cristo”, sem medo e vergonha de testemunhar sua fé, ainda que tenha de enfrentar o “martírio da ridicularização” dos que zombam de Deus.
É pelo poder do Espírito Santo, que o cristão deixa os seus pecados. São Paulo disse aos romanos: “Se viverdes segundo a carne, eis de morrer; mas, se, pelo Espírito, mortificardes as obras da carne, vivereis”. (Rom 8,13). “Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele” (Rom 8,9).
1. Se o Cristo é a cabeça da Igreja, o Espírito Santo é a sua alma”. Assim afirmava o meu venerado predecessor Leão XIII na Encíclica Divinum illud munus (1897: DS 3328). E depois dele, Pio XII explicitava: o Espírito Santo no Corpo místico de Cristo é “o princípio de toda a ação vital e verdadeiramente salvífica em cada um dos diversos membros do Corpo” (Enc. Myst. Corp., 1943: DS 3808).
Queremos hoje refletir sobre o mistério do Corpo de Cristo que é a Igreja, enquanto vivificada e animada pelo Espírito Santo.
Depois do evento do Pentecostes, o grupo que dá origem à Igreja muda profundamente: primeiro, trata-se dum grupo fechado e estático, de “cerca de cento e vinte pessoas” (Act 1,15); depois, trata-se dum grupo aberto e dinâmico ao qual, após o discurso de Pedro, “se uniram cerca de três mil pessoas” (Act. 2,41). A verdadeira novidade não é constituída tanto por este embora extraordinário crescimento, quanto pela presença do Espírito Santo. Para que haja de fato a comunidade cristã, não basta um grupo de pessoas. A Igreja nasce do Espírito do Senhor. Ela apresenta-se para usar uma feliz expressão do saudoso Card. Congar – “inteiramente suspensa no céu” (La Pentecoste, trad. it., Bréscia 1986, p. 60).
2. Ele nascimento no Espírito, ocorrido para a Igreja inteira no Pentecostes, renova-se para cada crente no batismo, quando somos imergidos “num só Espírito” para sermos inseridos “num só corpo” (1 Cor 12,13). Lemos em Santo Ireneu: “Assim como da farinha não se pode fazer, sem água, nenhum pão, assim também nós, que somos muitos, não nos podíamos tornar um em Cristo Jesus, sem a água que vem do céu” (Adv. Haer. 3, 17,1). A água que vem do céu e transforma a água do batismo é o Espírito Santo.
Santo Agostinho afirma: “Aquilo que o nosso espírito, a saber, a nossa alma, é para os nossos membros, o mesmo é o Espírito Santo para os membros de Cristo, para o Corpo de Cristo que é a Igreja” (Serm. 267,4).
O Concílio Ecumênico Vaticano II, na Constituição dogmática sobre a Igreja, retorna a esta imagem, desenvolve-a e precisa-a: “deu-nos do Seu Espírito, o qual, sendo um e o mesmo na cabeça e nos membros, unifica e move o corpo inteiro, a ponto de os Santos Padres compararem a Sua ação àquela que o princípio vital, ou alma, desempenha no corpo humano” (LG, 7).
Esta relação do Espírito com a Igreja orienta-nos para a compreender, sem cairmos nos dois erros opostos, que já a Mystici Corporis indicava: o naturalismo eclesiológico que se detém de maneira unilateral no aspecto visível até considerar a Igreja como uma simples instituição humana; ou então, ao contrário, o misticismo eclesiolótico que ressalta a unidade da Igreja com Cristo, a ponto de considerar Cristo e a Igreja como uma espécie de pessoa física. São dois erros que têm uma analogia – como já punha em relevo Leão XIII na Encíclica Satis cognitum – com duas heresias cristológicas: o nestorianismo, que separava as duas naturezas em Cristo, e o monofisismo, que as confundia. O Concílio Vaticano II ofereceu-nos uma síntese que nos ajuda a captar o verdadeiro sentido da unidade mística da Igreja, apresentando-a “como única realidade complexa, formada pelo duplo elemento humano e divino” (LG, 8).
3. A presença do Espírito Santo na Igreja faz com que ela, embora marcada pelo pecado dos seus membros, seja preservada da defecção. Com efeito, a santidade não só substitui o pecado, mas supera-o. Também neste sentido se pode dizer com São Paulo, que onde abunda o pecado, superabunda a graça (cf. Rm 5,20).
O Espírito Santo habita na Igreja não como um hóspede que, em todo o caso, permanece estranho, mas como a alma que transforma a comunidade em “templo santo de Deus” (1 Cor 3,17; cf. 6, 19; Ef. 2,21) e a assimila continuamente a Si por meio do Seu dom específico, que é a caridade (cf. Rm 5,5; Gl. 5,22). A caridade – ensina o Concílio Vaticano II na Constituição dogmática sobre a Igreja – “dirige todos os meios de santificação, informa-os e leva-os ao seu fim” (LG, 42). A caridade é o “coração” do Corpo místico de Cristo, como lemos na esplêndida página autobiográfica de Santa Teresa do Menino Jesus: “Compreendi que, se a Igreja apresenta um corpo formado por membros diferentes, não lhe falta o mais necessário e mais nobre de todos: compreendi que a Igreja tem coração, um coração ardente de amor; compreendi que só o amor fazia atuar os membros da Igreja e que, se o amor viesse a extinguir-se, nem os Apóstolos continuariam a anunciar o Evangelho, nem os mártires a derramar o seu sangue; compreendi que o amor encerra em si todas as vocações, que o amor é tudo e abrange todos os tempos e lugares, numa palavra, que o amor é eterno” (Manuscr. Autobiogr. B 3v).
4. O Espírito que habita na Igreja, mora também no coração de cada fiel: é o dulcis hospes animae. Seguir um caminho da conversão e de santificação pessoal significa, então, fazer-se “conduzir” pelo Espírito (cf. Rm 8,14), deixá-l’O agir, orar, amar em nós. É possível “tornarmo-nos santos” se nos deixarmos santificar por Aquele que é o Santo, colaborando com docilidade na Sua ação transformadora. Por este motivo, sendo o revigoramento da fé e do testemunho dos cristãos o objetivo prioritário do Jubileu, “é necessário suscitar em cada fiel um verdadeiro anseio de santidade, um forte desejo de conversão e renovamento pessoal num clima de oração cada vez mais intensa e de solidário acolhimento do próximo, especialmente do mais necessitado” (Tertio millennio adveniente, 42).
Podemos considerar que o Espírito Santo é como que a alma da nossa alma, e portanto o segredo da nossa santificação. Deixemo-nos habitar pela Sua presença forte e discreta, íntima e transformadora!
5. São Paulo ensina-nos que a inabitação do Espírito Santo em nós, intimamente ligada à ressurreição de Jesus, é também o fundamento da nossa ressurreição final: “Se o Espírito d’Aquele que ressuscitou a Jesus dos mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou a Jesus Cristo dos mortos, há-de dar igualmente a vida aos vossos corpos mortais por meio do Seu Espírito, que habita em vós” (Rm 8,11).
Na bem-aventurança eterna viveremos na jubilosa convivência que agora é prefigurada e antecipada pela Eucaristia. então, o Espírito levará à plena maturação todos os germes de comunhão, de amor e de fraternidade, que floresceram ao longo da nossa peregrinação terrena. Como afirma São Gregório de Nissa, “circundados pela unidade do Espírito Santo como pelo vínculo da paz, todos serão um só Corpo e um só Espírito” (Hom. 15 in Cant.).
Fonte https://cleofas.com.br/espirito-santo-alma-da-igreja/