Qual a importância do Santo Rosário na Quaresma?


Quaresma é tempo de oração, e nada melhor que rezar o Santo Rosário, tão pedido e exigido por Nossa Senhora em várias aparições por todo o mundo. O Rosário é tão poderoso que na importância para a Igreja Católica "só perde" para a Santa Missa.

A Quaresma já começou, e mais que os outros tempos litúrgicos, ela nos convida a uma vida de oração mais fecunda, pois é tempo de conversão, de olhar para dentro de nós mesmos e enxergar o que tem nos impedido de nos unir perfeitamente a Jesus. Esse é o período em que o cristão deve buscar com maior perseverança as práticas da oração, do jejum e da esmola, para que assim, seja dissipado o homem velho dentro de nós e na Ressurreição de Nosso Senhor também nasça em nosso interior um  homem novo. 

 Dentre as orações, o Santo Rosário se destaca pela sua importância e pelo poder que há nele. Mas, talvez você esteja se perguntando o porquê do Rosário ser uma oração tão poderosa? A resposta é simples! Porque o Santo Rosário chega à raiz do propósito da nossa vida: conhecer, amar e servir a Deus. O Catecismo da Igreja Católica nos diz que “de todas as criaturas visíveis, só o homem é ‘capaz de conhecer e amar o seu Criador’; ele é ‘a única criatura na terra que Deus quis por si mesma’; só ele é chamado a compartilhar, pelo conhecimento e pelo amor, a vida de Deus” (CaIC 356).

Através do Santo Rosário conhecemos Nosso Senhor Jesus Cristo, pois meditamos todos os mistérios de sua vida desde a Encarnação até a sua Gloriosa Ascensão. E quanto mais conhecemos a Ele, mais O amamos e desejamos servi-lo. Santo Agostinho nos dizia que só somos capazes de amar aquilo que conhecemos. E que bela oportunidade temos nós de conhecer Jesus acompanhados da Santíssima Virgem Maria, aquela que melhor conheceu Nosso Senhor, pois 

“foi no seu ventre que se formou, recebendo também dela uma semelhança humana que evoca uma intimidade espiritual, certamente, maior ainda” (São João Paulo II).

O Rosário é olhar com simplicidade para a Face de Jesus, abraçando com Cristo seus sofrimentos e o seu triunfo sobre a morte em companhia de Nossa Senhora. Santa Teresinha do Menino Jesus chamava a oração do Santo Rosário de “um simples olhar voltado para o céu… que abrange tanto a provação quanto a alegria”Rezar o Rosário nada mais é do que contemplar com Maria o rosto de Cristo. Ninguém jamais se dedicou à contemplação do rosto de Jesus com tanta fidelidade quanto a Virgem Maria. Não há tempo melhor do que a Quaresma para abraçar esses mistérios e, com a ajuda de Maria, deixá-los transformar nossas vidas. O Rosário é tão poderoso que Nossa Senhora fez 15 promessas para quem o rezasse. Clique aqui e leia mais sobre as promessas do Rosário. 

Ao contrário do que muitos pensam, o Santo Rosário não é uma repetição de Ave-Marias e Pai-Nossos, mas, sim, a meditação das palavras do Arcanjo Gabriel e do Cântico do Magnificat feito por Nossa Senhora. Aqui chegamos no cerne da nossa vida cristã, a Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Verbo feito carne. Ao rezar o Rosário nos recordamos do amor pleno de Deus por nós, de tudo o que Ele fez para nos salvar, é o seu amor que se manifesta a nós e nos chama à conversão. 

São Luís Maria Grignion de Montfort  nos exortou dizendo “se você rezar o Santo Rosário devotamente a cada dia até a morte, com o propósito do conhecimento da verdade, você obterá a graça do arrependimento e o perdão de seus pecados”.

Não deixe essa graça passar pela sua vida sem agarrá-la, Deus quer que você o conheça, para que O ame verdadeiramente. Junte-se a nós no Santo Rosário às 4h de segunda a sábado, a transmissão é feita pelo nosso canal no YouTube (ir_kelly_Patricia_oficial) e no nosso Perfil no Instagram (irkelly_institutohesed_oficial).  

 

 

 Clique aqui e ative as notificações em nosso canal do Youtube para não perder nenhum Rosário.

Nossa Senhora teria ensinado o Santo Rosário a São Domingos de Gusmão, no século XII, que, a pedido do Papa Gregório IX, deveria combater os terríveis hereges cátaros na França. Com a oração do Rosário, São Domingos teria convertido cerca de cem mil deles.

Rezem o Terço, todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo

Nossa Senhora pediu a oração do Terço em todas as suas aparições em Fátima, Portugal, de maio a outubro de 1917.

