Assista o Filme A Fascinante História de Santa Tereza de Ávila


Santa Tereza nasceu em Ávila, na Espanha, no ano de 1515. A educação que os pais deram a ela e ao irmão Roderico, foi a mais sólida possível. Acostumada desde pequena à leitura de bons livros, o espírito da menina não conhecia maior encanto que o da vida dos santos mártires. Tanto a impressionou esta leitura que, desejosa de encontrar o martírio, combinou com o irmão a fuga da casa paterna, plano que realmente tentaram executar, mas que se tornou irrealizável, dada a vigilância dos pais.

 

 

Sinopse:

Santa Tereza nasceu em Ávila, na Espanha, no ano de 1515. A educação que os pais deram a ela e ao irmão Roderico, foi a mais sólida possível. Acostumada desde pequena à leitura de bons livros, o espírito da menina não conhecia maior encanto que o da vida dos santos mártires. Tanto a impressionou esta leitura que, desejosa de encontrar o martírio, combinou com o irmão a fuga da casa paterna, plano que realmente tentaram executar, mas que se tornou irrealizável, dada a vigilância dos pais.

A ideia e o desejo do martírio ficaram, entretanto, profundamente gravados no coração da menina. Quando tinha 12 anos, perdeu a boa mãe. Prostrada diante da imagem de Nossa Senhora, exclamou: “Mãe de misericórdia, a vós escolho para serdes minha Mãe. Aceitai esta pobre órfãzinha no número das vossas filhas”. A proteção admirável que experimentou durante toda a vida, da parte de Maria Santíssima, prova que esse pedido foi atendido.

Deus permitiu que Teresa por algum tempo, enfastiando-se dos livros religiosos, desse preferência a uma leitura profana, que poderia pôr-lhe em perigo a alma. Também umas relações demasiadamente íntimas com parentes, um tanto levianas, levaram-na ao terreno escorregadio da vaidade. O resultado disto tudo foi ela perder o primitivo fervor, entregar-se ao bem-estar, companheiro fiel da ociosidade, sem entretanto chegar ao extremo de perder a inocência.

O pai, ao notar a grande mudança que verificava na filha, entregou-a aos cuidados das religiosas agostinianas. A conversão foi imediata e firme. Uma grave enfermidade obrigou-a a voltar para a casa paterna. Durante esta doença, percebeu o profundo desejo de abandonar o mundo e servir a Deus, na solidão dum claustro. O pai, porém, opôs-se a esse plano, no que foi contrariado por Teresa, que fugiu de casa, para se internar num mosteiro das Carmelitas, em Ávila. No meio do caminho lhe sobreveio uma grande repugnância pela vida religiosa, e por um pouco teria desistido da idéia. Vendo em tudo isto uma cilada do inimigo de Deus e dos homens, seguiu resolutamente o caminho e ao transpor o limiar do mosteiro, os receios e escrúpulos deram lugar a uma grande calma e alegria no coração.

Durante o tempo do noviciado, foi provada por outro relaxamento no fervor religioso que, aliás, pouco tempo durou. Deus mais uma vez lhe tocou o coração, mas de uma maneira tão sensível que Teresa, debulhada em lágrimas, prostrada diante do crucifixo, disse; ” Senhor, não me levanto do lugar onde estou, enquanto não me concederdes a graça e fortaleza bastantes, para não cair mais em pecado e servir-vos de todo coração, com zelo e constância”. A oração foi ouvida e de uma vez para sempre, ficou extinto no coração de Teresa o amor ao mundo e às criaturas e restabelecido o zelo pelas coisas de Deus, do seu santo serviço.

Foi-lhe revelado que essa conversão era o resultado da intercessão de Maria Santíssima e de São José. Por isso, teve sempre profunda devoção a S. José e muito trabalhou para difundir este culto na Igreja.

Profunda era a dor que sentia dos pecados cometidos e dolorosas eram as penitências que fazia, se bem que os confessores opinassem que nenhuma dessas faltas chegava a ser grave. Em visões lhe foi mostrado o lugar no inferno, que lhe teria sido reservado, se tivesse seguido o caminho das vaidades. De tal maneira se impressionou com esta revelação, que resolveu restabelecer a Regra carmelitana, em todo o rigor primitivo. Esse plano, embora tivesse a aprovação do papa Pio IV, a mais decisiva resistência encontrou da parte do clero e dos religiosos. Teresa, porém, tendo a intenção de agir por vontade de Deus, pôs mãos à obra e venceu.

