Meu namoro está me afastando de Deus. O que fazer?


Seu namoro te leva pra mais perto de Deus ou te afasta Dele? Você já sentiu medo de que aconteça de amar mais seu namorado(a), cônjuge, mais do que a Deus? Depois que começou namorar, você diminuiu ou deixou de frequentar a igreja? Seu namoro te afastou da oração? Será que posso me afastar de quem me afasta de Deus?

Aqui a Palavra de Deus nos ajuda a entender isso quando diz:

“Quem visita os sábios torna-se sábio; quem se faz amigo dos insensatos perde-se. (Prov. 13,20)

Seu namoro te leva pra mais perto de Deus ou te afasta Dele? Você já sentiu medo de que aconteça de amar mais seu namorado(a), cônjuge, mais do que a Deus?

Essa é uma pergunta muito séria. Porque hoje em dia não é raro ver jovens engatarem um namoro (e não precisa ser com incrédulo, com outro crente mesmo) e logo esfriarem na fé, diminuírem a frequência de irem as Missas,  abandoarem as atividades que desenvolviam na igreja ou até mesmo de deixarem de rezar ou esfriarem na fé.

Para alguns, vida espiritual e sentimental estão sempre em conflito. Mas não deveria ser assim.

 

 

Recentemente fui questionado por um jovem da igreja a respeito deste assunto e minha resposta para ele foi esta:

Você ama seu namorado(a) mais do que a Deus?

Até que ponto um amor é saudável e não atrapalha nossa vida com Deus? Bem, se o “amor” que você tem por alguém está prejudicando outras áreas da sua vida, principalmente a espiritual, então, isto não é amor, mas PAIXÃO. Não é da natureza do amor desequilibrar a nossa vida, mas sim trazer felicidade e realização. Leia I Cor 13 e você verá que todos os atributos do amor verdadeiro nos levam a viver da maneira como o Senhor almeja.

É claro que há pessoas que se deixam esfriar espiritualmente quando começam a namorar, mas não é porque amam demais a pessoa que estão se relacionando, mas na verdade porque amam “de menos” o Senhor e amam demais os prazeres da carne que aquela pessoa está dando. É fácil ver isso: o jovem solteiro se envolve com as coisas de Deus, canta na mocidade, vai nos ensaios, faz visitas, etc e etc… Aí Deus envia a benção e o que acontece? Para de ir nos ensaios, para de fazer visitas, diminui a frequência nas missas … O que é isso? RELAXO, com a vida espiritual, e falta de amor pelo Senhor. Não tem nada a ver com amar demais a outra pessoa, tem haver com não amar o Senhor o suficiente.

Veja que passagem interessante do livro de Deuteronômio: “Guarda-te que não te esqueças do Senhor teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno; Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as, E se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens, Se eleve o teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.” (Dt. 8, 11-14).

Quem age assim, trocando o relacionamento com o Pai celeste por um relacionamento terreno, demonstra o seguinte:

1 – talvez não tenha se convertido de coração (pois quem é verdadeiramente convertido ama a Deus sobre todas as coisas);

2 – buscava a Deus apenas porque queria a benção, queria se livrar da solidão, e depois que recebeu se esqueceu do Senhor;

3 – é convertido, buscava a Deus de coração, mas se deixou esfriar, não vigiou, conforme a exortação ao povo de Israel em Deuteronômio.

Pessoas que influenciam de modo negativo o seu comportamento e escolhas, pessoas que fazem com que você volte a fazer coisas do passado que já tinha abandonado, pessoas que te incentivam a estar em lugares que há tempos você não mais frequentava…Pessoas que impulsionam você a voltar a bebida, voltar à uma sexualidade desregrada, pessoas que influenciam no seu modo de falar e de se comportar, pessoas que fazem você desistir da Missa, desistir do seu grupo de Oração, enfim, pessoas que enfraquecem o seu desejo de Deus…

 

 

Não tenho medo de lhe aconselhar: Afaste – se destas pessoas!
E você pode me perguntar se isso não seria falta de caridade, ou coisas do tipo…

Eu lhe digo que não! Porque realmente há situações que é necessário que evangelizemos com palavras e com o nosso exemplo de vida, para que pessoas que estão ao nosso redor se convertam. Mas nesse caso, situações como eu apresentei, estão acima de nossas forças de vontade e decisão! Uma vez que não conseguimos ainda lutar contra isso e deixamos nos influenciar e nos levar, o que temos que fazer sem duvida nenhuma é nos afastar!
O que está em perigo aqui é a “VIDA DE DEUS EM VOCÊ!” Não se trata agora de evangelização, se trata de sobrevivência! Se trata de você deixar ou não Deus crescer em você!

