A Palavra meditada está em Eclesiástico 30,15-17:
“A saúde do corpo é melhor que todo o ouro e a prata; e um espírito vigoroso, mais do que imensa fortuna. Não há riqueza maior que a saúde do corpo, nem contentamento maior que a alegria do coração. É melhor a morte do que uma vida amarga; e o descanso eterno, mais que uma doença prolongada.”
A saúde do corpo é um bem material, porém, sozinha, não dá conta de nada. É preciso ter saúde por fora e vigor por dentro.
Contentamento não é ter as coisas acontecendo conforme nossos projetos. Ser contente para quem é de Deus é estar cheio d’Ele. Não há contentamento maior do que a alegria do coração.
Uma vida sem Deus nos faz desejar a morte, por isso, não queiramos viver sem estar em Sua presença. Com o Espírito Santo conseguimos fortalecer o coração.
“Naquele tempo, Jesus disse: ‘Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno’.” (Mt 10,24-33)
Essa é a mensagem de Jesus para nós. Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. O mundo de hoje tem tentado de todas as formas acabar com alguns tecidos do corpo. Explico, não falo apenas do corpo humano, mas das diversas estruturas de corpo, especialmente o corpo enquanto identidade pessoal, mas também o corpo eclesial e o corpo familiar. O corpo atacado.
O grande perigo da agitação dos nossos dias está em perdermos nossa alma ou, em outras palavras, perdermos o sentido da nossa própria vida, perdermos o contato com o nosso centro, nosso verdadeiro chamado como pessoa, nossa essência, nossa missão, nossa tarefa neste mundo. Ao perdermos a nossa alma, tornamo-nos tão distraídos e preocupados com tudo o que está acontecendo em torno de nós que acabamos fragmentados, confusos e inseguros, sem sentido, sem reconhecermos, de fato, quem somos.
No corpo como identidade, nós temos maciçamente todos os dias os ataques à identidade do homem e da mulher, criados à imagem e semelhança de Deus. Querem matar toda a riqueza da diversidade masculino e feminino, criando esta ideia de gênero vaga, vazia e desprovida da revelação que o Criador mesmo deu a cada um de nós.
A Palavra de Deus sempre nos orienta para os outros
O que um amor degenerado faz conosco? Transforma tudo em egoísmo. Quando quero me amar sem amar a Deus e ao próximo, esse amor nos devora.
Precisamos nos amar, porque somos amados por Deus! Quem se reconhece como filho de d’Ele não se odeia nem se detesta, apenas ama. Uma pessoa, quando diz que seu corpo é ruim, desmerece a obra-prima do Senhor. Nosso corpo é uma bênção e precisamos aprender a cuidar dele.
Só conseguiremos ser gentis com as pessoas quando soubermos ser gentis com nós mesmos, tanto em nossa alma quanto em nosso corpo.
Quem é a pessoa sábia?
É aquela que sabe se guiar e inspirar-se nas coisas de Deus. Tratemos com carinho nosso corpo, porque há coisas que ninguém pode fazer por nós. Tanto em nosso corpo quanto em nosso coração, somos nós que decidimos o que fazer.
Se tudo o que vivemos ameaça a evangelização que fazemos, é hora de pararmos e pensarmos como temos investido nosso tempo. A preocupação rouba de nós o espaço do amor.
Enquanto me preocupo com a minha segurança material, não consigo me abrir ao outro. De nada adianta cuidarmos do corpo se nossa alma está doente. Cuidemos de nós interiormente.
Deus quer que tenhamos uma vida de oração
Jesus é muito consciente deste perigo e nos ensina: “Tome cuidado para não ser enganado porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o único e o tempo está próximo"” (Lucas 21,8). Somos chamados a seguir Jesus com fidelidade, sem nunca perdermos o contato com nossa essência. E isso é possível? Sim, por meio da oração.
Santa Teresa de Jesus afirma que: uma das maiores vitórias do demônio é convencer alguém de que não é preciso rezar, ou seja, quando o assunto é vida de oração, é preciso termos a consciência de que se trata de um luta espiritual e que, para vencermos, o único caminho é rezar com ou sem vontade. Se eu escolho deixar-me guiar apenas pelo meu querer, corro o risco de perder o contato com minha essência e passar por este mundo levada pela insegurança, sem saber quem sou, de onde vim e para onde vou. Fixar nossa alma em Deus é o meio para a vitória contra todo mal.
Confiemos em Deus e nas pessoas
Quando nos relacionamos com uma pessoa, devemos colocar aos poucos nossa confiança nela. Para vivermos bem com todos que nos cercam, precisamos de saúde espiritual e física.
A maior ajuda que podemos dar para aqueles que amamos é o equilíbrio. Se o espiritual fica desequilibrado, tudo fica fora do lugar.
Deus quer que nos ajudemos a suportar os pesos da vida, mas para isso não nos descuidemos de nós. O melhor jeito de nos cuidarmos é nos apegarmos ao Senhor. Deus nos valoriza, por isso, temos de valorizá-Lo.
Temos respirado o oxigênio da oração?
Assim como o corpo precisa de ar, nosso espírito precisa de Deus. Para ter fôlego precisamos avançar na oração.
O mundo pode desabar a nossa volta, mas quem é de Deus fica firme. Queira o Senhor em sua vida! O amor que vem d’Ele é um santo remédio para todos nós, pois nos leva a respeitar nossos limites e a investirmos em nós mesmos.
O Senhor nos cura e enche de bondade. A maior riqueza que podemos possuir é um corpo saudável e um interior bem disposto.
Oração
Senhor, eu quero voltar ao primeiro amor e experimentar de novo a Tua graça a me tocar. Nesta hora, acalma meu coração e liberta-me de toda agitação, toda ansiedade. Dá-me a Tua paz e leva-me de volta à minha essência, pois é somente em Ti que eu confio e espero. Amém!
Fonte: https://clube.cancaonova.com/sorrindo-para-a-vida/cuidemos-nosso-corpo-e-alma/
https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/cura-e-libertacao/fixe-sua-alma-em-deus/