Durante os festejos das bodas, Maria deu-nos um grande ensinamento, de tal modo que podemos falar da “Escola de Caná”, como antes falamos das escolas de Nazaré, de Aim Karim ou de Jerusalém. Em Caná, a Virgem voltou a fazer-se pedagoga e, em poucas palavras, indicou-nos como deve ser o nosso relacionamento com Deus e com os homens.
O Evangelho diz que nas bodas de Caná faltou o vinho (Jo 2,3). Isto não era muito raro, pois entre os judeus as festas dos desponsórios duravam uma semana, para o banquetear e alegre compartilhar de familiares e conhecidos. Maria descobriu aquela carência de vinho. Deu-se conta de que algo ia mal e que os anfitriões passariam por uma grande vergonha. Então ela dirigiu-se a Jesus e disse-lhe: “Eles já não têm vinho”. Essa é a sexta palavra dos lábios de Maria, revelada pelo Evangelho.
A Intercessão
Maria está sempre atenta a Cristo e aos homens: a seu Filho, para suplicar-lhe; aos homens, para bendizê-los. Com isso, dá-nos exemplo do que pode ser nossa oração. Faz-nos sentir filhos de Deus e irmãos dos homens, ou, como afirmaram os bispos em Puebla: “faz com que nos sintamos família” (P. 295). O Papa Paulo VI expressou essa mesma realidade falando da “presença orante de Maria na Igreja nascente, bem como na Igreja de todos os tempos, porque ela, assunta ao céu, não abandonou a sua missão de intercessão e salvação” (M.C. 18).
Não têm vinho
O vinho do Antigo Testamento esgotara-se. A Lei, apesar de suas riquezas espirituais, já não dava mais gozo. Só restavam os cântaros de pedra, cheios de água destinada à purificação. Mas essa água não era própria para beber. Requeria-se vinho! O vinho da presença de Jesus. O vinho do Espírito Santo.
Maria ” aparece em Caná, onde, manifestando ao Filho com delicada súplica uma necessidade temporal, obtém ademais, um efeito da graça: que Jesus, realizando o primeiro de seus milagres, confirmasse a fé de seus discípulos nele. Assim falou Paulo VI. Mas todos nós sabemos que crer em Cristo é um dom do Espírito, a presença do Espírito nos corações é o dom primeiro e fundamental que a Virgem nos obtém.
Aonde não estará Maria como em sua casa? Que coração, que lar fechar-lhe-ia as portas e a trataria como se fora uma estranha? Sim, ela é aquela que pode perceber nossas carências e implorar a Deus que nos abençoe e nos encha com seu amor, porque, como Mãe bondosa, não tolera que seus filhos corem de vergonha, sem vinho, sem alegria, sem Espírito e sem amor”.
Do coração de Maria para o coração de Jesus.
Fonte: https://afeexplicada.wordpress.com/2011/09/11/a-poderosa-intercessao-de-maria/
Veja mais:
O que prova o poder intercessor de Maria?
Quais são as passagem da Bíblia que mostram Maria como intercessora?
Maria, a intercessora Biblicamente