Ela nos prometeu a paz e muitas outras graças mediante esta oração, feita com o coração. Nos dias atuais, o seu pedido continua veemente, visto que a situação do gênero humano é censurável, devido ao afastamento de Deus e, consequentemente, do abandono dos valores morais.

A Virgem Santíssima, preocupada com a situação da humanidade, faz um apelo incisivo, mostrando-nos que, por meio da oração, alcançamos a misericórdia de Deus, ferida pela indiferença do homem. Diante da urgência dos tempos, precisamos corresponder aos pedidos da Virgem Santíssima, oferecendo a Deus súplicas pela salvação da humanidade e em reparação dos nossos pecados. A oração do Terço é uma arma eficaz para vencermos todos os tipos de guerras, pelas quais somos constantemente assolados.

O então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o Cardeal Ratzinger (Papa Bento XVI), no seu comentário teológico sobre a Mensagem de Fátima, afirma que não existe um destino imutável, que a fé e a oração são forças que podem influir na história e que, em última análise, a oração é mais forte que as balas, a fé mais poderosa que os exércitos.” (Memórias da Ir. Lúcia, p. 231)

 

 

Irmã Lúcia nos mostra, nas suas ‘Memórias’, que Nossa Senhora pediu para rezarmos o Terço diariamente nas aparições de Fátima, para alcançarmos as graças que Nosso Senhor tem para nós, confiantes na Sua poderosa intercessão. Vejamos os trechos referentes a esses pedidos:

Na aparição de maio:
Rezem o terço, todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra.” (Memórias da Ir. Lúcia, p.174)

Na aparição de junho:
Quero que venhais aqui, no dia 13 do mês que vem, que rezeis o terço todos os dias e que aprendam a ler.” (Memórias da Ir. Lúcia, p.175).

Na aparição de julho:
Quero que venham aqui no dia 13 do mês que vem, que continuem a rezar o terço todos os dias, em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer” (Memórias da Ir. Lúcia, p. 176).

Na aparição de agosto:
Quero que continueis a ir à Cova da Iria no dia 13, que continueis a rezar o terço todos os dias” (Memórias da Ir. Lúcia, p.178).

Na aparição de setembro:
Continuem a rezar o terço, para alcançarem o fim da guerra” (Memórias da Ir. Lúcia, p. 180).

Na aparição de outubro:
Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias” (Memórias da Ir. Lúcia, pp.180-190).

A Mensagem de Fátima, por tratar-se da voz da Mãe de Deus, não perderá jamais a sua atualidade, como nos recorda sempre o Magistério da Igreja: A mensagem que naquela ocasião a Virgem Santíssima dirigiu à humanidade, continua a ressoar com toda a sua força profética, convidando a todos à constante oração, à conversão interior e a um generoso empenho de reparação dos próprios pecados e daqueles de todo o mundo” (Mensagem do Papa João Paulo II por ocasião do 80º Aniversário da Primeira Aparição de Nossa Senhora em Fátima). Portanto, na medida em que ouvimos e correspondemos aos apelos da Virgem Santíssima, que tanto se preocupa com a nossa salvação, crescemos no amor a Nosso Senhor Jesus Cristo e, consequentemente, nos comprometemos com a Sua Igreja. Entramos assim no dinamismo do amor, que sempre nos remete à edificação do gênero humano.

A Oração do Terço é também um meio pelo qual podemos aprofundar o nosso relacionamento filial com a Santa Mãe de Deus. Ao rezarmos cotidianamente, vamos estreitando os laços de amor e amizade com a Santíssima Virgem, Ela que é portadora da Misericórdia Divina e medianeira de todas as graças que Nosso Senhor Jesus Cristo tem reservado para nós.

Há muito tempo, os Papas valorizam e recomendam vivamente a oração do Rosário, especialmente os últimos Papas, sobretudo a partir das aparições de Lourdes (1858) e Fátima (1917). Em Fátima, Nossa Senhora disse aos Três Pastorinhos que “não há problema de ordem pessoal, familiar e nacional que a oração do Terço não possa ajudar a resolver”.

Leão XIII (1878-1903), em tempos difíceis, dedicou ao Rosário dezesseis documentos eclesiais: onze encíclicas; uma constituição apostólica; três cartas apostólicas entre outros. Paulo VI dedicou três documentos ao Rosário: a encíclica Mense (29 de abril de 1965), que recorda que “Maria é caminho para Cristo, e isso significa que o recurso contínuo a ela exige que se procure nela, para ela e com ela, Cristo Salvador, a quem devemos nos dirigir sempre”.

