A Igreja Católica criou o Antigo e o Novo Testamento da Bíblia?


Não há conflito nem contradição entre a Bíblia e a Igreja! Pelo contrário, a Igreja criou o Antigo e o Novo Testamento e os venera, como observa o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 103, como " ela venera o corpo do Senhor ".

A BÍBLIA NA IGREJA

Não há conflito nem contradição entre a Bíblia e a Igreja! Pelo contrário, a Igreja criou o Antigo e o Novo Testamento e os venera, como observa o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 103, como " ela venera o corpo do Senhor ".

O Catecismo também nos ensina que "os livros inspirados ensinam a verdade " sem erro - não se preocupe com todo o conhecimento sobre Deus ou mesmo toda a história da salvação, mas o que precisamos saber " para o bem da nossa salvação ". Mas também é importante observar que, apesar de nossa reverência e dependência da Bíblia como palavra inerrante de Deus em questões de fé e moral, a fé cristã, como observa o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 108, não é uma "religião do livro".

O Catecismo diz: "O cristianismo é a religião da "Palavra de Deus ", "não uma palavra escrita e muda, mas encarnada e viva ". É por isso que somos encorajados a orar fervorosamente ao Espírito Santo para abrir nossa mente a um entendimento da Sagrada Escritura. O Espírito Santo é o verdadeiro intérprete das Escrituras. É importante notar, no entanto, que nem a inspiração das Escrituras ou a oração ao Espírito Santo garantem sua interpretação por cada cristão. Se não fosse assim, não haveria 26.000 denominações cristãs hoje!

É não o suficiente para afirmar que a Bíblia é não a única regra de fé. Antes, devemos compartilhar o fato de que as Sagradas Escrituras se encaixam na Sagrada Tradição Oral ou Apostólica , tanto como "fluindo do mesmo poço divino primavera e se unindo de alguma maneira para formar uma coisa e avançar em direção ao mesmo objetivo. " As Escrituras Sagradas devem ser usadas para edificar nossa fé e transformar nosso coração em Jesus Cristo e Sua noiva, a Igreja (ver Efésios 5: 23-33). Tanto a Tradição Apostólica quanto as Escrituras "tornam presente e fecundo na Igreja o mistério de Cristo, que prometeu permanecer com a sua" sempre, até o fim dos tempos " (Mt 28, 20).

Na grande comissão no final do evangelho de Mateus, onde essa promessa foi feita, Jesus enviou os apóstolos para batizar e ensinar, para não escrever todos os Seus ensinamentos em uma apresentação sistemática da fé. A Bíblia flui do corpo maior da Tradição Apostólica (Oral) Sagrada através da inspiração do Espírito Santo. Jesus enviou o Espírito Santo para "levar-nos a toda a verdade" (João 16:13) e esta é uma promessa de infallibilit y para a Sua Igreja como uma instituição com um líder espiritual reconhecido no Papa. Nosso Senhor não deixou a Igreja vulnerável a todo lobo em pele de cordeiro pregando heresia com versículos da Bíblia citados fora de contexto para adoçar o sabor ou torná-los adequados a um significado estranho às Escrituras.

Numerosas heresias, do sabelianismo e do arianismo ao pelagianismo e protestantismo, deixam claro o argumento de que as Escrituras não se sustentam sozinhas, como afirmavam os reformadores do século XVI. Por que não? Primeiro, porque precisa explicar ou exegese autorizada para impedir os erros do passado, como os de Marcion, que removeram todo o Antigo Testamento e todas as cartas de Paulo no Novo, porque não se adequavam à sua teologia ou interpretações privadas como as de Lutero. , "somente pela fé, que era uma teologia totalmente desconhecida até então", de acordo com um estudo exaustivo do episcopal Allister Mc Grath, um estudioso e historiador da Bíblia bem respeitado. Lutero escreveu,

Se o seu papista discursar desnecessariamente sobre a palavra "sozinho" dirá a ele: "Dr. Martin Luther aceita e diz "Papistas e burros são um na mesma coisa". Terei isso, e minha vontade é razão suficiente. Sei muito bem que a palavra sozinha não está no texto latino ou grego, e não era necessário que os papistas me ensinassem isso. . . . Ele permanecerá no meu Novo Testamento, e se todos os burros papistas ficassem bravos e fora de si, eles não o tirariam.