Aqui a Palavra de Deus nos ajuda a entender isso quando diz:

“Quem visita os sábios torna-se sábio; quem se faz amigo dos insensatos perde-se. (Prov. 13,20)

E você pode se questionar: Mas não devo tentar apresentar Deus para essa pessoa que ainda não O conhece?

A resposta é: Sim, você deve; mas no tempo oportuno! Se você ainda não pode superar tal situação que faz você ficar vulnerável, não deve querer enfrenta – lá! Então, afaste – se! A Palavra diz: “…quem se faz amigo dos insensatos perde-se…

Não tenha medo de se afastar de pessoas que te afastam de Deus! É claro que você não precisa dizer isso para a pessoa, e nem mesmo pense que elas são do Diabo ou coisas do tipo!!! A questão aqui não são as outras pessoas, mas você!  Como você se deixa levar por elas, como você se deixa influenciar por elas…

Hoje em dia convivo com pessoas que há 5 anos atrás eu preferi estar mais distante, pois percebia que estar com elas não me ajudava no meu caminho com Deus.
Hoje posso conviver com estas pessoas sem problemas algum, pois cresci naquilo que eu era fraco!

Espero que tenha ficado claro!
Uma dica: Fique atento ao teu comportamento, pois podem ter pessoas próximas à você que lerão este artigo e talvez decidam se afastar um pouco de você; então é o momento também de nos revermos à maneira que estamos influenciando e inspirando as pessoas mais próximas a nós!

 

 

10 dicas para saber se seu namoro ou namorado (a) é de Deus

Será que meu namoro é de Deus? Será que Deus aprova o meu relacionamento com o fulano (a)? Estou tão em dúvida se devo ou não continuar esse namoro, se essa é a pessoa certa, pois não tenho uma resposta clara de Deus a esse respeito! Será que devo começar um namoro com aquele rapaz ou esperar outro?

Essas são algumas das dúvidas que recebo todos os dias pedindo aconselhamento. Realmente nem sempre é tão fácil sabermos, ou melhor, percebermos se aquele relacionamento é ou não da vontade de Deus. Porém, existem formas claras de avaliarmos isso sem qualquer revelação sobrenatural. Existem sinais que podem nos orientar a tomar melhores decisões sobre a nossa vida amorosa. Por isso, preparei 10 dicas que te ajudarão a avaliar se seu relacionamento ou futuro relacionamento é algo de Deus para sua vida ou não.

1-) Seu relacionamento ou parceiro te afasta de Deus?

Esse é um grande sinal a se observar. Tome muito cuidado quando conhecer alguém que, ao invés de te ajudar a crescer na presença de Deus, te guia para longe da presença de Deus. Será que Deus aprova um relacionamento com alguém que te leva para longe Dele?

2-) Seu relacionamento ou parceiro te incentiva a pecar?

Sabemos que existem muitas tentações envolvidas em um namoro e que um casal terá que vencê-las lutando bastante. Quando avaliar se seu relacionamento ou pessoa é de Deus ou não, tente avaliar se ele (a) te incentiva a pecar ou se está junto com você lutando para preservar a santidade do namoro. Uma pessoa de Deus te ajudará a se aproximar ainda mais do Pai, colaborando com a sua santidade e não te ajudando a destruí-la.

 

 

3-) O que seu futuro namorado (a) pensa sobre alguns assuntos importantes da vida?