Trinta e dois mosteiros (17 femininos e 15 masculinos) foram por ela fundados e outros tantos reformados. Em todos, tanto no convento dos religiosos, como das religiosas, entrou em vigor a antiga regra. São João da Cruz foi quem assumiu e escreveu as regras para o segmento masculino, a pedido de Santa Teresa.

Em sua biografia há capítulos ( os 11 e os seguintes), que dão testemunho da intensidade da sua vida interior. O que diz sobre os quatro degraus da oração, isto é, sobre o recolhimento, a quietação, a união e o arrebatamento, é realmente aquilo que a oração da sua festa chama “pábulo da celeste doutrina”. Graças extraordinárias a acompanhavam constantemente como fossem: comunicações diretas divinas, visões, presença visível de Cristo.

Um anjo traspassou seu coração com uma seta de fogo, fato este que a Ordem carmelitana comemora na festa da transverberação do coração de Santa Teresa, em 27 de agosto.

Doloroso foi o caminho da cruz pelo qual a Divina Providência a quis levar e não faltou quem lhe envenenasse as mais retas intenções, quem em suas medidas de reforma visse obra do demônio, e intervenção direta diabólica. A calma lhe voltou, quando em 1559, se confiou à direção de São Pedro de Alcântara.

Não tardou que, em 1576, no seio da Ordem se levantasse uma grande tempestade contra a reforma. Veio a proibição de novas fundações, e Teresa viu-se obrigada a se recolher a um dos conventos. Parecia ter-se declarado o fracasso da sua obra: Foi, quando interveio o rei Felipe II. A perseguição afrouxou só pouco a pouco e, em 1580, o Papa Gregório XIII declarou autônoma a província carmelitana descalça.

Esta obra sobre-humana não teria tido o resultado brilhante que teve, se não fosse a execução da vontade divina e se Teresa não tivesse sido toda de Deus, possuidora das mais excelentes e sólidas virtudes, dotada de grande inteligência e senhora de profundos conhecimentos teológicos.

Santa Teresa teve o dom de ler nas consciências e predizer coisas futuras, não lhe faltou a cruz dos sofrimentos físicos e morais. No seio das maiores provações, nas ocasiões em que lhe parecia ter sido abandonada pelo céu e pela terra, era imperturbável sua paciência e conformidade com a vontade de Deus. No SS. Sacramento, achava a forma necessária para a luta e para a vitória.

Sob o impulso de uma graça especial fez o voto de fazer sempre aquilo que a consciência lhe dizia ser o mais alto grau da vida mística. Os numerosos escritos, asseguraram-lhe um dos primeiros lugares entre os místicos.

Oito anos antes de deixar este mundo, foi-lhe revelada a hora da morte. Sentindo esta se aproximar, dirigiu uma fervorosa ordem a todos os conventos de sua fundação ao ou reforma. Com muita devoção recebeu os santos Sacramentos, e constantemente rezava jaculatórias sobre esta: ” Meu Senhor, chegou afinal a hora desejada, que traz a felicidade de ver-vos eternamente.” – Sou uma filha de Vossa Igreja. Como filha de Igreja Católica, quero morrer.” – Senhor, não me rejeiteis a Vossa face. Um coração contrito e humilhado não haveis de desprezar”.

Santa Teresa morreu em 1582, na idade de 67 anos. Logo após sua morte, o corpo da Santa exalava um perfume deliciosíssimo. Até o presente dia se conserva intacto.

Seu coração, apresentando larga e profunda ferida, acha-se guardado num precioso relicário na Igreja das Carmelitas em Alba.

Assista o Filme Santo Antônio O Guerreiro de Deus

Conheça a fascinante história do Santo mais popular da face da terra, Santo Antônio de Lisboa, mais conhecido como Santo António de Pádua, nascido em Lisb...

