
Histórico das iniciativas dos governos Lula e Dilma relacionadas ao aborto no Brasil (2003–2026)
Complemento documental para o artigo sobre cristianismo, PT, esquerda e defesa da vida.
1. Primeiro governo Lula — 2003 a 2006
2004–2005: comissão tripartite para rever a legislação do aborto
Em maio de 2005, a Câmara dos Deputados noticiou a instalação de uma comissão tripartite destinada a rever a legislação punitiva sobre a interrupção voluntária da gravidez. Ela reunia representantes do Poder Executivo, do Legislativo e da sociedade civil, seguindo diretrizes da Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
O processo se relacionou à discussão de propostas de descriminalização do aborto, incluindo o Projeto de Lei 1.135/1991, que buscava retirar a criminalização do aborto voluntário e ampliar sua realização no sistema de saúde.
O registro da Câmara mostra que, em outubro de 2005, foi solicitada audiência pública para debater a retirada do artigo 124 do Código Penal, que criminaliza o aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento.
Por que isso importa na crítica ao PT?
A iniciativa demonstra que, durante o primeiro governo Lula, houve articulação institucional para discutir uma mudança mais ampla na legislação sobre o aborto. Isso é diferente de dizer que a descriminalização foi aprovada: o projeto não se converteu naquela ocasião em uma lei que legalizasse o aborto voluntário de forma geral.
2006: propostas para ampliar o acesso ao aborto
Durante a campanha à reeleição, o documento temático Compromisso com as Mulheres apresentou propostas sobre autonomia corporal, direitos sexuais e reprodutivos e mudanças na legislação. A reportagem contemporânea da Folha de S.Paulo descreveu essas medidas como iniciativas para ampliar o acesso ao aborto, embora o texto evitasse empregar diretamente essa palavra.
Esse episódio é relevante porque permite questionar a coerência entre a linguagem religiosa eventualmente empregada por candidatos e as propostas de seus programas eleitorais.
É necessário, porém, distinguir o documento temático voltado às mulheres de uma lei aprovada ou de uma alteração efetiva do Código Penal.
2. Segundo governo Lula — 2007 a 2010
Dezembro de 2009: o Programa Nacional de Direitos Humanos — PNDH-3
Este é um dos episódios mais importantes de todo o histórico.
Em 21 de dezembro de 2009, Lula assinou o Decreto nº 7.037/2009, que instituiu o terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos. Na versão original, uma das ações programáticas previa expressamente:
Apoiar a aprovação do projeto de lei que descriminaliza o aborto, considerando a autonomia das mulheres para decidir sobre seus corpos.
A redação original pode ser conferida no próprio decreto publicado pelo governo federal.
Aqui, portanto, não se tratava apenas de uma proposta defendida por um parlamentar isolado: o texto oficial de um programa nacional de direitos humanos assinado pelo presidente Lula registrou apoio à aprovação de um projeto de lei de descriminalização do aborto.
O programa atribuía responsabilidades a órgãos federais, incluindo o Ministério da Saúde, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e o Ministério da Justiça.
Janeiro de 2010: recuo após reação de setores religiosos
Após a repercussão negativa e as críticas de representantes da Igreja Católica e de outros setores, Lula determinou a revisão do trecho do PNDH-3 relativo à descriminalização.
A imprensa registrou que o presidente alegou que a redação não traduzia a posição do governo e determinou a retirada da formulação que defendia a autonomia das mulheres para decidir sobre seus corpos nesse contexto.
Maio de 2010: Decreto nº 7.177 altera a redação
O Decreto nº 7.177, de 12 de maio de 2010, substituiu a redação anterior por outra que dizia:
Considerar o aborto como tema de saúde pública, com a garantia do acesso aos serviços de saúde.
A alteração está documentada na publicação oficial da Câmara dos Deputados e no texto do decreto.
A mudança é importante para uma análise equilibrada: o governo Lula chegou a incluir o apoio explícito à descriminalização no PNDH-3, mas depois retirou essa formulação e adotou uma redação diferente.
Conclusão deste episódio: é documentalmente correto criticar a inclusão inicial da descriminalização no programa assinado por Lula. Também é necessário registrar que a redação foi posteriormente modificada, em vez de afirmar que a versão original permaneceu inalterada.
3. Governo Dilma Rousseff — 2011 a 2016
2010: compromisso eleitoral de Dilma sobre o aborto
Antes de assumir a Presidência, Dilma Rousseff fez declarações públicas sobre o aborto e, durante a campanha de 2010, divulgou uma carta dirigida a religiosos.
Segundo a reportagem da Folha de S.Paulo, Dilma afirmou ser pessoalmente contra o aborto, declarou que não partiria dela uma iniciativa para legalizá-lo e se comprometeu a defender a manutenção da legislação então vigente. A reportagem também registrou que ela não prometeu vetar uma eventual lei aprovada pelo Congresso.
Esse episódio merece ser considerado porque demonstra a existência de uma disputa política sobre o tema dentro do próprio PT, inclusive durante campanhas presidenciais.