Se ainda não começou a namorar ou mesmo se já estiver namorando, converse antes com seu futuro namorado (a) a respeito da opinião dele sobre assuntos importantes como sexo antes do casamento, sobre participar da igreja, sobre servir a Deus, filhos, família, dinheiro, etc. Alguns podem achar isso sem importância, mas esse cuidado pode te dar a direção a respeito de que tipo de pessoa você está pensando em seu relacionar. As respostas dele (a) te ajudarão a ver se ele (a) realmente é algo de Deus para você. Gosto muito do texto bíblico de Amós 3,3: “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?”. É importante que o relacionamento seja bem claro quanto ao que cada um pensa para que andem juntos de verdade.

4-) Ele (a) é convertido?

Não convém ao católico se relacionar com pessoas de outras religiões. Antes de entrar em um relacionamento priorize a sua condição com Deus e não os seus sentimentos, pois sentimentos são enganosos. Use a razão. Muitas pessoas sofrem graves crises porque na área espiritual estão separadas de seus parceiros.

5-) Deus é o centro do relacionamento?

Um sinal muito importante que mostra se um relacionamento está nos caminhos do Senhor é a avaliação do lugar que Deus ocupa no relacionamento. Há casais que não oram juntos, que não buscam a Deus juntos, que não tem planos sobre a sua vida com Deus juntos. Deus simplesmente não faz parte do namoro. Com Deus no centro um relacionamento sempre caminhará na busca de glorificar a Deus em tudo. Mas se Deus não estiver no centro, eu me pergunto: para onde esse relacionamento caminha?

6-) O namoro está começando com objetivos futuros claros?

Para que serve o namoro que você está querendo começar ou que já começou? Qual o objetivo dele? Se o namoro não servir para uma evolução do relacionamento para um futuro noivado e casamento, talvez seja melhor que termine ou nem comece. Namorar só para passar o tempo, só para dizer que está com alguém não é algo que agrada a Deus. Bons relacionamentos têm planos claros que incentivem o casal a avançar, a construir sua vida juntos como homem e mulher e, claro, com Deus.

7-) Como ele (a) te trata como pessoa?

Já aconselhei muitas pessoas que tinham dúvidas se deveriam casar porque o namorado (a) as tratavam mal, fazia pouco caso delas e, às vezes, era até violento (a). A paixão cegava essas pessoas, que acreditavam que com o casamento ou com um compromisso mais sério essas pessoas as trataria melhor. Um engano! Fuja de relacionamentos com pessoas que não te respeitam. O motivo é claro: com o tempo e a maior convivência a situação tende a piorar ainda mais. Se ele (a) não te trata bem, não te respeita, é violento, com o tempo irá piorar ainda mais. O momento de sair desse barco furado é agora.

8-) Como é o comportamento dele (a) em casa com a família?

A nossa casa é o lugar certo para que se saiba quem nós somos de verdade, pois é lá que temos a maior liberdade possível. Um bom sinal para verificar se aquela pessoa é de Deus para você é observar as relações familiares dela. Pessoas desobedientes aos pais, rebeldes, egoístas, que não amam a sua família, certamente, são pessoas que devem ser evitadas por quem deseja um relacionamento de namoro e futuro casamento abençoado e saudável.

 

 

9-) Ele (a) tem objetivos de vida ou “trabalha” na VASP (Vagabundos anônimos sustentados pelos pais?

Tudo bem que a paixão e o amor são ingredientes importantes em um relacionamento, mas não são os únicos. Pessoas sem objetivos na vida vão empatar a sua vida. Fuja de relacionamentos com esse tipo de gente. Procure pessoas que tenham objetivos profissionais, pessoais e espirituais bem definidos. Esse tipo de pessoa vai te ajudar a crescer na vida em todos os sentidos e não te fazer andar para trás na vida.

10-) Como é o passado amoroso dele (a)?

