Se espelhar nas virtudes de Maria é uma forma de desenvolver a espiritualidade e de se conectar ao chamado que ela nos faz para trilhar o caminho do discípulado de Cristo
Logo no início das nossas vidas, recebemos um chamado, que nos convida à escuta de Deus. Assim, nós católicos, respondemos a esse chamado seguindo os passos de Jesus acompanhados de nossa Mãe Maria. Este vínculo se estabelece por meio da espiritualidade. Se soubermos aproveitarmos essa oportunidade, temos então o privilégio de habitar a Casa de Nazaré onde moram Jesus, Maria e José.
Para nos aproximarmos dessa trilha, uma forma de se encontrar com a Boa Mãe é viver uma vida inspirada nas chamadas “Virtudes de Maria”. Veja a seguir algumas delas e como se espelhar nesses exemplos para fazer parte da casa de Maria.
7 virtudes de Maria
Paciência
A trajetória de nossa Boa Mãe foi repleta de provações e sofrimento, mas ela suportou seu caminho com muita paciência. Imagine o quanto foi doloroso para nossa Mãe ver seu filho na cruz, por exemplo. A maneira como soube confiar em Deus o seu destino é uma virtude de Maria que nos serve como inspiração.
Oração
A mãe de Jesus buscava o silêncio e a contemplação em suas orações na sua eterna busca da aproximação com Deus. E assim, teve Deus ao seu lado em toda a sua vida. Um exemplo de como levar o Senhor conosco, em nossos corações e em todas as horas e lugares.
Obediência
Além disso, Maria foi também exemplo de obediência obediente aos anseios de Deus, que incubiu a ela uma missão extraordinária: dar à luz ao Salvador. Disse “sim” ao Senhor, o obedeceu em tudo, respeitando de livre e espontânea vontade a autoridade e os planos divinos.
Amor materno
A humanidade inteira cabe no amor que Maria sente por cada um de seus filhos. Ao passo que se tornou a mãe de Jesus, aceitou também a missão de cuidar de cada um de nós, que somos irmãos de Cristo e filhos de Maria. Dessa maneira, o amor com a força da alma nos chega e nos toca, nos inspirando a imitar suas virtudes e cuidar do nosso espaço dentro do coração de Maria.
Mortificação
Essa é uma virtude de Maria que representa toda sua coragem sobre o doloroso momento de ver seu próprio filho na cruz. Ainda assim, nossa mãe abraçou sua vida, repleta de sofrimentos e provações e por meio dessa atitude deu mais uma demonstração de seu imenso compromisso às causas de Deus.
Doçura
A nossa Mãe Maria é a rainha dos anjos e sua doçura angelical é incomparável. Colocou sua delicadeza e carinho à disposição da humanidade e, como resultado, conquistou o amor de todos os seus filhos. E essa é, portanto, mais uma virtude que nos inspira a seguir os passos de nossa Boa Mãe.
Fé viva
Por fim, não podemos esquecer do exemplo de fé que Maria nos deixou. Desde o recebimento da mensagem de que seria a mãe do Filho de Deus, ela se manteve firme e com uma confiança inabalável nos planos do Senhor. Viveu com máxima intensidade seu destino e as dificuldades que se apresentaram ao longo de sua vida terrena. Essa virtude de Maria nos leva a refletir a grandiosidade do modelo deixado por nossa Mãe a nós, os seus filhos.
Compreensão: na virtude de compreender, de entender, está também o ato de perdoar, de praticar a misericórdia.
Discrição: na prática da discrição se conquista a habilidade de falar no momento e hora certa
Compaixão: ter compaixão é desejar diminuir a infelicidade dos outros, se comover em ajudar a melhorar o mundo para todos.
Paciência: persistir para vencer as dificuldades e não se importar em adiar algo para o bem maior.
Polidez: ser educado, generoso com as palavras, agradecer, se desculpar, todas ações que refletem este valor.
Solicitude: estar disponível, fazer o bem sem olhar a quem, viver voluntariosamente.
Afabilidade: a habilidade de escutar sem demonstrar cansaço, estar sempre disposto a ouvir e ir ao encontro do outro.
Flexibilidade: ser tolerável ao diferente de você e não impor um pensamento, aceitar que as pessoas são plurais e que não existe apenas um jeito de levar a vida.
Poder-serviço: se colocar à disposição de servir, prestar serviços a um bem maior da comunidade.
Solidariedade: sonhar o que se sonha junto para edificar na coletividade, uma busca constante por promover a felicidade de todos, não apenas realizações individuais.
Caráter: usar a comunicação não-violenta, proporcionar a harmonia e não esconder os próprios sentimentos.
Alegria: uma verdadeira força contagiante, que valoriza o ser humano e as maravilhas de viver no mundo com a presença de Deus.
20 frases dos Santos sobre Maria Santíssima
Frases de Santos sobre Nossa Senhora são inúmeras, já que todos os Santos sem exceção tiveram grande intimidade com Ela.
