Por que devo rezar urgentemente pela santificação dos Sacerdotes?


Os sacerdotes são nossos pais espirituais. Sem eles, não temos Jesus nos sacramentos. Eles são verdadeiros amigos que esclarecem nossa mente para a Verdade, ou seja, são como guias que nos conduzem para o caminho da salvação. Provavelmente, algum padre já marcou sua vida, não é mesmo? Seja em uma homilia, confissão, direção espiritual, catequese, conversa amigável ou, simplesmente, pelo jeito piedoso de agir.

Provavelmente, algum padre já marcou sua vida, não é mesmo? Seja em uma homilia, confissão, direção espiritual, catequese, conversa amigável ou, simplesmente, pelo jeito piedoso de agir. Como nossos pastores, eles nos guiam rumo aos Céus. Mas, se estão mais próximos de Deus, por que devemos rezar pela santificação dos sacerdotes?

A oração deve fazer parte da rotina de todo batizado. Porém, mais do que rezar por nós mesmos, somos convidados à oração de intercessão. Por isso, é dever de todo católico rezar pelos sacerdotes e pelos irmãos, para que se fortaleçam em suas batalhas. 

Os sacerdotes são nossos pais espirituais. São verdadeiros amigos que esclarecem nossa mente para a Verdade, ou seja, são como guias que nos conduzem para o caminho da salvação.

Mais do que isso, os sacerdotes nascem do Coração de Jesus, que deu a Si mesmo como alimento na última ceia.

Eles têm o importante e necessário compromisso de serem continuadores da missão de Jesus no meio do Seu povo.

Agem in persona Christi  na distribuição dos sacramentos. Isso quer dizer que quando o padre age, não é ele, mas o próprio Cristo quem está agindo por meio dele.

A missão é tão intensa que necessitam ser socorridos por nós na oração. Por isso, é fundamental rezar pelos sacerdotes, para que o Senhor continue sustentando-os em sua missão e também para que surjam novas vocações.

Padres santos para um povo santo

Se desejamos ter santos representantes de Cristo em nosso meio, devemos rezar pelos sacerdotes, suplicando a Deus que os proteja das investidas do demônio.

Todo fiel deve rezar para que o Senhor oriente os sacerdotes na condução de suas vidas, para que saibam viver inteiramente centrados no cumprimento de sua vocação.

Se o erro de um padre afasta uma multidão, a santidade de um sacerdote pode transformar a história. Este é o testemunho que encontramos em São João Maria Vianney, e não é por acaso que ele é o padroeiro dos sacerdotes.

Logo que se tornou padre, em 1818 foi encaminhado para um vilarejo de Ars, na França, onde o povo estava perdido em cabarés, vícios, bebedeiras, bailes e blasfêmias.

O Padre Vianney, com seu imenso amor a Deus, conseguiu transformar a vida e a história daquele lugar. Passava horas no confessionário, totalmente entregue à sua vocação, acolhendo o povo com misericórdia, orientando-os na verdade de Deus.  

Não apenas seus paroquianos se converteram e desejavam confessar-se com ele, mas milhões de pessoas em toda a França. Nos seus últimos tempos de vida, recebia no confessionário mais de 200 pessoas por dia.

São João Maria Vianney tornou-se referência para os padres no dever de doar-se totalmente a Jesus pela conversão do povo até à sua própria exaustão.

A missão do sacerdócio no mundo 

O Papa Francisco afirmou que todo sacerdote é “um instrumento através do qual Cristo chega às almas, para instruí-las e preservá-las”. Ou seja, a missão primordial do padre é ensinar e santificar o povo de Deus.

Para cumprir sua missão santamente, o sacerdote deve conformar sua vontade com a vontade de Deus a partir de uma estreita relação com Ele.

A missão do sacerdote exige coragem, pois assume sacrifícios, desafios, situações difíceis e adversas. Deve trabalhar pelo bem dos que precisam, pela edificação de uma sociedade mais justa e solidária.

O sacerdote consagra sua vida no anúncio do Evangelho, e deve se deixar conduzir por um amor apaixonado por Jesus Cristo, capaz de contagiar o povo de Deus.

O amor que o sacerdote dedica ao Senhor é concretizado no seu comprometimento com os fiéis, na educação de sua fé.