Evidentemente ninguém é perfeito. Mas o passado de uma pessoa em contraste com o presente dela poderá nos mostrar muito se ela é alguém que busca não cometer os mesmos erros ou se gosta de cometer os mesmos erros. Um exemplo: se você deseja um namorado de Deus para sua vida e encontra uma pessoa que nos últimos anos teve vários relacionamentos, será que essa pessoa é para você? Você encontra alguém que teve vários relacionamentos curtos, sem duração, que largava uma pessoa e já estava com outra rapidamente. Alguém que já teve vários históricos de traição, etc. Enfim, avalie muito bem isso, pois você não quer ser mais um (a) nas estatísticas dessa pessoa, quer? E tenho certeza que Deus também não deseja que você seja mais um objeto que outra pessoa vai usar por um tempo e descartar.

CONCLUSÃO

Não adianta nada buscar uma pessoa e um relacionamento da vontade de Deus se você também não contribui fazendo a sua parte. Você é uma pessoa que passaria por todos os questionamentos acima? Evidentemente não existe pessoa perfeita, porém, as pessoas precisam estar em busca do crescimento. Você faz isso? Seja alguém que pode ser uma bênção na vida de outro e Deus vai abençoar seu relacionamento. Muitas pessoas são hipócritas com relação ao que querem. Querem, por exemplo, uma pessoa que as respeitem, mas não respeitam; querem alguém que tenha visão de futuro, mas nunca pensaram no que querem no futuro.

 

 


IMPORTANTE: Muitas vezes as pessoas procuram sinais extraordinários para terem uma direção de Deus em seus relacionamentos. Mas, como pudemos ver, existem sinais bem claros que Deus nos dá para tomarmos as melhores decisões sobre nossos relacionamentos. Às vezes Deus está nos mostrando a vontade Dele, mas nós não queremos vê-la.

Finalizando, Deus não quer, em hipótese alguma, competir com nossos relacionamentos terrenos, e nos fazer pessoas infelizes e solitárias, que fiquem apenas orando dia e noite… Não! Deus quer a nossa felicidade com uma pessoa especial ao nosso lado. Afinal, foi o próprio Deus quem criou o amor, o sexo, e tudo o que há de bom nos relacionamentos. Mas a melhor maneira de alcançar tudo isso, é seguir as diretrizes do Senhor e não o nosso próprio caminho. A regra de ouro é: “Ame ao Senhor sobre todas as coisas”, pois, “… a Tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.” (Salmos 63,3).

Por que as pessoas estão achando dificil viver castidade no namoro e no matrimônio nos dias atuais?

Infelizmente a castidade é a menos popular das virtudes cristãs e uma das mais poderosas. Porém, não existe escapatória. A regra cristã é clara: ou viv...

Preciso ser criança pra entrar no céu? Como assim?

O que Jesus quis dizer em ser criança pra entrar no céu, já sendo adulto? Quais as caracteristicas de uma criança que posso levar pra minha vida de adulto...

Por que Jesus exige que pratiquemos a pureza de coração?

Por que Jesus exige que pratiquemos a pureza de coração? Como assim não podemos desejar uma mulher que passa na rua? Que tipo de desejo é esse que Jesus...

Eu preciso fazer uma escolha: viver nos prazeres da carne ou nos prazeres do espirito?

A palavra carne é usada num sentido negativo; Que significa ‘mundo’, usado pela bíblia como coisa negativa, que se opõe a Deus. E o sentido que ele us...

50 Razões para viver a Castidade no Namoro e no Matrimônio

Neste texto, apresentamos 50 argumentos convincentes para viver a castidade no namoro e no Matrimônio. Discutimos como a castidade pode melhorar a qualidade...

Como falar sobre castidade com meu namorado sem constrangimento?

Os jovens cristãos terão que lutar muito para não permitir que o relacionamento sexual os envolva e abafe o namoro. Jesus deu a receita da castidade: “vig...

Quais os cuidados para viver a castidade no namoro?

O jovem e a jovem cristãos terão que lutar muito para não permitir que o relacionamento sexual os envolva e abafe o namoro. Jesus deixou-nos a receita da c...

18 razões para viver a castidade no namoro e ter um casamento saudável?

Conheça os 18 motivos que te levará a viver a castidade e com isso trará uma nova visão do projeto sonhado e desejado por Deus para um namoro, noivado e cas...

10 Vantagens de Viver a Castidade

Ame seu esposo antes de encontrá-lo. A castidade faz muito mais do que prevenir problemas como gravidez não planejada e DSTs. Seu fascínio mais profundo es...

