O que é a Concupiscência, Tibieza e o Pecado Venial?


Entenda o que é a Concupiscência, Tibieza e o Pecado Venial e como eles podem te levar ao inferno.

A CONCUPISCÊNCIA É O LUGAR DO PECADO:


A concupiscência, nascida do Pecado Original e propagada por ele, não é o pecado, senão uma pena do pecado. É um motivo contínuo de combate, de luta e de vitória; não é o pecado, a não ser que a vontade se una a ela.


Diz São Bernardo: "Sentir os movimentos da Concupiscência, não é pecar, senão que o pecado consiste em saboreá-los voluntária e livremente" (Serm. in Psalm).


Não está em nossa mão evitar e afastar inteiramente os movimentos desordenados da concupiscência: o que depende de nós e de nossa vontade é dar-lhe consentimento; se o fazemos, há pecado.


O PECADO ESTÁ INTEIRAMENTE NA VONTADE:


Se a concupiscência fosse pecado por si mesma, Deus haveria ouvido a São Paulo quando este rogava-Lhe que o livrasse dela; porém, Deus não atendeu a súplica, senão que lhe respondeu: "Basta-te minha graça, porque o meu poder brilha e consegue seu fim por meio da fraqueza" (2Cor 12, 9).


Diz Santo Efrém: "A Concupiscência, chama-se semente do demônio, ferida de alma, chaga do coração, árvore do mal, víbora" (T. II, Paroen.).


É a mãe do pecado, cujo pai é o abuso do livre arbítrio; a sugestão, por uma parte, e o consentimento da vontade, por outra, fazem fecunda sua união e produzem todos os crimes.
A causa real e mais poderosa da tentação e, por conseguinte, do pecado, é a Concupiscência: leva a vontade, o espírito e a imaginação a consentirem no pecado. Engendra a vontade, o espírito e a imaginação a consentir no pecado.


Gera a irreflexão, a ignorância, a paixão, o mau costume, a cegueira, encobre e oculta toda a malícia do pecado. Com muita razão, pois, é chamada de lugar, princípio e escola do pecado; e São Paulo dá-lhe o nome de lei dos membros, que é contrária à lei do espírito.


[FONTE: Tesouros de Cornélios a Lápide].


TIBIEZA E PECADO VENIAL:


Diz o Santo Doutor Afonso, pelo o que caracteriza o Pecado Venial: "A Tibieza é o hábito do Pecado Venial plenamente voluntário", "A tibieza é o hábito não combatido do Pecado Venial, ainda que seja um só. É um hábito fundado num cálculo implícito:


— Esta falta não ofenderá a Nosso Senhor gravemente, não me há de condenar. Pois vou cometê-la.


"É um hábito dificílimo de se desarraigar da alma. E um hábito muito espalhado, sobretudo entre as pessoas que fazem profissão de piedade e entre as almas consagradas a Deus”.


É uma doença espiritual e das mais graves e perigosas. É o verme roedor da piedade. Micróbio terrível! Mina o organismo espiritual, sem que o enfermo o perceba. Enfraquece a pobre alma. Amortece as energias da vontade. Inspira horror ao esforço. Afrouxa a vida cristã. Espécie de langor ou torpor, diz Tanquerey, que não é ainda a morte, mas que a ela conduz sem se dar por isso, enfraquecendo gradualmente as nossas forças morais. Pode-se compará-la a estas doenças que definham, como a tísica, e consomem pouco a pouco algum dos órgãos vitais. É uma sonolência, um sistema de acomodações na vida espiritual.


O PECADO VENIAL:


Há muitos sinais de Tibieza, mas o que a caracteriza é o Pecado Venial deliberado e habitual. Vejamos a malícia do Pecado Venial, que é tão castigado no Purgatório (quando pela misericórdia não se precipitam muitas almas no Pecado Grave e no Inferno), O Pecado Venial é causa de tantos suplícios das pobres almas:
Embora em grau inferior, o Pecado Venial oferece, todavia, as mesmas características de malícia que o Pecado Mortal.
A rainha Maria Teresa, de França, esposa de Luiz XIV, chorava uma falta Venial. A delicada consciência da princesa a deixava inconsolável.