Ressurreição - Aos Olhos de um Incrédulo

“Ressurreição” é a épica história bíblica da ressurreição contada pelos olhos de um incrédulo. Clavius (Joseph Fiennes), um poderoso tribuno milita...

Filme DUNS SCOTUS, o Defensor da Imaculada Conceição

Duns Scotus, atraído pelos exemplos de São Francisco de Assis, quis ser franciscano. Dedicou sua vida ao estudo das ciências filosóficas e teológicas e, co...

Assista o filme Davi e Golias a batalha da fé

A maior batalha de todos os tempos! Situada no meio de um embate entre dois dos maiores impérios da Antiguidade, uma batalha de proporções épicas acontece ...

Filme: Eu prefiro o Paraíso, de São Felipe Neri

Impossível não se apaixonar pelo testemunho de vida deste grande santo, de querer desejar o paraíso junto com ele. AMO E RECOMENDO DEMAIS!!! Você vive um ...

Filme: Karol: O homem que se tornou Papa - Dublado em Português

Aos 18 anos, o jovem polonês Karol Wojtyla dedicava-se aos estudos e ao desejo de ser ator e escritor. Mas quando as consequências da Segunda Guerra Mundial p...

Jacó - O filme

A História do Homem que encontrou Deus. A história dos irmãos Esau e Jacó.Na terra de Canaan vive Isac,filho de Abraão,ele e Rebeca tem dois filhos: Esau...

Assista ao Filme O Monge

Um filme Impactante que deixa um alerta para vigiarmos sempre, pois o Demônio leva muitas almas para o Inferno através dos prazeres da carne.O filme relata ...

Documentário: Destruindo a Farsa que o Papa Pio XII era o Papa de Hitler

O documentário desmistifica a ideia de que o Papa Pio XII teria se omitido e teria sido a favor do Nazismo. Isso não passa de uma propagando criada pelos com...

Filme: Assista a Fascinante História de São João da Cruz

Quem foi São João da Cruz? Qual a sua importância para a renovação espiritual da Igreja? O que a sua doutrina mística tem a ensinar aos homens do nosso t...

Assista o Filme José e Maria, aos olhos de Elias, um devoto Rabino

Elias, um devoto rabino, durante um tempo de inquietação quando a matança de inocentes do Rei Herodes, o Grande, reivindica a vida de dois meninos que ele h...

Filme: De ateia a Católica, Santa Benedita da Cruz - A Sétima Morada

O filme conta a História da Santa Benedita da Cruz, mais conhecida pelo nome de Santa Edith Stein. Juntamente com Santa Brígida e Santa Catarina de Sena é u...

Assista o Especial 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

Assista ao documentário sobre os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida feito pelo Globo Repórter....

Série: Conheça a História do Brasil que o seu professor esquerdista não te contou - Assista A Cruz e a Espada | Brasil - A Última Cruzada

A maior série sobre a história do Brasil. Conheça a verdadeira história do Brasil, longe dessa cultura marxista que segue uma via ideológica esquerdist...

Assista A Cruz e a Espada | Brasil - A Última Cruzada

A maior série sobre a história do Brasil. Conheça a verdadeira história do Brasil, longe dessa cultura marxista que segue uma via ideológica esquerdista ...

Filme: Assista a Fascinante História de Santa Teresinha do Menino Jesus

Filme que relata a vida dessa santa que prometeu fazer o céu dela só para interceder pelos \"homens\" da terra!...

Assista ao Filme O Ritual

Inspirado em fatos reais, este thriller sobrenatural narra a história de um estudante seminaristaMichael Kovak (Colin O’Donoghue) é um seminarista cético ...

Filme: Assista a Fascinante vida de São Josémaria Escrivá, um Santo dos nossos dias

Legendado em Português, esse filme conta a história da vida de Josemaría Escrivá, Santo Católico dos nossos dias, e fundador da Opus Dei. Em entrevista ...

Filme: A Fascinante vida de Padre Pio (O Santo De Pietrelcina) - Dublado

Esse maravilhoso Filme mostra um pouco da vida de um dos santos mais misticos da Igreja, o único padre que recebeu os estigmas de Cristo, e que viveu no seculo...