Então, com caridade e unção, selecionamos 20 frases sobre Maria Santíssima. Esperamos assim contribuir para que se concretize a obra de Deus no seu coração.
Frases de Santos sobre Nossa Senhora
“O nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria. O que uma fez por incredulidade o desfez a outra pela fé.”
Santo Irineu
“A quem Deus quer fazer muito santo, o faz muito devoto da Virgem Maria.”
São Luís Maria Grignion de Montfort
“Ah! Como é feliz aquele que deu tudo a Maria, que se confia e abandona, em tudo e por tudo, em Maria. É todo dela e Ela é todo dele.”
São Luís Maria Grignion de Montfort
“Quando o Espírito Santo encontra Maria Santíssima numa alma, sente-se atraído a Ela irresistivelmente e nela faz sua morada.”
São Luís Maria Grignion de Montfort
“Ainda não se louvou, exaltou, honrou, amou e serviu suficientemente a Maria Santíssima, pois muito mais louvor, respeito, amor e serviço Ela merece.”
São Luís Maria Grignion de Montfort
“Deus ajuntou todas as águas e deu nome de mar, e ajuntou todas as graças e deu nome de Maria.”
São Luís Maria Grignion de Montfort
“Grande coisa é o que agrada a Nosso Senhor qualquer serviço que se faça à sua Mãe.”
Santa Teresa de Jesus
“Todos aqueles que se empenham em divulgar as glórias da Virgem Santíssima, têm o Céu assegurado.”
São Boaventura
“Jamais li que algum Santo não tivesse sido devoto especial da Santíssima Virgem Maria.”
São Boaventura
“Amai Nossa Senhora e fazei que a amem.”
“Ninguém terá a Jesus Cristo por irmão, que não tenha a Maria Santíssima por Mãe.”
São Francisco de Sales
“Um dos principais remédios contra o demônio é recorrer à Virgem Maria.”
São João d’Ávila
“Excetuando-se a Deus só, é Maria Santíssima superior a todas as criaturas.”
Santo Epifânio
“A morte de um filho de Maria Santíssima é o salto de uma criança nos braços de sua Mãe.”
Santa Madalena Sofia Barat
“Tudo quanto pudermos dizer em louvor de Maria Santíssima é pouco em relação ao que merece por sua dignidade de Mãe de Deus.”
Santo Agostinho
“As orações de Maria Santíssima junto a Deus têm mais poder junto da Majestade Divina que as preces e intercessão de todos os anjos e Santos do Céu e da Terra.”
Santo Agostinho
“Deus que criou todas as coisas, fez-se a si mesmo por meio de Maria Santíssima.”
Santo Anselmo
“Deus podia ter criado um mundo mais belo do que este que existe, mas não podia ter dado o ser a uma criatura mais perfeita que Maria Santíssima.”
São João Maria Vianney – o Cura d’Ars
“Toda graça de Deus chega até nós através da intercessão de Maria Santíssima.”
São Maximiliano Kolbe
“A Virgem Maria ultrapassa os Anjos em sua intimidade com o Senhor.”
Sem dúvida, é uma grande alegria para a alma meditar e contemplar os mistérios de Deus a respeito de Maria, a mais perfeita de todos as criaturas, que por grande graça temos por Mãe.
Certamente, ao meditar aquelas frases acima, o primeiro fruto no espírito do devoto é o crescimento do amor, admiração e respeito à Nossa Senhora. Inegavelmente, nos sentimos ricos por termos Maria no coração.
Por outro lado, todo esse apreço que vamos criando pela Virgem Santíssima acaba por se converter todo para Nosso Senhor Jesus Cristo. De fato, toda honra que devotamos à Maria, ela imediatamente purifica, multiplica e dedica ao seu filho Jesus. Além disso, ela faz isso melhor do que faríamos se fôssemos diretamente até Jesus.
Assim sendo, meditando essas frases crescemos no amor à Nossa Senhora e desejamos servi-la e honrá-la. Mas, infalivelmente acabamos por amar mais ao Nosso Senhor e iremos servi-lo e honrá-lo muito mais do que antes.
Maria Santíssima Faz Parte do Plano de Deus para nos Salvar
Veja, seguir Jesus não é fácil. Por isso, Deus, movido de compaixão, nos deixou a Eucaristia, a Bíblia, a Igreja, os sacramentos, os irmãos e tantos meios e auxílios para que possamos renunciar o mal e crescer em santidade. E Deus nos deixou ainda um bem especialíssimo: a sua própria Mãe.
Sem dúvida, Deus nos dá Maria, para nos ajudar a caminhar rumo ao Céu. E se Deus nos concede um dom, não o faz à toa. Se Deus nos deu Maria Santíssima, é porque nós precisamos de Maria Santíssima.