O padre deve ser testemunha da vida que brota de Jesus Ressuscitado. Por isso deve viver a santidade, sobretudo na tarefa de ser missionário para transmitir a fé.

Contudo, apenas a graça de Deus torna possível a santidade. E é por isso que todo católico é convidado a rezar pelos sacerdotes. Sem a oração de intercessão dos fiéis, a missão sacerdotal torna-se ainda mais pesada e mais difícil.

Além disso, rezar pelos sacerdotes é importante porque faz a Igreja crescer em unidade e santidade.

Certa vez, o Papa emérito Bento XVI assim falou:

“A oração constante e profunda faz crescer a fé da comunidade cristã, na certeza sempre renovada de que Deus nunca abandona o seu povo e que o sustenta suscitando vocações especiais, para o sacerdócio e para a vida consagrada”.

Bento XVI

Rezar pelos sacerdotes é nossa missão

Em 1846, em La Salette, na França, Nossa Senhora apareceu para duas crianças, Maximino Giraud e Mélanie Calvat.

Por meio deles a Virgem trouxe ao mundo uma importante mensagem que desperta nossa consciência sobre a necessidade de rezar pelos sacerdotes.

Entre outros assuntos, na aparição Nossa Senhora falou sobre a infidelidade de muitas almas consagradas a Deus: 

“Os sacerdotes, ministros de meu Filho, pela sua má vida, sua irreverência e impiedade na celebração dos santos mistérios, pelo amor do dinheiro, das honrarias e dos prazeres, tornaram-se cloacas de impureza. Sim, os sacerdotes atraem a vingança e a vingança paira sobre suas cabeças”.

Nossa Senhora d eLa Salette

A Virgem ainda exortou: 

“Ai dos sacerdotes e das pessoas consagradas a Deus, que pela sua infidelidade e má vida crucificam de novo meu Filho! Os pecados das pessoas consagradas a Deus bradam ao Céu e clamam por vingança. E eis que a vingança está às suas portas, pois não se encontra mais uma pessoa a implorar misericórdia e perdão para o povo”.

La Salette

A mensagem de Nossa Senhora de La Salette deve ser um estímulo para que todo católico exerça sua função de intercessor e nunca deixe de rezar pelos sacerdotes para que cumpram sua missão guiados pelo Espírito Santo de Deus.

Recentemente o Papa Francisco pediu que os católicos se dediquem a rezar pelos sacerdotes “para que através de sua oração o Senhor os fortaleça em sua vocação” e sejam verdadeiros ministros da “Alegria do Evangelho”.

Portanto, nos esforcemos por oferecer jejuns, penitências e orações na intenção dos sacerdotes e religiosos.

estes tempos cada vez mais confusos, também precisamos que essa vocação seja despertada nos jovens. Assim, poderemos ter autênticas vocações sacerdotais. Afinal, as pessoas têm sede de Deus e é por meio desses ministros que podem encontrá-Lo.

Além disso, no Evangelho de São Mateus, enquanto percorria as cidades, o próprio Cristo fez essa exortação aos discípulos. 

 

“Ao ver a multidão, teve compaixão dela, porque estava cansada e abatida como ovelhas sem pastor. Então, disse aos seus discípulos: ‘A colheita é grande, mas poucos os operários! Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita’” (Mt 9, 35-38).

 

Essa vocação tem algumas características especiais, que nos revelam a importância de rezar pela santificação dos sacerdotes. Confira.

 

#1 São ministros da Igreja

 

Ao ser enviado pelo Pai, Jesus escolheu alguns homens para darem continuidade à Sua missão. Esses eram os “apóstolos”, palavra de origem grega que significa “enviados”. “E constituiu Doze, para que ficassem com ele, para enviá-los a pregar e terem autoridade para expulsar os demônios” (Mc 3, 14).

Após a ressurreição do Salvador, Ele reforçou esse envio. “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28, 19s).

Hoje, quem dá continuidade a essa missão são justamente os bispos, padres e diáconos. Com o sacramento da ordem, recebem a graça do Espírito Santo para se configurarem a Cristo. Assim, se colocam a serviço da Igreja e de todos os filhos de Deus.

“[O sacerdócio ministerial] é um dos meios pelos quais Cristo não cessa de construir e conduzir sua Igreja” (Catecismo da Igreja Católica – 1547).