Filme: O Apocalipse de João (dublado)

Filme que retrata o evangelho do apocalipse a Revelação de Jesus Cristo para a sua igreja. 90 d.C. O Imperador Romano Domitian lançou uma campanha bárbara ...

Filme: A Fascinante História de Jacinta de Fátima

O mistério das Aparições de Fátima visto de uma forma inovadora pelo olhar de uma das crianças, Jacinta, a mais carismática delas todas. O fenõmeno das ...

Filme: A Fascinante vida de Santa Clara de Assis

Santa Clara nasceu em Assis, Itália, no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, a qual haveria de ter...

Fátima: 2 Filmes para o seu Final de semana ser Abençoado

Assista o filme Jacinta e o Milagre de Fátima . Jacinta é um Filme baseado em fatos verídicos, assista ao desenrolar dos acontecimentos que marcaram o ano ...

A Canção de Bernadette (1943)-Dublado em Português.

Em 1858, em pleno apogeu das ideias racionalistas, uma pequena camponesa chamada Bernadette, da cidade de Lourdes, França, recebe a visita de uma senhora v...

A Fascinante história das Aparições de Nossa Senhora a Santa Bernadette

Bernadette (França, 1988). A vida da vidente de Lourdes (interpretada por Sydney Penny), até as aparições de Nossa Senhora. Elogiado pelo Vaticano como \"um...

Filme A fascinante história de São Maximiliano Maria Kolbe - criador da Milícia da Imaculada

Maximiliano Kolbe é um sacerdote católico polonês preso no campo de concentração nazista de Auschwitz. Ele dá a sua vida por outro prisioneiro, um homem d...

Filme Santa Irmã Faustina - DUBLADO COMPLETO

O filme, dublado em português e inspirado no diário espiritual de Santa Faustina, narra as revelações de Jesus a ela, e as experiências espirituais extraor...

Main - A casa da felicidade - Português

O filme MAÌN, a casa da felicidade, narra a trajetória da vida de SANTA MARIA DOMENICA MAZZARELO, carinhosamente chamada MAÌN. Ainda muito jovem, movida pelo...

Filme A Paixão de Cristo (HD dublado)

No filme online A Paixão de Cristo, as últimas 12 horas da vida de Jesus de Nazaré (James Caviezel). No meio da noite, Jesus é traído por Judas (Luca Lione...

Filme da Fascinante Vida de São Francisco de Assis

Um dos mais belos filmes sobre a vida de São Francisco de Assis. Nascido em berço de ouro, cercado de privilégios, paixões e luxo, Francisco de Assis veio a...

A Fascinante História da Irmã Dulce.

Assista o Filme de Irmã Dulce, aquela que será a primeira Santa nascida no Brasil, e que, em vida, foi chamada de “Anjo Bom da Bahia”, também indicada ao...

João Paulo I: O Sorriso de Deus

Albino Luciani, torna-se sacerdote em sua cidade natal Canale d\'Agordo em Bllunese na Itália. Ele é eleito Papa com o nome de João Paulo I. O seu breve papa...

Tomé - Suas dúvidas o levaram aos pés de Jesus

Um homem de temperamento impulsivo, Tomé ficou conhecido na história como o mais cético dos apóstolos. Atormentado por suas dúvidas e desconfiado de todos,...

A Fascinante História de Santa Rita de Cássia

Uma Superprodução do cinema italiano, filmada nas belas paisagens de Cássia, onde Rita nasceu, viveu e deu testemunho de sua fé, coragem e espiritualidade c...

A história fascinante e Incrível de Cristo Jesus

Em primeiro lugar esse filme é um projeto de evangelização, um filme totalmente baseado nos principais documentos escritos sobre Jesus Cristo, foi o grande ...

Sansão e Dalila

Esta é a história do herói israelita Sansão e a linda filistéia Dalila. Ele, um simples pastor com a força de um titã. Ela, dividida entre o amor e a lea...

O MESSIAS, E O DISCÍPULO PAULO

AS MENSAGENS DO MESSIAS, E DO APOSTOLO PAULO, MENSAGENS QUE EDIFICAM NOSSAS VIDAS...