São Paulo diz que a fé entra pelos ouvidos. E a conversão se dá com o acolhimento e adesão à Palavra de Deus.
Só existe conversão sincera e verdadeira quando deixamos o pecado que nos separa de Deus e nos dispomos a obedecer os mandamentos seguindo o que Cristo determinou;
Porém, o que acontece hoje em boa parte de nossas Igrejas é que a doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo não tem sido pregada, de modo que grande parte das pessoas que têm vivido em pecado, e permanecem nessa situação sem serem incomodadas.
Os amasiados (que vivem juntos sem serem casados) vão à missa e não sentem necessidade de se casar na Igreja, pois: ou não se fala da gravidade desse pecado ou se apresenta um “deus” tão misericordioso, que não se importa com essas coisas…;
Os casais casados que evitam filhos por meios artificiais (pílulas anticoncepcionais, preservativos, DIU, etc.) ou que abusam dos métodos naturais ou fazem fazem cirurgias para não terem mais filhos (ligação de trompas e vasectomia) seguem como se isso não fosse nenhum problema…;
Maçons, espíritas, adeptos de falsas crenças vão à missa e permanecem tranquilos nestes seguimentos, pois a maior parte dos sacerdotes e bispos não pregam mais a doutrina católica que condena essas falsas doutrinas;
Os que assistem novelas e BBBs, os que frequentam carnavais, discotecas e bailes e shows mundanos vão à Igreja e continuam tranquilos em suas diversões lascivas;
Os que têm namoro escandaloso, os que consomem pornografia, os jovens que têm o hábito de “ficar”, também não são incomodados;
Os que apoiam e/ou votam em partidos que defendem a legalização do aborto, a união homossexual, a Ideologia de Gênero e a liberalização da drogas, como o PT, PC do B, PV, PSOL, PDT, PPS, PSTU e outras porcarias do gênero, vão à missa, muitos até comungam e acham isso perfeitamente normal;
Muitas moças e mulheres (e também homens) se habituaram ir às igrejas com vestes indecentes, decotadas, coladas sensuais, etc.pois ninguém lhes corrige…ou lhes ensina que “o que importa é o coração”;
Pessoas que têm ódio, que alimentam desejo de vingança ou não perdoam as ofensas, vão a fila da comunhão como se isso não fosse nenhum impedimento;
Nunca foi tão atual a exclamação de Deus: “Meu povo se perde por falta de conhecimento” (Os. 4,6).
Leia também: Padre José Augusto: Quem comunga em pecado mortal, comunga sua própria condenação!
PORQUE MUITAS PESSOAS, MESMO INDO ÀS MISSAS, NÃO MUDAM DE VIDA E CONTINUAM EM SEUS PECADOS?
Porque permanecem tranquilas em seus erros e até se acham “boas cristãs” pelo fato de terem alguma prática religiosa? Porque mesmo indo à Igreja não se convertem?
A maior parte não muda de vida e permanece tranquila em seus pecados porque a verdade não lhes tem sido pregada a partir dos púlpitos de nossas igrejas.
A maior parte das pessoas permanecem em seus pecados porque seus sacerdotes não as confronta com a verdade da Palavra de Deus nem denunciam seus pecados para que se arrependam, se confessem e se convertam.
Falta a verdade…
Falta uma pregação clara que mostre o que é certo e o que é errado, o que é coerente ou não com a fé que professamos…
Leia também: PECADO MORTAL – O OBSTÁCULO PARA NOSSA SALVAÇÃO
Falta a caridade…
Falta um verdadeiro amor que leve os pastores de almas a se preocuparem mais com a salvação de suas ovelhas do quem com o próprio bem estar.
A maior parte de nosso povo vive uma farsa e tem chamado isso de religião, quando na verdade não passa do seguimento de suas próprias ideias, não se importando para o que ensina a Palavra de Deus… pois na verdade, desconhecem a Palavra; e quase nada sabem de Jesus Cristo e de sua Lei, pois quem deveria ensinar não o faz.
Pensam que é possível seguir as coisas do mundo e permanecer na amizade com Deus… ignoram solenemente a advertência do apóstolo que diz: “Quem quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus”(Tg. 4,4) ou do próprio Cristo que deixa muito claro: “Ninguém pode servir a dois senhores…“ (Mt. 6,24).
É necessário fazer o povo despertar dessa anestesia em que se encontra para que possa perceber a tempo sua incoerência e voltar a Deus, deixando seus maus caminhos e retornando à verdade do Evangelho.
Feliz o povo que tem quem o corrija… feliz as ovelhas que têm pastores que as conduza na verdade e no caminho estreito que leva à salvação eterna.
Que os padres e bispos despertem para salvarem o povo que lhes foi confiado.
Que os pais e mães eduquem seus filhos na fé. Que gastem tempo na oração e na formação cristã de seus filhos para que estes conheçam a verdade e a façam valer em suas vidas.
Leia também: Exame de Consciência para uma boa Confissão
A meta mais importante e fundamental da vida de um cristão é a sua salvação eterna, que depende diretamente da perseverança na graça de Deus, que por sua vez depende da determinação de afastar da própria vida todo pecado mortal que nos separa de Deus.
A pregação dos padres, bispos e missionários precisa incomodar os fiéis que estão vivendo em pecado mortal, de modo que esses possam compreender a malícia do pecado e assim se motivarem a romper com todas as situações que os impeça de receber Jesus na Santíssima Eucaristia.
Quem comunga dignamente o Santíssimo Corpo de Deus, está no caminho de salvação. Porém, SÓ podem comungar os que estão na graça, ou seja, sem pecado mortal.
Que nosso povo desperte do sono da morte do pecado e acorde para viver na graça e na verdade, pois nossos dias são breves e nosso juízo está muito próximo.
Templário de Maria