— Como? — Disseram-lhe — tanta lágrima por uma falta leve, um Pecado Venial?!


— Sim, pode ser Venial, mas é mortal para o meu coração!
Tudo quanto ofende a Nosso Senhor nunca é leve ou coisa de menos importância para uma alma fervorosa.


E o Pecado Venial é uma ofensa a Deus. Há nele três circunstâncias agravantes:


1- Uma injuria à Majestade Divina,
2- Revolta contra a Autoridade de Deus,
3- Ingratidão à Bondade Eterna.


Quem comete facilmente o Pecado Venial, dificilmente escapará dos Pecados Mortais, afirmam experimentados mestres da vida espiritual. Diz Santo Isidoro: “Por um justo castigo de Deus, os que fazem pouco caso dos Pecados Veniais, das faltas leves, vêm a cair um dia nos maiores pecados”


Santo Agostinho tem uma frase que deve merecer de nós sérias reflexões. Segundo ele: "O Pecado Mortal é, uma montanha que esmaga, que mata, e os Pecados Veniais, grãos de areia. Acontece, porém, que o desprezo das faltas leves faz com que a alma venha a perecer como estes infelizes, que morrem sufocados sob um montão de areia". É verdade que só o Pecado Mortal dá morte à alma, e os Pecados Veniais, por mais numerosos que sejam, não nos podem tirar a graça santificante.
Diz São Gregório: "O hábito dos Pecados Veniais tira aos nossos olhos a malícia do Pecado Grave, e em breve não receamos passar das faltas mais leves aos maiores pecados".


CONSEQUÊNCIA E CASTIGOS DA TIBIEZA:


A Tibieza prepara a impenitência final. — Será possível? Dirá alguém. Sim, a experiência o tem provado mil vezes. Tibieza é o abuso da graça, e o abuso da graça teve quase sempre, como consequência última, a Impenitência Final.


Deus non irridetur! — Com Deus não se brinca!
Conheceis a palavra de São Paulo?


A terra que bebe muitas vezes as águas da chuva e que só produz cardos e espinhos, está reprovada e próxima da maldição. Será entregue ao fogo e reduzida a cinzas (Hebreus 6,7). Deus nos chama, bate, bate mil vezes à porta do coração. É desprezado.


Ai! Um dia o candelabro da graça com todas as suas luzes será transportado para outro lugar: Eu mudarei teu candelabro (Apocalipse 2, 5). E ai! Meu Deus! Pobre alma! O abismo da Impenitência Final a espera. E ela sorri, presunçosa, dorme tranquila na inconsciência, na cegueira do seu lamentável estado!


Quando pela misericórdia divina uma pobre alma não chega pela tibieza ao abismo do pecado grave e à condenação, prepara para si um terrível purgatório. Um pecado venial é punido severamente nas chamas expiadoras. E quanto mais luzes e graças recebeu neste mundo uma alma, tanto há de pagar até ao último ceitil. As revelações particulares nos mostram almas padecendo no purgatório até séculos por um pecado venial!
Não abusemos da graça. Não digamos: é um Pecado Venial, não tem importância… Se soubéssemos e meditássemos melhor o que é o Purgatório, não seriamos tão levianos e insensatos para viver na Tibieza e cometer o pecado com tanta facilidade!
“Fidelium animas per misericordiam Dei requiescat in pace. Requiem aeternam dona eis, Domine!"


"E as almas dos fiéis pela misericórdia de Deus descansem em paz! — Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno!"


"Para Cristo,
por Maria,
em súplicas pelas
almas do Purgatório".


- Jesus e Maria eu vos amo, salvai almas!

Como devo reagir diante do pecado do outro?

Jesus disse: Se teu irmão pecar, vai corrigi-lo. (Mateus 18, 15-35) Preciso levar a verdade para o meu irmão ou apenas rezar por sua conversão? Será que e...

Quais são os 7 pecados capitais? E por que eles são mortais?

Por que recebe esse nome de capitais? Por que são 7? É invenção da Igreja? O que a Igreja e a Bíblia tem a nos dizer sobre isso? ...