2011–2016: manutenção da legislação e políticas de atendimento
Durante os governos Dilma, não houve aprovação de uma lei federal que descriminalizasse amplamente o aborto voluntário.
O atendimento nos casos previstos em lei continuou sendo objeto de normas e procedimentos do Ministério da Saúde. Entre as referências administrativas está a Portaria nº 1.508/2005, que disciplinava o procedimento de justificação e autorização da interrupção da gravidez nos casos legalmente previstos no SUS.
É importante não confundir a regulamentação do atendimento nos casos já permitidos com uma nova autorização geral para o aborto.
Abril de 2012: decisão do STF sobre anencefalia
Em 12 de abril de 2012, o Supremo Tribunal Federal julgou procedente a ADPF 54 e afastou a interpretação de que a interrupção da gravidez de feto anencéfalo seria crime nas condições analisadas pelo Tribunal.
Essa decisão ampliou as situações em que a interrupção da gravidez pode ocorrer sem punição penal, mas é necessário fazer uma distinção institucional: foi uma decisão do Poder Judiciário, não uma lei aprovada por Dilma ou uma decisão unilateral de seu governo.
A ação havia sido proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde. Portanto, o fato de o julgamento ter ocorrido durante a Presidência de Dilma não autoriza atribuir a ela pessoalmente a autoria da decisão.
4. Retorno de Lula à Presidência — 2023 em diante
O terceiro governo Lula trouxe novas decisões administrativas e diplomáticas que podem ser criticadas sob uma perspectiva católica contrária à ampliação do aborto. Algumas delas foram apresentadas oficialmente pelo próprio governo.
Janeiro de 2023: saída do Consenso de Genebra
Em 17 de janeiro de 2023, o governo Lula anunciou a retirada do Brasil da Declaração do Consenso de Genebra sobre Saúde da Mulher e Fortalecimento da Família.
A nota conjunta dos ministérios das Relações Exteriores, da Saúde, das Mulheres e dos Direitos Humanos afirmou que o documento continha uma compreensão considerada limitadora dos direitos sexuais e reprodutivos e do conceito de família. O governo também declarou que pretendia reforçar sua atuação em fóruns internacionais relacionados a esses temas.
Por que essa decisão é relevante?
A saída representou uma mudança oficial de posicionamento diplomático. Para os críticos da agenda pró-aborto, foi um sinal de afastamento de uma declaração internacional associada à oposição à criação de um direito internacional ao aborto.
É necessário, contudo, registrar o limite do fato: a retirada da declaração não descriminalizou o aborto no Brasil nem alterou diretamente o Código Penal. A crítica diz respeito à orientação diplomática e política adotada pelo governo.
Janeiro de 2023: revogação da Portaria nº 2.561/2020
Em 13 de janeiro de 2023, o Ministério da Saúde revogou a Portaria nº 2.561/2020, que regulamentava procedimentos relacionados à interrupção da gravidez nos casos previstos em lei.
A portaria anterior determinava, entre outras providências, a comunicação à autoridade policial de casos com indícios ou confirmação de estupro atendidos pelos serviços de saúde e a preservação de possíveis evidências materiais. A revogação consta do registro oficial da legislação sanitária.
Em manifestação posterior, o Ministério das Mulheres do governo Lula reconheceu expressamente a revogação como uma das medidas adotadas em janeiro de 2023 para enfrentar barreiras ao acesso aos serviços de aborto previsto em lei.
A interpretação crítica é que a medida retirou uma exigência administrativa que podia funcionar como barreira ao atendimento de mulheres vítimas de violência sexual.
A ressalva jurídica é essencial: a revogação não criou uma nova hipótese legal de aborto. Ela alterou procedimentos administrativos relacionados aos casos já previstos na legislação.
2023: revisão de normas sobre saúde reprodutiva
O governo também anunciou a revisão de normas, portarias e diretrizes relacionadas à saúde reprodutiva, com o argumento de adequá-las à legislação vigente e a diretrizes científicas e de direitos humanos.
Essa orientação foi descrita pelo Ministério das Mulheres em pronunciamento oficial à Comissão das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres (CEDAW). O pronunciamento também mencionou medidas para ampliar o acesso à contracepção e qualificar profissionais de saúde.
Para uma crítica católica, o ponto a examinar é se essas revisões permanecem limitadas ao atendimento previsto em lei ou se, na prática, favorecem uma interpretação mais abrangente dos direitos reprodutivos.
Essa segunda conclusão exige a análise de cada norma específica; não decorre automaticamente do anúncio de revisão.
Setembro de 2023: julgamento da ADPF 442 no STF
Em 22 de setembro de 2023, a ministra Rosa Weber apresentou voto favorável à descriminalização da interrupção voluntária da gravidez até a 12ª semana de gestação, no julgamento da ADPF 442.
O julgamento foi suspenso após pedido de destaque do ministro Luís Roberto Barroso. A ação foi proposta pelo PSOL e tramitava no STF desde 2017.