 

#2 Possuem a missão de nos conceder os sacramentos

 

Para corresponder à responsabilidade de conduzir a Igreja, os sacerdotes recebem a missão de ministrar os sacramentos. São esses sinais da graça de Deus que nos abrem as portas dos Céus, alimentam a nossa fé, curam nossas feridas e nos aproximam do Pai.

Por exemplo, por meio do Batismo, nos tornamos filhos do Senhor. Com a Eucaristia, o sacrifício da Cruz é renovado, nos tornamos um só com Ele e fortalecemos nossa fé. Com a Confissão, temos os pecados perdoados e nos reconciliamos com o Mestre.

Assim, os sacerdotes são como “pontes” entre o povo e Deus.

 

#3 São diretores espirituais das almas

 

Assim como um pastor guia suas ovelhas para o local seguro do redil, os sacerdotes devem guiar as almas para o Céu. Para que possam orientá-las segundo a fé, precisam conhecer o rebanho e estar intimamente unidos a Cristo, o Bom Pastor. Isso só é possível por meio da oração.

 

#4 Estão sempre à frente de um povo

 

Os sacerdotes têm a missão de serem como velas, que se desgastam por amor no altar do Senhor, para iluminar o caminho dos demais. Por isso, vão sempre à frente, guiando os passos da Igreja na terra e nos mostrando como podemos seguir ao Mestre em cada tempo.

Por isso, devemos pedir que alcancem virtudes como a coragem, caridade e humildade.

 

#5 São homens como todos os outros – com um chamado especial

 

Os chamados a essa vocação são homens comuns, mas escolhidos por Deus para essa missão. No entanto, embora as fraquezas humanas não interfiram no fruto da graça dos sacramentos, podem prejudicar a fidelidade apostólica e, até mesmo, a evangelização.

Por isso, precisamos rezar pela santificação dos sacerdotes, para que se assemelhem, cada vez mais, a Cristo.

 

#6 Vários Santos já pediram que rezássemos sempre

 

Ao longo dos séculos, vários santos nos orientaram a rezar pela santificação dos sacerdotes. Santa Mônica, por exemplo, rezou por mais de 30 anos pela conversão de seu filho, Santo Agostinho. Depois, ele se tornaria Bispo.

Já Nossa Senhora, na aparição de La Salette, na França, alerta as crianças sobre o quanto os pecados das pessoas consagradas ferem Jesus. A mensagem reforça a necessidade de interceder pelas vocações. Afinal, a Igreja precisa de sacerdotes santos e fiéis.

 

#7 São os ‘filhos prediletos’ de Nossa Senhora

 

No Calvário, Jesus entregou São João à Virgem Maria. Embora nessa passagem represente toda a Igreja, por ser apóstolo, João era sacerdote. Logo, nesse momento, vemos que o discípulo que muito amou ao Senhor, também foi muito amado pela Mãe de Deus. 

Ao se consagrarem inteiramente a Cristo, os sacerdotes alegram a Imaculada. Por isso, devemos sempre contar com a intercessão da Rainha dos Apóstolos.

 

Vamos rezar pela santificação dos sacerdotes?

 

Precisamos rezar pela santificação dos sacerdotes. A Igreja necessita de homens santos, corajosos e justos. Devem estar dispostos a seguir a Cristo e a dar a vida pelas ovelhas.

Para isso, a Igreja também conta com as suas orações pelas vocações sacerdotais – tanto as que já afloraram, como as que ainda precisam desabrochar. Neste mês vocacional, reze pelos jovens vocacionados, pelo Papa, pelos bispos, padres e diáconos.

Este conteúdo foi esclarecedor para você? Então compartilhe com seus amigos e irmãos de comunidade!

Fonte: https://www.osj.org.br/evangelizacao/rezar-pelos-sacerdotes/#:~:text=Sem%20a%20ora%C3%A7%C3%A3o%20de%20intercess%C3%A3o,crescer%20em%20unidade%20e%20santidade.

https://palotinas.com.br/blog/2021/08/03/rezar-pela-santificacao-dos-sacerdotes/

 

O que a palavra “padre” significa e onde ela está na Bíblia?

Os sacerdotes fazem parte do cristianismo desde o início, e suas raízes estão já no Antigo Testamento...