Quando estamos em pecado mortal, Deus escuta nossas orações ou se afasta de nós?

Muitas pessoas, quando sua consciência lhes acusa de terem cometido pecado mortal, desistem de rezar. Pensam que, como não estão em estado de graça, Deus a...

Como se arrepender verdadeiramente dos pecados?

Para se confessar direito, não basta contar pecados ao padre. É preciso estar verdadeiramente arrependido deles. Mas arrependido não é sinônimo de choroso...

Por que não devemos permitir que nossa alma se perca?

O grande perigo da agitação dos nossos dias está em perdermos nossa alma ou, em outras palavras, perdermos o sentido da nossa própria vida, perdermos o co...

Por que preciso primeiro tirar a trave que está no meu olho?

Meus irmãos, Jesus nos convida a fugir da hipocrisia, chama-nos a tirar a trave, primeiro, do nosso próprio olho para poder ajudar o outro. “Como podes d...

Por que devo fugir das ocasiões de pecado?

A Igreja ensina que se expor ao perigo de pecar, já é pecado grave, pois vc está colocando sua alma em perigo de ofender a Deus. Se alguém ou alguma coisa...

Como faço para me livrar dos pecados Mortais?

Eu quero deixar os pecados mortais, mas recaio sempre! O que fazer? Muitas são as pessoas que querem romper com o pecado, mas sem perceber que estão alimenta...

O pecado nos traz alegria ou euforia?

O que está por trás dos pecados cometidos por mim? Não existe outra resposta a não ser: Ao cometê-los, na verdade, estamos em busca de alegria e de feli...

Como viver em estado de graça?

Tenho visto que é cada vez mais comum as pessoas não saberem o que é o estado de graça, sendo que é um conceito fundamental para a vida espiritual. O esta...

Por que não consigo largar os pecados de estimação?

Temos a consciência e a inspiração de não pecar, então, por que nos percebemos fracos diante de certos impulsos? O que esses pecados geram em nós? O que...

Você sabe como combater o Vírus do pecado da impureza e viver a Castidade?

O remédio para combater o vírus do pecado da impureza é a castidade. Dando continuação à nossa série de estudos sobre os pecados capitais, tomemos conhe...

Por que muitos Católicos estão comungando com Pecados Graves?

Vamos explicar porque isso vem acontecendo com tanta naturalidade e tranquilidade de muitos católicos que comungam e nao buscam a confissão. Só existe conv...

Por que o Pecado nos afasta de Deus?

A Palavra de Deus traz consigo a graça necessária para obedecê-la. Quando você a ouve, ela entra no seu coração e lhe dá convicção, força e determina...

O que é Pecado Grave? Quais pecados me impedem de comungar?

Se você é católico, precisa saber discernir isso Urgentemente. O Pecado Mortal é quando cometemos um pecado grave expulsamos a Deus de nós e perdemos a gra...

Por que Deus está pedindo para parar de pecar?

Entenda porque Deus pede para pararmos de pecar....

Por que a minha tristeza vem do pecado?

Tenha certeza: o pecado é o motivo de sua tristeza, e só a vontade de Deus em sua vida pode lhe devolver a alegria verdadeira. Santo Agostinho dizia: “Tua t...

O que é Pecado Mortal? Quais as consequências? E como vencer?

Todo pecado é uma ação contrária ao amor de Deus, mas existem faltas mais graves do que outras, às quais a Igreja costuma dar o nome de \"pecado mortal\". ...

O Pecado nos torna Escravos? E como faço para se livrar?

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos mostra toda a gravidade do pecado: “Aos olhos da fé, nenhum mal é mais grave do que o pecado e nada tem consequê...

Por que cometemos sempre os mesmos pecados?

Saiba por que temos a tendência de cometer sempre os mesmos pecados. O encontro pessoal com Cristo ressuscitado provoca uma transformação em nosso interior. ...

O que são pecados graves (mortais) e pecados leves (veniais)?

MUITOS LEITORES nos pedem orientações com relação aos significados dos termos pecado mortal e pecado venial, via de regra solicitando listas dos referidos ...