Esse episódio é central para o debate político, mas deve ser descrito corretamente:
O voto foi de uma ministra do STF, não de Lula.
A ação foi proposta pelo PSOL, não pelo Poder Executivo.
O voto não equivaleu à aprovação de uma lei federal nem à descriminalização geral do aborto no país.
É legítimo criticar a orientação jurídica favorável à descriminalização e questionar seus efeitos sobre a proteção da vida nascente. Não é correto, porém, apresentar o voto como se tivesse sido uma medida aprovada diretamente pelo governo Lula.
Fevereiro de 2024: nota técnica do Ministério da Saúde sobre aborto legal
Em 28 de fevereiro de 2024, o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica que suspendia os efeitos de uma orientação anterior do governo Bolsonaro sobre o limite gestacional para a realização de aborto previsto em lei.
A mudança foi interpretada como uma retirada da recomendação administrativa que limitava a realização do procedimento a 21 semanas e seis dias. O tema gerou forte reação pública e política.
Em 29 de fevereiro, o Ministério da Saúde suspendeu a nova orientação. A sequência foi noticiada pelo UOL.
O episódio merece destaque porque demonstra uma tentativa administrativa de modificar a orientação federal sobre o atendimento ao aborto legal, seguida de recuo após a repercussão negativa.
A precisão é importante: a nota não alterava diretamente o Código Penal, e a orientação foi suspensa. Por isso, não se deve afirmar que o governo efetivamente estabeleceu, de forma permanente, uma nova regra nacional sem limite gestacional.
Abril de 2024: resolução do Conselho Federal de Medicina
Em 3 de abril de 2024, foi publicada a Resolução CFM nº 2.378/2024, que restringia a realização de assistolia fetal em determinadas situações de aborto previsto em lei decorrentes de estupro, quando houvesse probabilidade de sobrevida fetal acima de 22 semanas.
A resolução foi posteriormente suspensa por decisão do STF na ADPF 1.141, conforme o próprio registro do Conselho Federal de Medicina.
Esse caso precisa ser separado das medidas do governo Lula: o CFM é uma entidade profissional, e a resolução não foi um ato do presidente nem do Ministério da Saúde. A controvérsia judicial é relevante para o debate sobre aborto, mas não deve ser atribuída diretamente ao Executivo federal.
5. Síntese crítica: o que os documentos permitem afirmar?
|
Período |
Fato documentado |
Relevância para a crítica católica |
|---|---|---|
|
2005 |
Comissão tripartite para rever a legislação punitiva sobre o aborto. Portal da Câmara dos Deputados
|
Articulação institucional para discutir a descriminalização. |
|
2006 |
Documento eleitoral do PT abordou autonomia corporal e mudanças legislativas. 28/09/2006
|
Indicação de uma agenda progressista de direitos reprodutivos. |
|
2009–2010 |
PNDH-3 inicialmente apoiou expressamente um projeto de descriminalização; a redação foi modificada em 2010. Planalto
|
É o registro mais explícito de apoio à descriminalização em um programa oficial assinado por Lula. |
|
2010 |
Dilma assumiu compromisso eleitoral de manter a legislação vigente, segundo a imprensa. Folha de S.Paulo
|
Evidencia a disputa política e as promessas eleitorais sobre o tema. |
|
2012 |
STF afastou a criminalização da interrupção da gravidez de feto anencéfalo nas condições julgadas. Notícias STF
|
Mudança judicial relevante, não iniciativa legislativa do Executivo. |
|
2023 |
Brasil deixou o Consenso de Genebra e o governo revogou a Portaria nº 2.561/2020. Serviços e Informações do Brasil
|
Mudança diplomática e administrativa favorável à retirada de barreiras ao atendimento nos casos previstos em lei. |
|
2023 |
Rosa Weber votou pela descriminalização até 12 semanas na ADPF 442. Supremo Tribunal Federal
|
Debate judicial sobre a descriminalização ampla; não foi uma decisão de Lula. |
|
2024 |
Ministério da Saúde publicou e depois suspendeu uma orientação sobre aborto previsto em lei; o CFM também editou uma resolução posteriormente suspensa pelo STF. UOL Notícias
|
Controvérsias administrativas e judiciais sobre os limites do atendimento. |
6. Conclusão Final
A conclusão crítica mais sólida é que os governos ligados ao PT participaram, em diferentes momentos, de iniciativas que buscaram discutir a descriminalização do aborto ou ampliar o acesso aos serviços previstos em lei. O episódio mais direto é o PNDH-3 de 2009, que continha apoio explícito à aprovação de um projeto de descriminalização, posteriormente reformulado em 2010.
À luz da Doutrina Social da Igreja, um eleitor católico pode criticar essas iniciativas por entender que a proteção da vida humana desde a concepção deve ter prioridade moral e que o Estado não deve tratar a eliminação deliberada da vida nascente como um direito irrestrito.