 

 

Há muito tempo, os Papas valorizam a oração do Rosário e falam da sua importância

No dia 10 outubro de 2010, Papa Bento XVI também destacou a importância dessa oração: “A oração mais querida pela Mãe de Deus e que conduz diretamente a Cristo”. “O Rosário é a oração bíblica, totalmente tecida pela Sagrada Escritura. É uma oração do coração, em que a repetição da ‘Ave-Maria’ orienta o pensamento e o afeto para Cristo. É a oração que ajuda a meditar a Palavra de Deus e assimilar a Comunhão Eucarística, sob o modelo de Maria, que guardava em seu coração tudo aquilo que Jesus fazia e dizia, e sua própria presença”.

Na carta apostólica de João Paulo II “Rosarium Virginis Mariae” ele declara: “Percorrer com Ela [Maria] as cenas do Rosário é como frequentar ‘escola’ de Maria para ler Cristo, penetrar nos Seus segredos, compreender a Sua mensagem”. O Rosário pode promover o ecumenismo, afirmou o saudoso Pontífice.

Caminho para paz

No dia 7 de outubro de 2007, Bento XVI nos convidou a rezar o Rosário pela paz nas famílias e pela paz no mundo. «É a mensagem que a Virgem deixou em suas diferentes aparições».

«Penso, em particular – confessou da janela de seu apartamento –, nas aparições de Fátima, ocorridas há 90 anos, nos Três Pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, aos quais se apresentou como ‘a Virgem do Rosário’, e aos quais recomendou com insistência a oração do Rosário todos os dias, para se alcançar o fim da guerra».

Em visita a Pompeia, em 18 outubro 2008, Bento XVI disse o seguinte sobre o Rosário: «O Rosário é oração contemplativa, acessível a todos: grandes e pequenos, leigos e clérigos, cultos ou pouco instruídos». «O Rosário é “arma” espiritual na luta contra o mal, contra a violência, pela paz nos corações, nas famílias, na sociedade e no mundo».

 

 

Leia mais:
:: Saiba como rezar o terço
:: Como Maria pode ouvir nossas orações?
:: A presença da Virgem Maria na vida de cada um de nós
:: A origem do Santo Rosário

 

Fonte: https://institutohesed.org.br/importancia-do-santo-rosario-na-quaresma/#:~:text=Rezar%20o%20Ros%C3%A1rio%20nada%20mais,deix%C3%A1%2Dlos%20transformar%20nossas%20vidas.

https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/a-oracao-do-santo-rosario-e-sua-importancia/

 

 

É possível se converter “aos pouquinhos”?

Nenhum católico teria dificuldade em admitir que a conversão é um processo diário e que “é uma luta a vida do homem sobre a terra”. Mas e os pecados m...

15 maneiras e 40 propósitos de me converter de verdade nessa Quaresma

Quaresma é tempo de conversão. É um tempo especial de graças que devemos aproveitar ao máximo para fazermos uma renovação espiritual em nossa vida. S�...

Por que devo me confessar nesse tempo de Quaresma?

A Penitência é um sacramento que nos auxilia na caminhada nesta estrada difícil rumo ao céu. Jesus veio ao nosso mundo para tirar o pecado; como disse São ...

O que é Via Sacra? Quando surgiu? Qual seu significado e finalidade?

A Via-Sacra, também chamada Via Crucis, é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da Via-Sacra, com...

Eu posso ser melhor e fazer a diferença nessa Quaresma ? Como viver bem esse tempo ?

Quando o mundo despertou no dia seguinte ao Carnaval, deu-se Quarta-feira de Cinzas. Para os mundanos e pagãos, foi mais um dia como qualquer outro. Para ...

Por que 40 dias de Quaresma?

Desde quando se vive a Quaresma? Qual o sentido da Quaresma? O que é a penitência? De que modo a penitência se revela na vida cristã? O que é a conversão...

O que é a Quarta-Feira de Cinzas? E existe tudo isso na Bíblia?

A Quarta-Feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja e marca o início da Quaresma. É tempo de penitência, de oração mais intensa em prepara�...

O que é a Semana Santa? E Como viver bem esse momento?

O maior acontecimento da História da humanidade é a Encarnação, Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem. Nada nes...

Passagens bíblicas para refletir nesse tempo de Quaresma:

Vamos refletir com as passagens bíblicas sobre o Tempo de Quaresma...

O que é e qual o sentido da Quarta-feira de Cinzas?

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo...

Por que a Quaresma é tempo de voltar para Deus?

O momento favorável é agora! Será que amanhã estaremos aqui? Sabemos que a morte encerra o nosso tempo de se arrepender dos pecados e encontrar Deus, para v...

Por que a Oração, a esmola e o jejum é tão importante para viver bem a Quaresma?

Nesse tempo litúrgico, em que a Igreja nos convida para um de exame de consciência e conversão. Claro que todo tempo litúrgico é tempo de conversão e não...

O que é Penitência Quaresmal?

A razão básica pela qual a Igreja fala de penitência está no amor. E, já que o homem está marcado pelo pecado original, só é possível que ele cresça n...