Jesus disse: Aquele que diz que ama a Deus e não guarda Seus mandamentos é um mentiroso, e nele não está a verdade.(1 João 2, 4) Os Dez Mandamentos são princípios eternos do evangelho que são necessários para nossa exaltação. O Senhor os revelou a Moisés na Antiguidade (ver Êxodo 20,1–17), e eles também foram mencionados em parte ou na totalidade em outros livros de escrituras (ver Mateus 19,18–19; Romanos 13,9; Os Dez Mandamentos são parte vital do evangelho. A obediência a esses mandamentos prepara o caminho para a obediência aos outros princípios do evangelho.
1. “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. E Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22, 37–39).
2. “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão” (Êxodo 20, 7).
3. "Guardar domingos e festas de guarda": O domingo é o dia em que Jesus ressuscitou. Em diversos relatos bíblicos vemos como a Igreja primitiva respeitava e guardava esse dia: (Jo 20,19-23.26; At 2,1; At 20,7; 1Cor 16,2; Ap 1,10)
4.“Honra a teu pai e a tua mãe” ( Êxodo 20, 12). Esse é um mandamento que continua em vigor durante toda a nossa vida e pode ser compreendido de diversas maneiras: Devemos honrar nossos pais e nossas mães que são nossos antepassados; devemos ser gratos pelo pai e pela mãe que nos proporcionaram um corpo terreno; devemos honrar aqueles que nos criaram no conhecimento da verdade. Acima de tudo, devemos honrar nossos Pai Celestiais. A maneira pela qual honramos esses pais e essas mães é guardando os mandamentos.
5. “Não matarás” (Êxodo 20,13).
6. “Não adulterarás” (Êxodo 20,14). Em uma revelação moderna, o Senhor condenou não apenas o adultério, mas ordenou: “[Não] farás coisa alguma semelhante” . A fornicação (Sexo antes do matrimônio), a homossexualidade e outros pecados sexuais são violações do sexto mandamento. “Jesus disse: Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério (Ex 20,14). Eu, porém, vos digo: todo aquele que olha para uma mulher com desejo malicioso já cometeu adultério com ela em seu coração” (Mt 5,27-28). Jesus quer matar o pecado da impureza na sua raiz; no coração. “Envergonhai-vos da fornicação, diante de vosso pai e de vossa mãe; e da mentira, diante do que governa e do poderoso”. (Eclesiástico 41,21). “Guarda-te, meu filho, de toda a fornicação: fora de tua mulher, não te autorizes jamais um comércio criminoso” (Tobias 4,13). “Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo” (I Coríntios 6,18) Veja mais em (Tobias 4,13), (Eclesiástico 41,21), (Atos dos Apóstolos 21,25), (I Coríntios 6,13), (I Coríntios 6,15), (I Coríntios 6,18), (I Coríntios 6,19-20), (II Coríntios 12,21), (Gálatas 5,19), Efésios 5,3), (Lucas 10,16) e (Hb 12,4)
7. “Não furtarás” (Êxodo 20,15). Furtar é uma forma de desonestidade.
8. “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Êxodo 20,16). Prestar falso testemunho é outra forma de desonestidade.
9. Do coração procedem as más intenções, os assassínios, os adultérios, as prostituições (Mateus 15,19). Isso inclui, obviamente, desejar a esposa ou o marido de outra pessoa.
Não cobiçarás a casa de teu próximo, não desejarás sua mulher, nem seu servo, nem sua serva, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma que pertença a teu próximo (Ex 20,17).
Todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração (Mt 5,28).
10. “Não cobiçarás” (Êxodo 20,17). Cobiçar ou invejar algo que pertence a outra pessoa é prejudicial à alma. Tal sentimento pode consumir nossos pensamentos e nos afligir com constante infelicidade e insatisfação. Ele geralmente leva a outros pecados e a dívidas financeiras. - Sermão da Montanha - (Mt. 5, 1 - 12)
Embora a maioria dos Dez Mandamentos relacionem coisas que não devemos fazer, eles representam também coisas que devemos fazer. O Salvador resumiu os Dez Mandamentos em dois princípios: amor ao Senhor e ao nosso próximo:
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22, 37–39).
Veja mais: https://www.idemais.com.br/post/voce-sabe-quais-sao-os-dez-mandamentos-e-o-significado-deles/291