Por que devemos fugir de pessoas e ocasiões que nos leva ao pecado?

Jesus disse: Se alguém ou alguma coisa “for para ti ocasião de queda, arranca-o, melhor arrancar do que ser jogado no fogo do Inferno” (Mc 9,47). ‘Que...

Existe uma diferença entre o prazer e a alegria?

“Existe uma diferença entre o prazer e a alegria: prazer é a satisfação da carne; e alegria é a satisfação da alma. O prazer, quando passa, deixa gost...

O Poder, a Beleza e a Importância da Castidade

Gostaria de partilhar com vocês sobre a beleza e a importância da castidade. E dizer que realmente viver a castidade permite-nos percorrer um caminho seguro p...

10 Vantagens de Viver a Castidade (Parte 1/2)

Continuamos a apresentar os principais pontos do livro “Como Encontrar Sua Alma Gêmea Sem Perder Sua Alma” do Jason e Crystalina Evert. A seguir, apresenta...

Quais os motivos para não haver Sexo antes do Casamento?

Não há alguém melhor do que Deus, mais sábio, mais douto, mais santo e mais justo, e que nos ame mais do que Ele; logo, não pode haver leis melhores que a ...

Dez razões para viver a castidade no namoro

A Castidade ajuda a ter uma boa comunicação com seu (sua) namorado (a)? Cresce o lado amistoso do relacionamento? Existe um melhor relacionamento com os pais...

Como entender o Sexto e o Nono mandamentos da Lei de Deus?

SEXTO E NONO MANDAMENTOS: Não cometerás adultério... Não desejarás a mulher do teu próximo. “Não cometerás adultério” (Ex 20,14). “Não cobiçar�...

Prazer é sinônimo de felicidade? E Tenho buscado o prazer a qualquer preço?

Verdades e erros de uma busca que inquieta o coração humano. Dizê-lo nunca é demais, ainda que se saiba. Prazer não é sinônimo de felicidade. Em certos c...

Preciso viver a Castidade no Casamento? Como assim?

Muitas pessoas acreditam que castidade significa abstinência sexual, por isso mesmo é uma virtude para o tempo de namoro e noivado. Porém, todo cristão é ...

Por que a Castidade é um sim ao Verdadeiro Amor ?

Você sabe o que é o Amor? Você sabe o que é castidade? Assista ao vídeo e aprenda com 2 especialistas em Teologia do Corpo, Evan Lemoine e Padre Paulo R...

Por que a Castidade é Dizer Sim Ao Amor?

Entenda de uma vez por toda tudo sobre castidade e que a castidade preserva o amor....

Quais os segredos para resistir as Tentações da Carne?

Existe uma luta interior em cada ser humano entre a carne e o espírito. A carne deseja coisas temporais e humanas muitas vezes destrutíveis se não forem com...

Por que é necessário viver a Castidade no Namoro?

A ideia de não fazer sexo antes do casamento não é uma mania da Igreja para irritar ou perseguir você: entenda a importância da castidade...

O que é a castidade? Por que é importante vivê-la?

Quando falamos de castidade, é muito provável que nos encontremos com muitos mal-entendidos. Muitos acreditam que a castidade é o mesmo que “nunca fazer se...

Meus Motivos para viver a Castidade no Namoro:

1º motivo: Sabe, quando seu foco não é um prazer e você pratica a abstinência sexual, sua comunicação melhora. Você começa a conversar sobre temas mais...

Por que a Castidade no Namoro e no Matrimônio alimenta o Amor?

Castidade no Namoro e no Matrimônio alimenta o Amor...

Como viver a Castidade nos dias de Hoje?

Talvez seja este o mandamento mais desobedecido em nossos dias. Mais do que nos demais, nesse campo a Lei de Deus é vista como mera repressão sexual, a ser ab...

Por que Meu Corpo é Sagrado para Deus?

É como se morássemos de aluguel e nada nos fosse cobrado. Sabendo que essa “casa” tem dono e nós apenas tomamos conta dela, eu lhe pergunto: você está ...