São Domingos de Gusmão Faz Demônios Confessarem a Importância da Mãe de Deus
Então, para confirmar a nossa fé na Grande Mãe de Deus, termino esse artigo citando a narração de um fato verídico acontecido a São Domingos de Gusmão:
Um dia, quando São Domingos estava pregando o Rosário perto de Carcassona, trouxeram à sua presença um albigense que estava possesso pelo demônio. Consta que mais de doze mil pessoas tinham vindo ouvi-lo pregar. Os demônios que possuíam esse infeliz foram obrigados a responder às perguntas de São Domingos, com muito constrangimento. Eles testemunharam que:
Havia quinze mil deles no corpo desse pobre homem, porque ele atacou os quinze mistérios do Rosário;
Continuaram a testemunhar que, quando São Domingos pregava o Rosário, impunha medo e horror nas profundezas do inferno e que ele era o homem que eles mais odiavam em todo o mundo; isso por causa das almas que ele arrancou dos demônios por intermédio da devoção do Santo Rosário;
Revelaram ainda várias outras coisas, narradas a seguir.
Nossa Senhora é Poderosa Para Nos Fazer Vencer o Inimigo
São Domingos colocou o seu Rosário em volta do pescoço do albigense e pediu que os demônios lhe dissessem a quem, de todos os santos nos céus, eles mais temiam, e quem deveria ser, portanto, mais amado e reverenciado pelos homens. Nesse momento, eles soltaram um gemido inexprimível no qual a maioria das pessoas caíram por terra desmaiando de medo, e eles disseram:
“Domingos, nós te imploramos, pela paixão de Jesus Cristo e pelos méritos de sua Mãe e de todos os santos, deixe-nos sair desse corpo sem que falemos mais, pois os anjos responderão sua pergunta a qualquer momento (…) ”.
Demônios
São Domingos ajoelhou-se e rezou à Nossa Senhora para que ela forçasse os inimigos a proclamarem a verdade completa e nada mais que a verdade. Mal tinha terminado de rezar viu a Santíssima Virgem perto de si, rodeada por uma multidão de anjos. Ela bateu no homem possesso com um cajado de ouro que segurava e disse:
“Responda ao meu servo Domingos imediatamente”.
maria santíssima
Demônios Confessam que Temem e Odeiam a Virgem Santíssima
Então os demônios começaram a gritar:
“Oh, vós, que sois nossa inimiga, nossa ruína e nossa destruição, porque desceste dos céus só para nos torturar tão cruelmente?”
“Oh, Advogada dos pecadores, vós que os tirais das presas do inferno, vós que sois o caminho certeiro para os céus, devemos nós, para o nosso próprio pesar, dizer toda a verdade e confessar diante de todos quem é que é a causa de nossa vergonha e nossa ruína?”
“Oh, pobres de nós, príncipes da escuridão: então, ouçam bem, vocês cristãos: a Mãe de Jesus Cristo é todo-poderosa e ela pode salvar seus servos de caírem no Inferno.”
“Ela é o Sol que destrói a escuridão de nossa astúcia e sutileza. É ela que descobre nossos planos ocultos, quebra nossas armadilhas e faz com que nossas tentações fiquem inúteis e sem efeito.”
“Nós temos que dizer, porém de maneira relutante, que nem sequer uma alma que realmente perseverou no seu serviço foi condenada conosco; um simples suspiro que ela oferece a Santíssima Trindade é mais precioso que todas as orações, desejos e aspirações de todos os santos.”
“Nós a tememos mais que todos os santos dos céus juntos e não temos nenhum sucesso com seus fiéis servos. Muitos cristãos que a invocam quando estão na hora da morte e que seriam condenados, de acordo com os nossos padrões ordinários, são salvos por sua intercessão.”
demônios
Demônios confessam a importância de Nossa Senhora e do Santo Rosário
“Oh, se pelo menos essa Maria (assim era na sua fúria como eles a chamaram) não tivesse se oposto aos nossos desígnios e esforços, teríamos conquistado a Igreja e a teríamos destruído há muito tempo atrás; e teríamos feito com que todas as Ordens da Igreja caíssem no erro e na desordem.”
“Agora, que somos forçados a falar, também lhe diremos isso: ninguém que persevera ao rezar o Rosário será condenado, porque ela obtém para seus servos a graça da verdadeira contrição por seus pecados e por meio dele, eles obtêm o perdão e a misericórdia de Deus.”
Maria Santíssima Precisa Ser Reconhecida como Nossa Senhora
Desse modo, iluminados por essas revelações, fica a convicção de que precisamos de Nossa Senhora para a nossa salvação e santificação. Fica também o chamado para mais amá-la.
Não tenha medo reconhecer que Maria Santíssima é sua Senhora, pois assim Deus o quis. É Jesus Cristo quem nos Salva, mas Ele escolheu livremente que por meio de sua Mãe nós tivéssemos as graças necessárias para nos manter no bom caminho.
Com Nossa Senhora, todos os dias vamos crescendo em santidade e vencendo as tentações.
Na trajetória de nossas vidas, Maria, além de Mãe, se torna também uma irmã de fé, que nos acompanha e ilumina cada passo de nosso caminho. E é nas nossas atitudes, enquanto passamos pelo processo de amadurecimento, que temos a chance de aprofundar nosso caminhar como discípulos de Cristo.