Segundo, as Escrituras precisam ser complementadas pelos ensinamentos do Magistério ou do escritório de ensino da Igreja para as Escrituras não definem verdadeiramente o Deus único e em três pessoas iguais, nem explicam a liturgia da Igreja, por exemplo, a epiclesia., como lembra São Basílio, o Grande, que é a oração ao Espírito Santo sobre o pão e o vinho na consagração da Missa, que faz presente (veja nossa discussão sobre anamnese ), o cume e a fonte de nossa fé, Jesus Cristo.

Terceiro, as Escrituras precisam de garantia e a obtêm da Santa Mãe Igreja através do dom do Espírito Santo, que protege sua tradução e interpretação daqueles que a tornariam o que não é. Sem essa autoridade, quase toda interpretação das Escrituras é tão boa quanto outra, porque tudo se torna relativo. Mas existe apenas uma verdade e Ele é Jesus Cristo e Ele não deixou Sua Igreja (estabelecida em Mt 16: 16-19) órfã. Lembre-se de que as próprias Escrituras se referem à Igreja como o " pilar e baluarte da verdade"(1 Tim 3: 15).

Quarto, as Escrituras precisam estar livres de contradições decorrentes de opiniões pessoais heréticas, como a visão de que, uma vez que você é salvo, você sempre é salvo, de alguma forma negando o livre-arbítrio do homem. o dom da inspiração requer o dom da infalibilidade para proteger e preservar a santa palavra de Deus.Em

suma, as Escrituras foram inspiradas pelo mesmo Espírito Santo quem guarda a igreja. Assim, a Igreja Católica, ou literalmente, a Igreja "universal" para a qual eles foram escritos, os pregou, valorizou e não apenas os ensinou, mas também ensina onde eles estão calados - por exemplo, no caso de dilemas morais que não existem séculos atrás, como a clonagem ou a pesquisa com células-tronco. Não pode haver dúvida de ensinamentos escritos e falados, igualmente escriturísticos e escritos , das Escrituras e da Tradição [distintos das meras tradições humanas, contra as quais Jesus advertia], porque elas fluem da mesma fonte divina , que é o depósito da fé dada por Cristo à Igreja. Apóstolos oralmente e passados ??por eles para a Igreja com a ajuda do Espírito Santo .

Jesus disse a seus discípulos: "Não obstante, digo a verdade: é vantajoso que eu vá embora, o Conselheiro [Espírito Santo] não virá até você; mas se eu for [subindo ao céu], enviarei-o a você". "(João 16: 7). Ele continuou dizendo: "Quando o Espírito da Verdade vier [Espírito Santo], ele o guiará a toda a verdade; pois ele não falará por sua própria autoridade, mas, o que quer que ouça, ele falará e ele declarará a você". todas as coisas que estão por vir "(João 16: 13).

Jesus orou pela unidade de Sua Igreja, que só é possível com a ajuda divina. Ele disse: "Não oro apenas por estes, mas por aqueles que acreditam em mim através da palavra [falada ou escrita], para que todos sejam um..." (João 16: 20).

Em Lucas 10: 16, Jesus disse aos seus discípulos [os setenta que ele enviou]: "Quem ouve você me ouve, e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou".

A Igreja recebeu a mesma autoridade para espalhar a palavra de Deus por via oral, quando pouco antes de Sua ascensão ao céu, Jesus disse aos apóstolos: "Toda autoridade no céu e na terra me foi dada. Vá, portanto, faça discípulos de todas as nações, batizando-os. em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que eu te ordenei. "

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